Clorofila: Conheça seus benefícios para a saúde!

por Daruã Valente | 05 jan de 2017 | em Chlorella - Purificação

clorofila-células

Clorofila é um pigmento de cor verde encontrado em plantas que possui a propriedade de absorver a luz para a realização da fotossíntese. Possui muitas propriedades que trazem diversos benefícios à saúde. Descubra para o que serve a clorofila neste post!   

Sempre foi dito que os vegetais e legumes são importantes para uma vida saudável e trazem muitos benefícios quando incorporados na nossa alimentação. Mas os vegetais e legumes de cor verde apresentam uma característica em comum, eles contêm clorofila.

Este componente espetacular traz diversos benefícios se incorporado em nossa dieta, especialmente para quem conhece seus superpoderes.

Neste artigo explicaremos:

– O que é a clorofila e suas funções

– A sua origem

– Os benefícios da clorofila para a sua saúde

– Alimentos onde você pode encontrar a clorofila

– Qual é a maior fonte natural de clorofila do mundo

Origem da clorofila

O nome clorofila é de origem Grega e significa verde – folha. Pois ela é o pigmento verde responsável por atribuir esta coloração às plantas como por exemplo, às folhas das arvores, aos legumes e às algas.

Porém sua função nas plantas vai além de atribuir uma coloração verde. Ela tem uma função vital nas plantas, que é realizar a absorção da luz, permitindo assim que as plantas produzam seu próprio alimento em um processo chamado de fotossíntese.

A vida na terra como conhecemos hoje só foi possível graças ao surgimento de um organismo com clorofila e que realizava a fotossíntese. Este tipo de organismo possibilitou a formação da camada de ozônio, a qual protege a terra contra a radiação ultravioletas (UV). Sem esse escudo protetor, a vida não teria florescido na terra.

clorofila : fotossíntese infográfico

 

O que é a clorofila

A molécula de clorofila é muito similar à molécula da hemoglobina que é um uma proteína presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.

A principal diferença está no centro da molécula, enquanto a clorofila possui magnésio a hemoglobina possui ferro.

O magnésio nas plantas tem papel fundamental para a fotossíntese. Tem participação na formação de açucares, proteínas, lipídeos e vitaminas. Por sua vez, o ferro na hemoglobina tem a função de fixar o oxigênio.

clorofila : molécula

Por ser um pigmento é utilizada pela indústria como um corante natural para atribuir cor a alimentos como queijos, sorvetes, bebidas, chocolates e biscoitos.

O uso de corantes artificiais vem sendo substituído pelo uso de corantes naturais, devido ao veto de muitos países e também pelos órgãos de saúde questionarem os efeitos colaterais dos aditivos químicos presentes nestes tipos de corantes.

A clorofila quando usada como corante em alimentos apresenta uma ação antioxidante (agem protegendo células sadias), além da vantagem de não possuir aditivos químicos.

Então, assim como apresenta benefícios quando usada como um corante, ela também pode ser uma grande aliada à sua saúde se incorporada a sua alimentação. Veja a seguir alguns dos principais benefícios para o seu corpo.

Benefícios da clorofila para a saúde

Anti-inflamatório e Antioxidante

Por possuir a propriedade de antioxidante, resulta no fortalecimento e proteção das células de defesa do corpo humano (os linfócitos). Podendo ser capaz de reduzir inflamações, além de combater radicais livres que causam doenças degenerativas.

Aumento da contagem sanguínea e redução da anemia

Tem a capacidade de estimular a formação do eritrócito, os glóbulos vermelhos do sangue. O principal componente dos glóbulos vermelhos é a hemoglobina, a anemia é um distúrbio caracterizado pela diminuição da quantidade de hemoglobina sendo assim a clorofila auxilia na redução da anemia.

Desintoxicante

A ação detox é um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. Ela é capaz de neutralizar os efeitos nocivos de substâncias como o tabaco, o diesel, o alcatrão e a toxina do tétano.

