Chlorella – Os benefícios desse superalimento

por Juliana Pellizzaro | 05 mai de 2016 | em Chlorella - Purificação

chlorella-e1462557988154

No mundo atual em que vivemos as vezes sentimos como se estivéssemos em guerra com o ambiente ao nosso redor. São inúmeros fatores externos que atacam nosso corpo. Você pode fazer o seu melhor para evitar a poluição e toxinas, comer apenas ​​alimentos saudáveis, beber somente água filtrada, evitar a exposição a substâncias químicas sintéticas, mas as fontes de poluição são inúmeras e muitas vezes silenciosas e inevitáveis.

Como já foi mencionado em outros posts , os superalimentos são uma alternativa natural de se repor uma grande diversidade de nutrientes essenciais e antioxidantes. Mas existe um superalimento em especifico que não só proporciona esta nutrição extra mas também é capaz de desintoxicar o seu corpo. Estamos falando do superalimento Chlorella.

Neste post você vai aprender:

  • O que é Chlorella
  • Do que ela é composta
  • Quais os benefícios da Chlorella
  • Forma de consumo deste superalimento

O que é a Chlorella?

Chlorella é uma microalga verde de água doce. É uma das algas mais fortemente pesquisadas no mundo e muitas vezes mencionada como um alimento quase perfeito devido a variedade de benefícios à saúde que já foram identificados. Não é por menos que é utilizada como suplemento por astronautas da NASA em viagens espaciais.

Os efeitos da Chlorella estão ligados à sua variada composição. Cada componente oferece seus próprios e valiosos benefícios à saúde. Além disso, a potência dos efeitos da Chlorella pode ser atribuída à sinergia dos seus componentes, que ficam exponencialmente mais poderosas unidas do que quando os compostos são tomados separadamente.

Composição da Chlorella

chlorella-composição-tabelaA Chlorella é composta por uma camada exterior fibrosa não digerível (20%) e seus nutrientes interiores (80%). Sendo a parte fibrosa a principal responsável pelo seu potencial desintoxicante e a parte interna pelo seu potencial nutritivo.

Abaixo estão os principais compostos presentes neste superalimento e de que forma eles atuam trazendo benefícios para o seu corpo.

FATOR DE CRESCIMENTO CHLORELLA (FCC ou CGF)

O fator de crescimento Chlorella é um composto único desta microalga e muito conhecido pela sua capacidades excepcional de reparação e desenvolvimento de células.

O FCC é composto por altos níveis de ácidos nucléicos, ácido ribonucléico (RNA), e ácido desoxirribonucleico (DNA), que nada são mais do que a matéria prima para construção de células.

É graças ao FCC que Chlorella é capaz de estimular a produção e reconstrução de tecidos do nosso corpo, a aceleração do processo de cicatrização, e a recuperação de lesões. Este composto também ajuda a retardar o processo de envelhecimento e auxilia no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Estudos médicos já foram realizados para entender melhor estas habilidades de reparação, onde foram identificados benefícios para o fortalecimento dos ossos enfraquecidos pela osteoporose e cicatrização de feridas em diabéticos.

CLOROFILA

Se a Chlorella é reconhecida como um dos mais eficazes agentes antioxidantes, um dos principais motivos é por ela ser a maior fonte de clorofila do planeta, 3% a 5% do seu peso seco.

A clorofila é capaz de eliminar do corpo uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo metais pesados ​​como o mercúrio, chumbo, cádmio, dioxinas e PCB.

Uma vez que o corpo humano ou animal não pode por si só quebrar metais pesados, ele tenta em velocidade muito lenta eliminá-los. Nesse processo o corpo acumula estes metais no fígado, cérebro, ossos e rins, e na pele, unhas e cabelo.
Por isso a importância do consumo de alimentos que aceleram este processo e evitem doenças causadas pelo acumulo excessivo dessas toxinas.

Além disso, a clorofila é capaz de regular os níveis de colesterol e açúcar do sangue, sendo muito indicada para diabéticos e pessoas com altos níveis de colesterol.
Ela fortalece o sistema imunológico aumentando o número de anticorpos, nutre e fortalece o sistema circulatório e intestinal, reduz o risco de inflamações, reduz a retenção de líquidos no corpo e aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos dentre outros benefícios.

Conheça mais sobre clorofila e acesse esse post que escrevemos sobre seu origem e funcionamento.

