Conheça 10 Sucos para Aumentar a Imunidade

Conheça 10 Sucos para Aumentar a Imunidade

Você sabia que sucos para aumentar a imunidade podem ser uma ótima opção para dar aquela ajudinha extra ao sistema imunológico no verão? Afinal, na época mais quente do ano é normal dar preferência por opções alimentares mais práticas e geladas, mas os cuidados com a saúde não podem ficar de lado!

De fato, levar uma vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos regulares e os cuidados com a mente, é importante em qualquer estação e momento. Porém, no verão e em meio a uma pandemia, o ideal é redobrar todos os cuidados com isso. Concorda comigo?!

Então continue de olho na leitura do artigo para conhecer 10 receitas de sucos para aumentar a imunidade!

 

Benefícios dos sucos para aumentar a imunidade

Antes de descobrir as receitas que separamos de sucos para aumentar a imunidade, é importante que você saiba como eles irão trazer benefícios para a sua saúde, não é mesmo? Os efeitos positivos estão relacionados, principalmente, a ação anti-inflamatória e antioxidante que os sucos oferecem ao corpo!

Os ingredientes escolhidos para preparar os sucos são ricos em nutrientes e compostos bioativos que  ajudam a tornar o nosso organismo uma estrutura mais forte e resistente, capaz de agir contra substâncias que causam males, como os radicais livres em excesso, além de proteger contra os processos inflamatórios.

Tudo isso contribui para a manutenção da nossa imunidade em alta, capaz de responder a agentes infecciosos de forma mais fácil e eficiente. Ainda, beber os sucos regularmente é uma forma para atingir as necessidades básicas nutricionais. Mas e quanto ao sabor? São muito gostosos, não deixe de conferir!

10 sucos para aumentar a imunidade

1. Suco de abacaxi com laranja

Conhecido como “Ele e Ela”, o suco de abacaxi com laranja é uma explosão de vitamina C. Esse nutriente atua como um antioxidante no organismo, protegendo as células de substâncias que possam danificá-las.

O estudo “Vitamin C and Immune Function” destacou que a vitamina C contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares do sistema imune inato e adaptativo. Portanto, não deixe de consumi-la!

Ingredientes 

  • Suco de 1 laranja;
  • 3 rodelas de abacaxi;
  • 250 ml de água gelada.

Modo de preparo

  1. Prepare o suco de laranja com o auxílio de um espremedor e reserve-o;
  2. Corte as rodelas de abacaxi;
  3. Adicione tudo no liquidificador com água gelada e bata.

2. Suco de laranja com cenoura

Nesse suco, a laranja proporcionará vitamina C que, em falta no organismo, pode ocasionar deficiência imunológica, enquanto a cenoura irá oferecer betacaroteno – outro importante antioxidante para o corpo.

Como benefício extra, o betacaroteno no verão também servirá para a pele conquistar um bronzeado mais bonito e saudável. Isso se dá porque ele efetiva a permanência do bronze produzido pela melanina.

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • 1 e 1/2 cenoura;
  • 500 ml de água gelada.

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as laranjas em cubos;
  2. Realize o mesmo procedimento com as cenouras;
  3. Acrescente tudo no liquidificador com a água e bata. Beba sem coar.

3. Suco de beterraba, maçã e gengibre

A beterraba é rica em óxido nítrico e vitaminas A, do complexo B e C. A maçã, por sua vez, apresenta boas quantidades de fibras prebióticas, além de outros nutrientes, como vitaminas B1, B2 e B3, fósforo e ferro.

Já o gengibre é uma raiz com compostos que desempenham ação anti-inflamatória. Visto isso, essa composição cuidará do intestino até o restante das células do corpo, aumentando as defesas do organismo.

Ingredientes

  • 1/2 beterraba;
  • 3 maçãs;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 250 ml de água gelada.

Modo de preparo

  1. Realize o pré-preparo dos ingredientes retirando as cascas e cortando-os em pedaços menores;
  2. Bata no liquidificador a beterraba, as maçãs, o gengibre e a água até obter a consistência desejada.

4. Suco de tomate com limão siciliano

O  tomate possui altas concentrações de vitamina C, ajudando a deixar o sistema imunológico fortalecido e o corpo bem protegido. Além disso, ele contém licopeno, outro tipo de pigmento antioxidante.

Adicionalmente, o limão siciliano enquadra-se no grupo das frutas cítricas e, portanto, também apresenta grandes quantidades de vitamina C (e fica delicioso combinado com tomate nessa preparação)!

Ingredientes

  • 3 tomates;
  • Suco de 1 limão siciliano;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo

  1. Tire as cascas do tomate e corte-os em cubos;
  2. Faça o suco do limão com o auxílio de um espremedor;
  3. Liquidifique todos os ingredientes com gelo.