Esta capacidade também se mostra efetiva em casos de contaminação crônicas e agudas por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados.

A clorofila elimina também metais pesados que que nosso corpo sozinho não consegue eliminar.

Antimutagênica e antigenotóxica

A propriedade antimutagênica é a capacidade de proteger as células contra a mutação e a atividade antigenotóxica que tem como função defender as células de algumas substâncias que têm a capacidade de realizar alterações nas células.

Estas alterações são tão prejudiciais que podem levar ao surgimento do câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, demostrou que a clorofila possui estas propriedades protetoras.

Fonte de magnésio

Ao consumir a clorofila, você está ingerindo uma fonte rica de magnésio. O magnésio traz diversos benefícios como:

  • Formação de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar, auxiliando no alívio e prevenção do estresse, entre outras.
  • Contribuir para a manutenção equilibrada da pressão arterial, combatendo e prevenindo a pressão alta.
  • Aliviar os sintomas da menopausa.
  • É essencial para os diabéticos, por proporcionar a regulação de açúcar e produção de insulina.
  • Melhorar a digestão, evitando problemas como indigestão, dores abdominais e vômitos.
  • Melhorar o sono, pois regula a produção de melatonina, um hormônio muito importante para o sono. Colaborando para um descanso mais longo e de melhor qualidade.
  • Ganho de energia, por ser importante na formação das fontes de energia do corpo (a molécula de ATP). Sendo um grande aliado em treinos de resistência muscular.

Outros benefícios

Atualmente tem sido realizados estudos com a clorofilina, um derivado da clorofila, que está sendo utilizada no tratamento da cicatrização e no controle de odores corporais.

Fontes de clorofila

Por ser um pigmento verde de plantas, está presente em alimentos vegetais que apresentam esta coloração. Vamos listar algumas opções de alimentos para você incluir em sua alimentação.

– Couve

– Alface

– Rúcula

– Espinafre

– Agrião

– Escarola

– Broto de Alfafa

– A cianobactéria Spirulina

– A microalga Chlorella

A maior fonte de clorofila do mundo

A maior fonte natural de clorofila do mundo é a Chlorella, uma microalga de água doce. A quantidade deste pigmento pode alcançar os valores de 3% a 5% do seu peso seco.

chlorella fonte de clorofila em póA Chlorella é conhecida como o alimento quase perfeito e é utilizada como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em viagens espaciais. Pois além de todos os benefícios que a clorofila tem para nossa saúde a Chlorella apresenta muitos outros benefícios como por exemplo: ela promove a regeneração de tecidos, regula o funcionamento do sistema digestivo, contêm as vitaminas E, C, K, B1 e B6 , além de muitos outros benefícios.

Se você se interessou e quer saber mais sobre a Chorella, escrevemos um post bem interessante sobre esta microalga poderosa.

Revisando…

Como vimos, a clorofila é uma grande aliada para uma vida mais saudável. Pois ela tem propriedades como:

clorofila : tabela benefícios

Então para melhorar sua qualidade de vida, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação mais saudável e agora você sabe que pode contar com a ajuda da clorofila para isso. Acesse o site da Ocean Drop para encontrar a maior fonte de clorofila do mundo, a Chlorella!

Você sabia?

Richard Willstatter, um Engenheiro Químico alemão, um grande estudioso sobre pigmentos vegetais , foi ganhador do Prêmio Nobel de Química devido às suas pesquisas pioneiras sobre a clorofila. Foi ele quem descobriu a semelhança entre a molécula de clorofila e a molécula de hemoglobina.

Facebook Comentários
Daruã Valente

Daruã Valente

Pesquisador Chefe em Ocean Drop
Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí, realiza pesquisas com microalgas desde 2011. Trabalhando com taxonomia de microalgas, monitoramento de algas nocivas em áreas de cultivo de mexilhões e com cultivo de microalgas. Tem grande interesse em ciências e em praticar mergulho autônomo.
Daruã Valente