PROTEÍNAS

A alta concentração de proteínas (de 50% até 60% da sua composição) traz diversos benefícios principalmente pela qualidade desta proteína que engloba muitos aminoácidos essenciais.

Entre tais aminoácidos está o essencial triptofano. Este aminoácido não é produzido naturalmente no corpo humano, por isso devemos obtê-lo através da nossa dieta. Tal aminoácido permite a produção de serotonina, que é muitas vezes chamado de “hormônio da felicidade” por causa de seu papel importante no desenvolvimento físico e mental, gerando uma sensação de bem-estar geral.

O triptofano é também responsável por um grande número de processos neurológicos. E pode ajudar a proporcionar alívio para as mulheres com problemas menstruais.

FIBRAS

As fibras representam, de 10% até 20% da composição da Chlorella, o que faz dela um excelente agente digestivo.

As fibras da Chlorella, juntamente com a clorofila, são capazes de se ligar às toxinas presentes no corpo, incluindo metais pesados ​​ e pesticidas. Devido às fibras não serem absorvidas pelo nosso corpo, elas são excretadas e juntamente com elas as toxinas. Assim, a fibra desintoxica efetivamente nosso sistema ao mesmo tempo em que estimular o funcionamento digestivo e evita o intestino preso.

Além de melhorar a digestão, estas fibras promovem o crescimento de bactérias benéficas ao intestino, como o Lactobacillus, que se desenvolve até 4x mais do que a taxa normal.

A melhora na digestão e evacuação normalmente podem ser notadas logo após a primeira dose de Chlorella.

ACIDOS GRÁXOS

Chlorella contém ácidos gordos poliinsaturados tais como os ácidos linoleico e linolênico (ômega-3 e 6), também conhecidos como óleos essenciais, uma vez que auxiliam no bom funcionamento do corpo.

O ômega-3 atua na a proteção da saúde cardiovascular, pois funciona como um vasodilatador e na saúde cerebral, uma vez que age na formação de um componente dos neurônios.
Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro.

Estudos têm demonstrado a combinação do triptofano e omega-3 na Chlorella pode resultar em uma sensação de bem-estar aos consumidores regulares de Chlorella.

SAIS MINERAIS

Aproximadamente 10% da composição da Chlorella é de sais minerais.
Estes compostos elementares, tais como o potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio e fósforo, são indispensáveis ​​para as reações metabólicas em nossas células, órgãos e tecidos.

O ferro, em especifico, tem grande importância por ser uma parte integrante de muitas proteínas e enzimas. Ele também compõe a hemoglobina, a proteína que transporta o oxigénio para os tecidos. Se o seu corpo é pobre em ferro, você pode desenvolver anemia, que leva a uma fadiga excessiva.

O fósforo presente na Chlorella está entre um dos elementos mais essenciais, está em segundo lugar depois do cálcio em abundância nos tecidos humanos.

Sua abundância se deve às numerosas funções críticas que ele assume no organismo. Entre elas a formação do DNA e o RNA, formação de corrente de energia e formação da estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior resistência.

ANTIOXIDANTES

Os antioxidantes são moléculas reativas que combatem os radicais livres.
Já os radicais livres são moléculas produzidos durante o metabolismo normal do corpo, mas intensificados na exposição à toxinas e prática de atividades físicas intensas.

Os radicais livres em excesso acabam se ligando a moléculas importantes do corpo, desencadeando uma reação em cadeia de degradação e destruição das células e tecidos, sendo que muitas formas de câncer tem sido ligadas a esse tipo de impacto sobre o DNA das células..

A Chlorella contém uma grande variedade de antioxidantes que auxiliam na prevenção dos radicais livres e consequentemente na prevenção de problemas de saúde decorrentes da idade avançada.

Confira as principais antioxidantes da Chlorella e seus benefícios na tabela abaixo!

chlorella benefícios antioxidantes

VITAMINAS

A Chlorella é reconhecida como um superalimento visto a sua vasta composição, e no quesito vitaminas ela também não deixa a desejar.

Entre as vitaminas presentes nesta microalga estão:

  • Vitamina E + C: Já citadas pelo seu papel no combate aos radicais livres e aumento da imunidade
  • Vitamina K: Atua na regulação do sistema de coagulação do sangue. 
  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12): São essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. A vitamina B12 desempenha um papel importante no crescimento celular, produção de células vermelhas do sangue e regeneração muscular.
    É encontrada principalmente em carnes e algumas plantas.
    Para aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana ou se alimentam de pouca carne, é necessária a suplementação de vitamina B12. Três gramas de Chlorella atende nossa necessidade diária de vitamina B12.

Obs. –  Tem havido controvérsia científica sobre a metodologia utilizada para medir a vitamina B12 e seus análogos. No entanto, em 30 anos, não houve queixas de deficiência de vitamina B12 nos consumidores de Chlorella, incluindo crianças e vegetarianos.

VALOR DE PH

Para manter nosso corpo saudável é ideal se manter o pH em equilíbrio com um valor entre 7,2 e 7,4 pH.

Infelizmente, devido ao estilo de vida, stress, má alimentação, o pH do corpo está comumente desequilibrado, tendendo para a acidez.

O ambiente ácido leva a muitas doenças, que não poderiam ser evitadas em pH neutro ou básico.
A Chlorella, por possuir um pH alcalino , ajuda a neutralizar o pH do sangue e então regular este desequilíbrio causado pela má alimentação.

 

Recapitulando

Sem dúvida este superalimento é digno de ser chamado como o alimento quase perfeito!

Para aqueles que ainda não consomem Chlorella, vamos dar uma ajudinha para a memória e recapitular de forma resumida os benefícios do consumo de Chlorella:

chlorella benefícios tabela

 

Informações Importantes

Para a Chlorella não seja tomado em vão, algum pontos merecem sua atenção na escolha deste suplemento:

  1. A chave para a capacidade de desintoxicação Chlorella encontra-se dentro de sua parede celular fibrosa, a qual não é digerível para os seres humanos.
    Então é necessário verificar se no processo de fabricação da sua Chlorella consta a etapa de “quebra da parede celular “.
    Se a parede celular não for quebrada você provavelmente está liberando seu dinheiro no vaso sanitário. Pois ela vai simplesmente passar através de você sem que você possa absorver seus nutrientes ou retirar suas toxinas.
  2. Uma vez que esta alga se liga a metais pesados e toxinas do corpo, é preciso verificar se durante a fabricação ela não foi contaminada por estes compostos. A lei exige que nesses produtos não haja estes contaminantes, mas se você sentir necessidade pode solicitar ao fabricante as análises de contaminantes que são exigidas pela legislação.

Como consumir

Chlorella é um suplemento que oferece um excelente suporte nutricional para qualquer pessoa com uma dieta equilibrada ou desequilibrada.

chlorella benefícios suco detox
Suco detox com Chlorella

O consumo mais prático e comum é na forma de cápsulas, onde a dose diária recomendada de Chlorella pode ser obtida com precisão, sendo indicada o consumo de 2,1g (4 cápsulas) por dia, antes das refeições.

Apesar da dificuldade que muitas pessoas têm em consumir suplementos varias vezes ao dia, a importância de se fazer isso com a Chlorella existe, pois consumindo ela junto com as suas refeições, ela não só retira toxinas presentes no seu corpo mas também as toxinas presentes nos novos alimentos que você esta ingerindo.

Caso você não consiga superar esta dificuldade, a gente indica que o consumo seja feito durante a manhã, para que você obtenha os benéficos ao longo do dia.

Vale salientar que levou um longo tempo para o seu corpo a acumular estas toxinas e provavelmente levará algumas semanas para removê-las de forma eficaz. Então, se você sentir um aumento no número de vezes que vai ao banheiro, ou atém mesmo um certo desconforto nas primeiras semanas saiba que isso é normal, é o seu corpo eliminando aqui que há de ruim.

Gostou?

Da uma olhadinha no site, lá você encontra esse superalimento maravilhoso além de outras microalgas e diversas informações interessantes.

Outras dicas estão nas redes sociais da Ocean Drop no Facebook e Instagram, é só acessar e seguir para descobrir mais novidades sobre estes superalimentos!

Juliana Pellizzaro

Juliana Pellizzaro

Diretora Operacional em Ocean Drop
Oceanógrafa pela Universidade do Vale do Itajaí. Desenvolveu pesquisas com órgãos ambientais e universidades, desde 2012 desenvolve pesquisas com microalgas e atualmente é responsável pelas atividades operacionais da Ocean Drop.
Além da ciência é apaixonada pela natureza e a prática de atividades físicas. Passa seu tempo livre com a família e amigos, curtindo a praia e praticando atividades físicas.
Juliana Pellizzaro

Últimos posts por Juliana Pellizzaro (exibir todos)

Comentários