5. Suco de abacaxi, couve, limão e chlorella

Como você viu, a vitamina C é uma forte aliada para deixar o funcionamento do sistema imune em dia, não é verdade? Pois é – e aqui vai mais uma ótima opção de suco rico nesse nutriente com ação antioxidante!

Ainda, adicionando couve, você ajudará o organismo a realizar a detoxificação para que ele possa funcionar melhor, já que ela é rica em clorofila. A Chlorella também atuará nessa função e fará bem para a imunidade!

Ingredientes

  • 4 rodelas de abacaxi;
  • Suco de 1 limão tahiti;
  • 1 folha de couve;
  • 2 cápsulas de Chlorella;
  • 150 ml de água gelada.

Modo de preparo

  1. Corte as rodelas de abacaxi;
  2. Com a ajuda de um espremedor, prepare o suco de limão;
  3. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata.

6. Smoothie de morango e kiwi

Morangos e kiwis são outras opções saudáveis ​​para compor uma bebida cheia de vitamina C! Uma vez que são necessárias muitas frutas desses tipos para fazer um suco, a melhor alternativa é preparar com leite.

Além de formar uma consistência melhor, o leite também irá acrescentar vitamina D no smoothie. Carências nutricionais dessa vitamina têm sido associadas, inclusive, à complicações do COVID-19, você sabia?

Ingredientes

  • 5 morangos;
  • 1 kiwi;
  • 200 ml de leite desnatado;
  • 1 colher de mel.

Modo de preparo

  1. Descasque o kiwi e pique todas as frutas;
  2. Acrescente tudo no liquidificador com o mel e o leite;
  3. Bata e sirva.

7. Suco de morango, manga, spirulina e hortelã

A Spirulina é composta por proteínas, minerais, vitaminas e carotenoides. Ela já recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde e auxilia na melhora da imunidade.

Imagine unir esse superalimento com morango, manga e hortelã? Com certeza só poderia resultar em um suco gostoso e cheio de nutrientes benéficos para manter a saúde do sistema imune em dia! Experimente!

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Realize o pré-preparo dos ingredientes, descascando-os e cortando-os;
  2. Adicione toda receita no liquidificador;
  3. Bata até conquistar a consistência desejada.

8. Suco de melancia, hortelã e chia

Grande parte da composição da melancia é água, você sabia? Para manter uma boa saúde, além de consumir nutrientes e compostos bioativos variados, é preciso estar com o corpo bem hidratado!

Além disso, nesse suco, a hortelã irá contribuir com o sistema imune com a presença de cálcio, vitamina B e potássio. A chia, por sua vez, rica em magnésio, cálcio, zinco, também ajudará a fortalecer a imunidade. 

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de melancia;
  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 colher de chá de sementes de chia;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

  1. Separe a melancia da casca e das sementes;
  2. Adicione a fruta pré-preparada com o restante dos ingredientes no liquidificador e bata.

9. Suco de frutas e semente de abóbora

As sementes de abóbora, também conhecidas como pepitas, são ricas em ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais, como o ferro e o magnésio. Toda essa composição é benéfica ao sistema imune.

Além de hidratar, a água de coco também atua na proteção do corpo e, por ser rica em vitamina C, ela estimula a produção dos glóbulos brancos, importantes atuantes do sistema imunológico.

Ingredientes

  • Suco de 1 limão pequeno;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sobremesa de semente de abóbora sem casca;
  • 250 ml de água de coco.

Modo de preparo

  1. Faça o suco de limão com o auxílio de um espremedor;
  2. Descasque o abacaxi;
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

10. Suco de maçã verde, alface, couve e gengibre

A maçã verde, repleta de ótimas propriedades nutricionais, é rica em fibras solúveis que servem de combustível para as boas bactérias do intestino, favorecendo o fortalecimento da imunidade.

O alface e a couve também apresentam fibras, servindo como prebióticos da mesma forma. O gengibre, por sua vez, oferece ação anti-inflamatória para essa opção da lista de sucos para aumentar a imunidade.

Ingredientes

  • 1 maçã verde pequena com casca;
  • 2 folhas de alface;
  • 1 folha de couve;
  • Lascas de gengibre a gosto;
  • 200 ml de água gelada.

Modo de preparo

  1. Pique a maçã, mantendo a sua casca;
  2. Despedace as folhas e lasque o gengibre;
  3. Acrescente no liquidificador todos os ingredientes e bata.
display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

Gostou do conteúdo?

Agora que você já aprendeu a receita de 10 sucos para aumentar a imunidade, leia: Melhor Suplemento para Imunidade – 9 Ingredientes Essenciais

A Ocean Drop é uma empresa especializada em superalimentos do oceano à base de algas e microalgas. Conheça o nosso portfólio exclusivo acessando o nosso site!

Depois que experimentar as receitas, não deixe de nos contar o que achou aqui nos comentários! Caso tenha dúvidas ou sugestões, você também pode deixar nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a)!

Fique por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida acompanhando o Blog da Ocean Drop diariamente. Até a próxima!

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível