betacaroteno: cenoura (fonte)

O betacaroteno faz parte de um grupo de nutrientes denominado carotenoides, que são responsáveis por dar cores às frutas e aos vegetais.

O pigmento característico do betacaroteno é o amarelo-alaranjado, e ele encontra-se em alimentos, como cenoura, abóbora, mamão, entre outros.

No organismo, o betacaroteno tem a capacidade de ser biotransformado em vitamina A e, por isso, é algumas vezes chamado de pró-vitamina A

Essa vitamina desempenha diversas funções importantes no corpo, atuando, por exemplo, como um incrível antioxidante.

Quer saber mais sobre o betacaroteno? Fique ligado no conteúdo que a Ocean Drop escreveu para você sobre esse carotenoide tão especial!

Aqui você aprenderá mais sobre:

  • Para que serve o betacaroteno;
  • Quais são as fontes alimentares de betacaroteno.

Para que serve o betacaroteno

De acordo com a publicação “Fontes Brasileiras de Carotenoides”, do Ministério do Meio Ambiente, o betacaroteno é o carotenoide com maior potência vitamínica A, e ao qual se atribui 100% de atividade. 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alerta sobre os perigos da deficiência de vitamina A em mais de 140 milhões de crianças em todo o mundo, aumentando os riscos de surdez, cegueira e até mesmo morte

A atuação do betacaroteno está associada às funções da vitamina A, que conforme relatou um estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, essa vitamina participa de inúmeras no organismo.

Dentre elas, destaca-se, por sua relevância, participação na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e também no fortalecimento do sistema imunológico. Confira mais informações a seguir:

Visão

Segundo um estudo publicado na Revista Panamericana de Saúde Pública, a deficiência prolongada de vitamina A pode causar xeroftalmia, que é a síndrome do “olho seco” e até cegueira.

O betacaroteno, no entanto, ajuda a proteger a superfície do olho, chamada de córnea, e as outras estruturas que o compõe. Além disso, previne que ele fique excessivamente seco, evitando também o aparecimento de doenças locais.

Sistema imunológico

Você já deve ter escutado falar da relação da vitamina A com o sistema imunológico. Afinal, devido ao seu poderoso potencial antioxidante, ela age em favor da prevenção de doenças, como a gripe e possíveis infecções. 

Sendo assim, um cardápio composto por alimentos ricos em betacaroteno é interessante para manter a imunidade fortalecida. Esse carotenoide ajuda no aumento das células que têm capacidade de defender o corpo.

Tecido epitelial

A ação antioxidante do betacaroteno ajuda a combater a ação dos radicais livres no organismo. Por isso, também auxilia no combate ao estresse oxidativo e ao envelhecimento precoce da pele. 

Ele colabora para preservar o colágeno, contribuindo para o aumento da elasticidade e tonicidade. Além disso, ajuda na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar.

Quais são as fontes alimentares de betacaroteno

O Brasil possui uma grande variedade de alimentos ricos em carotenoides. A ingestão de betacaroteno pode ser feita através de fontes naturais, isso é, do consumo de frutas e vegetais. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Cenoura;
  • Beterraba;
  • Caqui;
  • Espinafre;
  • Abóbora;
  • Batata-doce;
  • Couve;
  • Pimentão;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Damasco;
  • Goiaba;
  • Tangerina.

Você conhece a Spirulina?

A spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria, também chamada de alga azul, composta por diversos nutrientes. Recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde.

A composição nutricional da spirulina apresenta alto teor de vitamina B12, e ela também contém boa concentração de betacaroteno, assim, como ferro, cálcio e fósforo, como relatou um estudo de 2015.

Outros estudos indicam que ela tem a capacidade de melhorar a resposta imune do organismo e também as condições de pele, proporcionando benefícios a longo prazo, como hidratação, proteção da função de barreira e controle da oleosidade.

Gostou do conteúdo?

Como visto, a deficiência de betacaroteno pode prejudicar diversas funções do corpo, como visão, estrutura da pele e imunidade.

A Ocean Drop é a única empresa no mundo especializada em superalimentos com algas e microalgas.

Nossa Super Spirulina é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possui produtor reconhecido.

Além disso, é segura para o consumo, pois não contém agrotóxicos e nem sofre modificação genética. Importante quando se trata de saúde, não é verdade?!

Para conhecer nosso portfólio completo de superalimentos, acesse o nosso site!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos como este! 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários. Nossa equipe especializada estará disponível para lhe ajudar!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.