Spirulina: Descubra os 11 principais benefícios deste superalimento

por Thaylise Scotti | 29 ago de 2018 | em Spirulina - Desempenho


Mais conhecida como uma microalga, a spirulina na verdade é uma cianobactéria que traz inúmeros benefícios ao organismo.

Atualmente, é popularmente conhecida pela NASA por ser um dos melhores alimentos para serem consumidos pelos seus astronautas.

A Spirulina é um superalimento (ou superfood), isso porque o seu perfil de nutrientes e fitonutrientes incomuns são mais potentes do que em qualquer outro alimento, planta, grão ou erva. Incrível não?

E todos estes nutrientes são extremamente benéficos ao nosso organismo e você quer descobrir por quê?

Neste artigo você vai descobrir sobre:

  • O que é Spirulina
  • Composição nutricional
  • 11 benefícios da Spirulina
  • Forma de consumo deste superalimento
  • Contraindicações

Se preferir, você pode conferir o conteúdo deste blogpost no vídeo abaixo.

O que é Spirulina

A Spirulina é um micro-organismo microscópio chamado por muito tempo de microalga, mas que recentemente foi classificada como uma cianobactéria de cor verde-azulada.

É considerada pelas Nações Unidas como a resposta para a fome no mundo e aprovado por pesquisas da NASA, que relatam que a Spirulina tem cerca de mil vezes mais nutrientes do que qualquer outra fruta ou vegetal.  As pesquisas da NASA mostram ainda que a Spirulina tem:

  • 300% mais cálcio do que o leite integral
  • 2.300% mais ferro do que o espinafre
  • 900% a mais beta-caroteno do que cenouras
  • Uma das maiores fontes naturais de antioxidantes

Além disso, a Spirulina contém inúmeras vitaminas, minerais e Omega 3 e 6. Possui mais de 60% de proteína em sua composição, a maior concentração de proteína em peso no mundo.

Mas você sabe qual a quantidade de cada nutriente que a Spirulina contém? Veja a seguir!

Composição nutricional

A Spirulina apresenta grande diversidade e quantidade de nutrientes que nosso corpo necessita diariamente.

Por ser uma fonte natural de proteína de fácil absorção, aminoácidos, minerais, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes, a Spirulina é um forte aliado para quem está em busca de uma alimentação completa e saudável.

Spirulina beneficios : tabela composição

A Spirulina é ainda mais especial, pois possui alta digestibilidade no organismo humano. Na prática, nosso corpo tem a capacidade de absorver até 95% dos nutrientes disponíveis.

Mas quais são os benefícios que todos estes nutrientes nos proporcionam? Descubra abaixo!

11 benefícios da Spirulina

As propriedades desta cianobactéria podem agir no nosso organismo como fonte de proteínas, recuperação muscular, aumento da imunidade, na prevenção de diversas doenças e ainda auxiliar no processo de emagrecimento. Por isso, a seguir listamos os 11 principais benefícios da Spirulina.

spirulina beneficios : prevenção de câncer

1 – Previne o câncer

A Spirulina ajuda a prevenir o câncer por ser rica em antioxidantes e por conter selênio também pode diminuir em até 80% a ocorrência de tumores.

2 – Fortalece o sistema imunológico

A Spirulina contém zinco e vitamina E que estimulam a produção de anticorpos contra os agentes infecciosos que afetam o nosso sistema imunológico.

3 – Combate o diabetes

Colabora no tratamento e prevenção do Diabetes tipo 2 pois auxilia na redução da inflamação sistêmica que consequentemente diminui a resistência a insulina. Além disso, a Spirulina aumenta o colesterol bom (HDL).

5 – Protege o fígado

Ajuda a proteger o órgão contra danos tóxicos de metais como chumbo e mercúrio, pois age como anti-inflamatório e diminui os triglicerídeos.

spirulina benefícios : pessoa resfriada

6 – Combate infecções

Como comentado acima, a spirulina combate infecções do organismo, pois fortalece o sistema imunológico e por estimular a formação de anticorpos. Há registros de que a alga seja eficaz no combate a herpes, HIV e gripes.

7 – Previne o envelhecimento precoce

Combate os sinais de envelhecimento da pele como rugas e linhas de expressão por ser rica em antioxidantes que eliminam os radicais livres.

8 – Trata doenças respiratórias

Ela inibe a liberação de histamina e reduz os níveis de citocinas que são responsáveis pelas alergias e consequentemente assim previne doenças respiratórias como bronquite e asma.

9 – Previne doenças cardiovasculares

Como comentado, a Spirulina aumenta o colesterol bom (HDL), reduz a pressão arterial e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

spirulina benefícios: cérebro

10 – Melhora a saúde mental

Combate o estresse oxidativo do cérebro pela quantidade de antioxidantes que ela contém, reduzindo o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkison.

11 – Ajuda a emagrecer

Auxilia no aumento da sensação de saciedade no estômago por conter fenilalanina fazendo com que se coma menos e colaborando com o processo de emagrecimento.

E como consumir este superalimento? Confira!

Forma de consumo deste superalimento

A Spirulina pode ser encontrada em comprimidos, cápsulas ou pó. O consumo em cápsulas é considerado mais prático e de fácil ingestão, pois a cápsula inibe o odor característico da alga que pode ser um problema para algumas pessoas.

De forma geral, a dose diária recomendada é de 2 gramas (4 cápsulas). Mas vale ressaltar a importância de consultar um profissional especializado que irá avaliar as necessidades do individuo podendo indicar a dose correta.

É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes. Por isso é indicado sempre tomar junto com um copo de água.

Geralmente deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeições do dia. Você também pode utilizar a criatividade, abrir as cápsulas e enriquecer os seus alimentos e bebidas do dia-a-dia (ex: como sucos, batidas, iogurtes, molhos e massas em geral).

Existem contraindicações? Abaixo explicaremos!

Contraindicações

A Spirulina é contraindicada pra mulheres grávidas ou que estão amamentando sem prescrição médica por conter iodo e poder interferir no funcionamento da tireóide.

Também é contraindicada para crianças menores de 11 anos sem consultar um profissional da saúde, visto que as crianças têm um sistema hormonal e gastrointestinal em desenvolvimento e ainda frágil.

Por conter o aminoácido fenilalanina na sua composição, é contraindicada para pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética que impossibilita a metabolização desta substância.

spirulina benefícios : camarão

As pessoas que sofrem de hipertireoidismo também não devem tomar Spirulina, já que o iodo que esta contém pode afetar a eficácia da medicação e comprometer o funcionamento desta glândula.

As pessoas que são alérgicas a frutos do mar devem ter cuidado, visto que também podem ser alérgicos a microalga. Já quem tem alergia ao iodo, por ser um mineral que entra na composição desta bactéria, também não deve consumir.

Outras das contraindicações estão relacionadas com as doenças autoimunes, pois como a Spirulina estimula o aumento da atividade imunitária, pode agravar os sintomas deste tipo de doença.

Resumindo…

Extremamente nutritiva, A Spirulina foi eleita pela OMS como “alimento do milênio” por conter mais de 50 nutrientes essenciais ao organismo.

Essa alga é rica em minerais, vitaminas e aminoácidos que nos proporcionam inúmeros benefícios como:

  • Proteção contra doenças cardiovasculares
  • Prevenção de câncer
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Prevenção do envelhecimento
  • Combate a infecções

Gostou? Acesse o site e inclua em sua alimentação!

Para fechar estou deixando um presente para você que leu o blogpost até o final: um cupom de 15% de desconto na Spirulina e outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Facebook Comentários
Thaylise Scotti

Thaylise Scotti

Nutricionista em Ocean Drop
Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional. Inscrita no CRN-4617.
Especialista em algas e microalgas, realizou um trabalho voluntário em Portugal sobre reeducação alimentar.
Apaixonada por praia e por conhecer novos lugares, no tempo livre pratica atividade física e aproveita para estar junto à família e aos amigos.
Thaylise Scotti
Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial