Como Aumentar a Imunidade de Maneira Natural?

Você costuma ficar doente com facilidade? Se sim, está na hora de parar e repensar seus hábitos diários. Saiba que com algumas dicas simples é possível aumentar a imunidade do organismo e ter muito mais saúde! Quer saber como? Neste artigo, vamos abordar os seguintes pontos: 

  • o que é o sistema imunológico; 
  • como aumentar a imunidade de forma natural;
  • o que evitar para não atrapalhar a sua saúde. 

 

Confira todos os detalhes e aproveite para ter mais qualidade de vida! 

O que é o sistema imunológico?

O chamado sistema imunológico é a parte responsável por todos os mecanismos de defesa do organismo. Quem garante a barreira contra vírus e bactérias são milhões de células que trabalham constantentemente. A ação faz com que o corpo funcione perfeitamente e fique protegido contra os mais variados tipos de doenças. 

Por isso, o sistema imunológico é tão importante. Mais do que isso, é imprescindível conhecer e adotar hábitos saudáveis que auxiliam o “campo” de segurança do corpo. 

Como aumentar a imunidade de forma natural?

Basicamente, para aumentar a imunidade, é necessário manter um estilo de vida saudável. Além disso, você pode intensificar o consumo de alimentos ricos em vitaminas que estimulam a produção das células de defesa. Veja os principais hábitos saudáveis: 

Alimentação balanceada

Procure estabelecer e seguir uma dieta equilibrada. Ou seja, consuma frutas, legumes, verduras, carboidratos, fibras, proteínas e lipídios combinados de formas diferentes nas refeições. Vale também consultar um nutricionista para que ele avalie como está a sua alimentação e, assim, possa elaborar o melhor plano conforme o seu biotipo e suas atividades diárias. 

Intensifique o consumo de vitaminas e minerais específicos

Existem certos tipos de vitaminas e minerais fundamentais para a formação das células do sistema imunológico. Então, se você está em busca de soluções sobre como aumentar a imunidade naturalmente, foque nos seguintes nutrientes: 

  • vitaminas A, C e E;
  • ácido fólico;
  • zinco;
  • selênio.

Essas vitaminas e minerais existem em grandes quantidades em: 

  • frutas cítricas (laranja, kiwi, limão, abacaxi, morango, entre outras);
  • carnes;
  • cereais integrais; 
  • nozes e castanhas;
  • leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, etc.);
  • vegetais escuros (couve, brócolis, acelga, almeirão, chicória) e mais.

 

Além das fontes tradicionais, esses nutrientes também podem ser encontradas em grandes concentrações na microalga Chlorella, considerada um superalimento.

Ela é fonte das vitaminas C, E e B6, que possuem a capacidade de aumentar as células de defesa e a resposta imune do organismo, e também é fonte de selênio e carotenóides que fortalecem o sistema imune e aumentam o número de células que combatem infecções.

Dedicamos um blogpost inteiro a esse superalimento que até os astronautas da NASA usam durante as viagens espaciais! Clique aqui para acessar!

Pratique exercícios físicos

Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a evitar a estafa mental e corporal, fator que pode atrapalhar o sistema imunológico. Sendo assim, mexa-se, pelo menos, 30 minutos por dia. Você pode fazer musculação, caminhada, natação, dança, vôlei, basquete, enfim, qualquer atividade física que você consiga manter diariamente e que te dê prazer. 

Nunca é demais lembrar que a hidratação do corpo também é extremamente importante para a saúde como um todo. Fora isso, evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Com todas essas dicas, sem dúvidas, você vai conseguir melhorar a sua saúde! 

Gostou de conhecer as soluções sobre como aumentar a imunidade do organismo? Descubra ainda outras informações de saúde e qualidade de vida aqui no blog da Ocean Drop!