4 Superalimentos para Baixar o Colesterol Ruim

Você está em busca de soluções para baixar o colesterol e ter uma vida mais saudável? A boa notícia é que, neste artigo, você vai descobrir quatro superalimentos essenciais que, além de equilibrarem os níveis de colesterol, ainda proporcionam outros benefícios cruciais para o corpo. Confira! 

Os tipos de colesterol

Antes de falarmos sobre os superalimentos, precisamos destacar que existem dois tipos de colesterol: o HDL (conhecido como bom colesterol) e o LDL (conhecido como mau colesterol). 

Isso porque o primeiro tem como uma de suas principais funções, a proteção contra ataques cardíacos. Já o segundo é responsável por formar placas de gorduras nas veias e artérias e, assim, aumentar as chances de problemas no coração. 

O agravante é que o colesterol ruim não costuma dar sinais, a não ser que já esteja em níveis muito altos. Para evitar esse problema e garantir que a sua saúde esteja sempre em dia, confira quatro superalimentos: 

1. Maca Peruana

A maca peruana é uma raiz cultivada na região da Cordilheira dos Andes. Rica em nutrientes benéficos para o sistema cardiovascular, esse superalimento ajuda a baixar o colesterol. 

Fora isso, proporciona outras vantagens, como o combate à diabetes, melhora da memória e redução dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM). A raiz pode ser consumida em cápsulas. A quantidade recomendada por dia é de 400 mg a 1g.

2. Matchá

O matchá é um tipo de chá verde originário da planta Camellia Sinensis (a mesma que dá origem aos chás preto e branco, por exemplo). Rico, sobretudo, em vitaminas do complexo B, ele ajuda a aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Dessa forma, é possível evitar o entupimento das artérias. 

Vale ressaltar ainda que essa bebida é capaz de promover ação antioxidante e de dar mais energia para você executar atividades diárias. Para consumir, basta misturar esse poderoso alimento em pó com água aquecida e tomar ou, se preferir, você pode usá-lo na preparação de receitas. 

3. Açaí

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar que um dos principais benefícios do açaí é a geração de energia para o organismo. Mas sabia que essa fruta da Amazônia também ajuda a baixar o colesterol? Essa segunda vantagem está relacionada à presença de antocianina, uma substância que regula os níveis de colesterol e também tem ação antioxidante. 

Quem deseja aprimorar a dieta, pode contar com  esse tipo de superalimento em cápsulas — 1g de açaí nessa forma é o equivalente a 10g da fruta fresca. 

4. Cúrcuma

A cúrcuma é uma espécie de raiz alaranjada muito popular na Índia, mas que também tem ganhado espaço na culinária brasileira. Esse superalimento tem o poder de baixar o colesterol e ainda manter a estrutura dos vasos sanguíneos, desse modo, equilibrando a pressão e a coagulação do sangue. 

É possível consumir esse superalimento em cápsulas, pó ou por meio da própria raiz. Para a primeira opção, o recomendado são duas cápsulas ao dia. O pó pode ser usado em uma quantidade de até 5g. Já a raiz deve ser limitada a duas rodelas por dia.

Outras dicas para baixar o colesterol

Os superalimentos são essenciais, mas sozinhos não fazem milagre. Por isso, vale seguir outras dicas sobre como baixar o colesterol, entre elas:

  • a prática de atividades físicas;
  • alimentação equilibrada;
  • acompanhamento médico frequente.

O que achou deste artigo? Caso você tenha mais alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para compartilhar conosco aqui nos comentários! No mais, continue acompanhando o blog da Ocean Drop!