Tamarindo: O que é? Para que serve? E como tomar?

Tamarindo: O que é? Para que serve? E como tomar?

O tamarindo é uma fruta originária da África com poder antioxidante e anti-inflamatório. Sua polpa apresenta vitamina A, C e E, além de fibras e minerais.

Muitas vezes confundido com um legume devido a aparência semelhante a uma vagem, o tamarindo tem efeito laxativo e diurético. Além disso, auxilia no controle da pressão sanguínea e no colesterol, na melhora do funcionamento intestinal, entre outros benefícios que você verá neste artigo.

Índice

  • O que é o tamarindo?
  • Para que serve?
  • 7 benefícios do tamarindo
  • Como consumir?
  • Fosfiber – Suplemento com tamarindo

O que é o tamarindo?

O tamarindo é um fruto de uma árvore chamada tamarindeiro. Tem origem africana, mas, segundo pesquisas, é cultivado principalmente na Índia. A árvore do tamarindo possui flores de cores amarelas e vermelhas e mede cerca de 20 metros de altura. Elas crescem em regiões de clima tropical e subtropical.

Devido ao clima ser mais quente em nosso país, no Brasil, o tamarindo é encontrado com mais facilidade nas regiões Norte e Nordeste. Como mencionado, os frutos são semelhantes ao formato de uma vagem  apresentam casca marrom, que possui de 1 a 10 sementes na polpa.

Para que serve?

O tamarindo tem benefícios terapêuticos, apresentando uma valiosa densidade nutricional e, diante disso, ajudando na hidratação dos cabelos e proteção solar, por exemplo.

É uma fruta que possui vitaminas do complexo B, C e E, e minerais, como cálcio, ferro, potássio e manganês. Além disso, contém fibras e compostos bioativos.

Confira abaixo a tabela nutricional do tamarindo:

tamarindo: tabela nutricional
Tabela nutricional do tamarindo

O tamarindo serve como um ótimo antioxidante, antiácido, anti-inflamatório e auxilia a baixar os níveis de colesterol no sangue. Quer saber mais sobre todos os benefícios do tamarindo? Confira a seguir!

7 benefícios do tamarindo

Como descrito acima, o tamarindo apresenta nutrientes essenciais que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Consequentemente, ele também ajuda a evitar diversas doenças. Fique ligado nos principais benefícios do tamarindo para você!

1. Ajuda a regular o intestino

O tamarindo é rico em fibras que estimulam os movimentos peristálticos, o que faz com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil dentro do intestino. Essas fibras também contribuem com a aceleração da digestão por estimularem o suco gástrico.

Ainda, esse alimento é conhecido por ser um “laxante natural”,  mas também pode ser indicado em casos de diarreia por agir na regulação do funcionamento intestinal.

2. Contribui para o controle do peso

Seu consumo está relacionado ao controle do apetite. Isso porque o tamarindo é rico em fibras, que, quando consumidas, promovem sensação de saciedade.

3. Ajuda no tratamento da diabetes

O tamarindo também diminui a absorção de carboidratos, que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Isso faz com que não ocorram picos altos de glicose no sangue, o que é benéfico para diabéticos.

tamarindo: perda de peso

4. Tem ação anti-inflamatória

O tamarindo é usado em remédios fitoterápicos, que são à base de ervas, para combater processos inflamatórios. A fruta pode ajudar no tratamento de artrite, gota e reumatismo, por exemplo.

5. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico

Quando consumido, o tamarindo tem a capacidade de agir no aumento da imunidade e na prevenção de infecções devido sua ação antioxidante.

Destaca-se ainda a ação antimicrobiana, antisséptica e antibacteriana, agindo contra as bactérias que causam pneumonia e infecções na pele.

6. Contém ácido fólico

O tamarindo tem ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Essa vitamina é indicada principalmente para mulheres grávidas, pois contribui com o desenvolvimento e crescimento adequado do bebê durante a gestação.

7. Contribui para a saúde dos cabelos e da pele

Como citado, o tamarindo é uma boa fonte de vitamina C. Essa vitamina estimula a produção do colágeno que é importante para manter a saúde da pele e do cabelo. Ainda, ele contém a vitamina A que ajuda a manter o cabelo hidratado.

Como consumir?

tamarindo: suco

O tamarindo pode ser consumido de diversas formas, incluindo polpa, folhas e suplementos. 

A polpa pode ser utilizada em sucos, smothies, vitaminas e como tempero. As folhas podem ser consumidas em forma de chá, na água ou também em sucos.

Como visto, o tamarindo também pode ainda ser consumido através de suplementos. O que torna a ingestão mais prática e muitas vezes mais eficaz.

O Fosfiber, por exemplo, é uma combinação poderosa de ingredientes que possuem os benefícios do tamarindo junto a outros superalimentos que fortalecem sua ação no organismo.

É 100% natural e é composto por tamarindo, psyllium, ágar-ágar, spirulina, berinjela e frutoligossacarídeo.

O tamarindo auxilia na diminuição da pressão arterial e, por isso, quem tem pressão baixa deve tomar cuidado ao consumi-lo. O fruto ainda tem a capacidade de tornar o sangue mais fino. Portanto, pessoas que fazem uso de medicamentos com essa função, devem ter atenção.

Ficou curioso sobre o Fosfiber? Veja mais sobre esse superalimento clicando aqui! Ou continue lendo sobre os benefícios no próximo tópico!

Fosfiber - Suplemento com tamarindo

O Fosfiber é um suplemento fonte de fibra, 100% natural, que tem como principal função regular o funcionamento intestinal. É composto por tamarindo, ágar-ágar, spirulina, berinjela, psyllium e frutoligossacarídeo. Ficou curioso para saber como o Fosfiber age no organismo? Siga lendo!

Age como prebiótico e é fonte de fibra natural

O frutoligossacarídeo presente no Fosfiber age como prebiótico, favorecendo o desenvolvimento da microbiota intestinal. Os prébioticos são benéficos, porque estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de uma ou mais espécies bacterianas no cólon.

Trabalha na regulação intestinal

As fibras dão consistência e peso as fezes e, por isso, auxiliam na melhora do funcionamento intestinal, melhorando o trânsito intestinal e evitando o intestino preso.

Ajuda no controle do colesterol

As fibras presentes no Fosfiber, em contato com a água, aumentam de tamanho dentro do intestino. Elas formam um “bolo” que faz uma espécie de “faxina” dentro do órgão e auxilia na diminuição do colesterol.

Gostou? Saiba como comprá-lo em: Fosfiber.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível