spirulina para que serve : Spirulina em pó
Este conteúdo foi revisado pelo nutricionista Thiago Bronze. Especialista em nutrição clínica.

A Spirulina é uma alga que serve como um superalimento, fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

A preocupação com a saúde da população mundial está cada vez maior, porém a quantidade de tarefas que somos “obrigados” a desempenhar em um único dia também cresce a cada dia! Trabalho, estudo, esporte, família, amigos… A lista é grande.

Então como conciliar todas as atividades cotidianas com uma vida mais saudável?

A prática de atividade física regular e uma dieta balanceada são os grandes alicerces de uma vida saudável, e parte da resposta para a pergunta acima pode estar justamente na spirulina.

Conheça a Spirulina

A prática de atividade física regular e uma dieta balanceada são os grandes alicerces de uma vida saudável, e parte da resposta para a pergunta acima pode estar justamente na Spirulina.

Encontrada em formato de cápsulas e pó a granel, é considerada um alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Ela foi eleita pela ONU como o “o melhor alimento para o futuro”, pois é capaz de oferecer uma nutrição completa de maneira simples e combater a desnutrição mundial. São muitos os benefícios da alga:

  • ajuda a emagrecer devido à sua alta concentração de proteínas e nutrientes, que aumentam a saciedade e fazem com que o corpo funcione melhor;
  • desintoxica o organismo;
  • acelera o metabolismo;
  • auxilia na diminuição da retenção de líquido;
  • associada ao aumento da disposição;
  • melhora do humor — rica em magnésio, que ajuda na produção de hormônios do bem estar.

Afinal, o que é Spirulina?

A Spirulina é uma cianobactéria, também chamada de “alga-azul”, que possui características muito similares às primeiras formas de vida que habitaram o nosso planeta há 3,5 bilhões de anos.

Ela está presente na alimentação humana há mais de dois mil anos, com diversos relatos de consumo por povos asiáticos, incas, africanos e europeus.

Este cenário chamou a atenção dos mais conceituados centros de pesquisa do mundo, como a NASA, que desenvolveram estudos para identificar e compreender os seus benefícios.

O que eles descobriram?

Spirulina é um superalimento (ou “superfood”, em inglês). Ela é classificada assim pois seu perfil de nutrientes e fitonutrientes incomuns é mais potente do que em qualquer outro alimento, planta, grão ou erva. Incrível, não?

Por ser uma fonte natural de proteína de fácil absorção, aminoácidos, minerais, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes, é um forte aliado para quem está em busca de uma alimentação completa e saudável.

Outro destaque da Spirulina é a sua alta digestibilidade no organismo humano. Na prática, o seu corpo tem a capacidade de absorver até 95% dos nutrientes disponíveis!

Benefícios do consumo de Spirulina

Para que você possa aproveitar ao máximo tudo o que a Spirulina pode oferecer, o ideal é conhecer ao certo o que ela pode melhorar em sua vida, não é mesmo? Veja:

 

Nutrição completa!

Sem dúvidas a característica mais atrativa da Spirulina é a sua diversidade de nutrientes na composição. São mais de 50!

Toda essa riqueza é muito bem aproveitada pelo corpo, uma vez que cada grupo de nutrientes atua especificamente para manter o bom funcionamento dos seus órgãos. O sistema nervoso, que comanda todo o seu metabolismo e regula as suas funções corporais, é o maior beneficiado.

A Spirulina também pode ser uma importante aliada para quem deseja mudar os hábitos alimentares!

Spirulina para que serve : tabela composição

Energia para o dia a dia!

Rica fonte de minerais, a alga é a maior fonte de ferro do mundo, considerado o principal mineral no processo de transporte de oxigênio. Você sabe realmente tudo o que esse ele faz por seu corpo?

Ele auxilia na produção das células vermelhas do sangue —que transportam as hemoglobinas —, no armazenamento de oxigênio pelos tecidos e também na formação de enzimas que atuam no processo de respiração celular.

Considerando que o cérebro consome 20% do oxigênio do nosso sangue, a manutenção do nível de ferro é vital para a nossa saúde. Afinal, um corpo sem ferro é um corpo sem energia!

Portanto, ele e todos os outros nutrientes presentes na Spirulina podem auxiliar diretamente no controle e produção de energia, podendo fornecer aquele fôlego extra para encarar o dia. (Saiba mais sobre o ferro e o combate da anemia)

Se você está precisando de mais energia no seu dia-a-dia e está em busca de uma fonte natural, este superalimento pode ser a solução para você. Confira o depoimento de uma consumidora!

spirulina : depoimento

Fonte natural de proteína

Muitas pessoas estão em busca de fontes naturais de proteína por diferentes motivos:

  • menor densidade calórica;
  • restrição no consumo de proteínas animais (vegetarianos e veganos);
  • mais saúde.

Se você pertence a um desses grupos, a Spirulina pode ser uma importante aliada em sua dieta. Ela tem a maior concentração de proteína do que qualquer outro alimento natural do planeta (entre 60 e 70%).

Para você ter a real noção do poder desta alga, veja a comparação:

  • carne vermelha e de peixes (15-25%);
  • soja (35%);
  • leite em pó (35%);
  • amendoim (25%);
  • ovos (12%);
  • grãos (8-14%);
  • leite integral (3%).

Outro ponto importante é o baixo teor de gordura da Spirulina (10 gramas = 36 calorias). 

Caso você esteja procurando por uma fonte de proteína 100% vegetal clique aqui para acessar o blogpost sobre Algae Protein: o mais novo lançamento da Ocean Drop.

Reduz os impactos do envelhecimento e o risco de doenças degenerativas

Provavelmente você já leu ou ouviu falar sobre radicais livres, não é mesmo?

São moléculas levemente instáveis, produzidas pelas células de nosso corpo durante a queima do oxigênio. Em tese, sua função é transformar os nutrientes dos alimentos em energia.

Spirulina para que serve: combater envelhecimento da pele

Resumidamente, em quantidades normais, eles desempenham um papel importante no metabolismo. Porém, hábitos ruins do dia-a-dia como a má alimentação, tabagismo e alcoolismo, ou até mesmo a radiação solar e a poluição, aumentam de forma significativa os radicais livres.

Em excesso, podem atacar as células sadias e desencadear uma série de danos às estruturas do corpo.

Esse ataque pode resultar em envelhecimento precoce e no desenvolvimento de doenças inflamatórias crônicas como o diabetes ou, mais intensamente, de doenças degenerativas como o Parkinson, Alzheimer e até cânceres.

Para se prevenir dos efeitos dos radicais livres, é recomendada a prática de atividade física, uma alimentação regrada e completa e hábitos saudáveis de maneira geral. Antioxidantes também são consumidos para ajudar a neutralizar os efeitos das substâncias.

A Spirulina é muito rica em antioxidantes, principalmente em ficocianina, que pode representar até 20% do seu peso seco total.

Além da presença das vitaminas B1 e E, dos minerais, magnésio, ferro e manganês e do betacaroteno, que também possui ação antioxidante, além de outros carotenoides (muito encontrados em frutas e vegetais, em menor quantidade).

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é uma união entre órgãos, tecidos, proteínas e células que atuam em conjunto para evitar a proliferação de microrganismos e toxinas.

Muitos motivos são apontados como responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico, mas o fato é que isso deixa você suscetível a doenças. Entre os principais estão:

  • estresse;
  • sedentarismo;
  • alcoolismo;
  • falta de sono;
  • excesso de consumo de açúcar.

Tratando-se de alimentação, alguns compostos são especiais para promover o bom funcionamento do sistema imunológico, e é exatamente onde a Spirulina se enquadra.

A vitamina E é um dos principais componentes da alga. Ela estimula a produção de células de defesa e também zinco — essencial para o bom funcionamento das chamadas “células T” — responsáveis pela identificação de invasores em nosso organismo.

Outra vantagem é a variedade e concentração de aminoácidos. São pelo menos 18, incluindo os aminoácidos essenciais (que você precisa ingerir diariamente).
Eles são fundamentais para a construção de novas células em nosso corpo, incluindo as do sistema imunológico.

spirulina para que serve : tabela aminoacidos

Estudos mostraram que a ficocianina, (antioxidante mencionado anteriormente) estimula a produção de células estaminais, que dão origem aos glóbulos brancos do nosso sangue (células de defesa) e glóbulos vermelhos (células envolvidas no transporte de oxigênio).

Além disso, a ficocianina parece estimular a produção de sangue no organismo, renovando constantemente as células de defesa.

Cuidado de dentro para fora

Vimos até agora como esta alga pode auxiliar você a energizar seu corpo e principalmente como mantê-lo saudável e protegido. Mas todos nós gostamos de cuidar da nossa aparência física não é mesmo?

Você sabia que a Spirulina é a maior fonte de betacaroteno do planeta?

Isso mesmo, esse microrganismo consegue acumular até 10 vezes mais betacaroteno do que a cenoura!

O betacaroteno age como antioxidante em nossa pele, nos protegendo da ação dos raios ultravioletas e preservando o colágeno que é responsável pela elasticidade, tonicidade e brilho.

Se você deseja manter um bom bronzeado, o betacaroteno é fundamental, pois ele é convertido em vitamina A, que promove a formação da melanina — um pigmento que dá a cor ao bronzeado e protege contra o sol.

Cabelos e unhas também são favorecidos pela substância, mas neste quesito vale a pena mencionar outros componentes poderosos presentes na alga, com destaque para o magnésio.

Ele evita ressecamento e aumenta o brilho do cabelo, sendo fundamental para manutenção do fluxo de nutrientes no couro cabeludo.

A fenilalanina, que participa dos processos que regulam a ingestão de alimentos, também está contida neste superalimento!

O aminoácido estimula a produção do hormônio colecistocinina, que atua no intestino e propicia a sensação de saciedade, evitando o descontrole e os lanches fora de hora.

Além disso, ela também é ótima e oferece benefícios específicos para quem é atleta ou faz atividades físicas com muita frequência.

Se liga no depoimento de uma consumidora deste superalimento!

spirulina : depoimento

Clique aqui e energize seu corpo naturalmente com este superalimento!

Contraindicações da Spirulina 

  • a Spirulina é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes, quando consumida sem prescrição médica, por conter iodo e poder interferir no funcionamento da tireóide;
  • também é contraindicada para menores de 11 anos sem consultar um profissional da saúde, visto que as crianças têm um sistema hormonal e gastrointestinal em desenvolvimento e ainda com certas fragilidades;
  • por conter o aminoácido fenilalanina na sua composição, é contraindicada para pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética que impossibilita a metabolização desta substância;
  • as pessoas que sofrem de hipertireoidismo também não devem tomar, já que o iodo que esta contém pode afetar a eficácia da medicação para tratamento e comprometer o funcionamento da tireóide;
  • alérgicos a frutos do mar devem ter cuidado, visto que também podem ser alérgicos à microalga. Já quem tem alergia ao iodo, por ser um mineral que entra na composição desta bactéria, também não deve consumir.

Outras das contraindicações estão relacionadas às doenças autoimunes, pois como a Spirulina estimula o aumento da atividade imunitária, pode agravar os sintomas deste tipo de enfermidade.

Como consumir?

Spirulina para que serve : smoothie

O consumo da Spirulina pode ser feito através de cápsulas, pó ou comprimidos. Para consumir em pó, a dica é misturar em vitaminas, sopas, sucos ou iogurtes, tornando seu consumo mais tranquilo e saboroso.

Se for optar pelas cápsulas, recomenda-se consumir no máximo 3g, sendo 4 cápsulas ao dia.

Para quem busca emagrecer, a melhor forma é ingerir antes das principais refeições, ou antes e depois de atividades físicas. Ela auxilia a aumentar a saciedade, a reduzir o apetite e ainda lhe dá mais disposição para se exercitar.

O indicado para consumo de modo geral, é tomá-la meia hora antes das duas principais refeições do dia para ter uma melhor absorção dos nutrientes.

Você também pode utilizar a criatividade e abrir cápsulas para enriquecer alimentos e bebidas do dia-a-dia.

 

Sobre efeitos colaterais

De modo geral, a Spirulina não traz prejuízos à saúde, porém algumas pessoas devem tomar cuidado ao consumir.

  • ela está associada a inchaço das extremidades e tecidos moles, e por isso pessoas que sofrem algum problema com rins ou fígado não devem consumir este superalimento sem acompanhamento médico ou nutricional;
  • podem ocorrer picos de febre baixa, e, caso observe febre alta, é importante consultar um médico;
  • devido à sua ação desintoxicante, também podem ocorrer dores abdominais, gases e prisão de ventre. Nestes casos, o indicado é aumentar a ingestão de água para que o organismo funcione melhor e elimine as toxinas do intestino;
  • pessoas que sofrem de gota não devem ingerir Spirulina, pois ela contém um aminoácido que pode causar uma reação adversa nesses casos.
Spirulina em pó e suco

Quer experimentar?

Aqui no site da Ocean Drop você encontra esse superalimento maravilhoso que vai te deixar mais nutrido, energizado e protegido.

Deixamos um presente para você: Um cupom de 15% de desconto na Spirulina e nos outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Confira mais dicas sobre os superalimentos do oceano aqui no blog da Ocean Drop!