clorofila : células

A clorofila é um pigmento de cor verde, encontrado em plantas, que possui a função de absorver a luz para a realização da fotossíntese.

Ainda, essa substância está presente em alguns vegetais folhosos, que são importantes para o consumo de uma alimentação balanceada.

A couve, por exemplo, traz muitos benefícios à saúde – e um dos motivos que justifica isso é justamente a presença de clorofila! 

Para que você fique por dentro das diversas propriedades desse espetacular pigmento de cor verde, escrevemos este blog post!

Neste artigo explicaremos:

  • Origem da clorofila;
  • O que é a clorofila;
  • 3 benefícios da clorofila para a saúde;
  • Alimentos em que você pode encontrar a clorofila;
  • Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo;
  • 1 curiosidade sobre a clorofila.

Origem da clorofila

O nome clorofila é de origem grega e significa verde-folha. Por isso, é ela a responsável por atribuir essa coloração, por exemplo, às folhas das árvores e às algas.

No entanto, sua função nas plantas vai além de atribuir coloração. Ela tem a função vital, que é de realizar a absorção da luz, permitindo que as plantas produzam seu próprio alimento em um processo chamado de fotossíntese.

A vida na terra como conhecemos hoje só foi possível graças ao surgimento de um organismo com clorofila que realizava a fotossíntese. Ele possibilitou a formação da camada de ozônio – que protege a terra contra a radiação ultravioleta (UV).

Sem esse escudo protetor, a vida não teria florescido na terra.

clorofila : fotossíntese infográfico

O que é a clorofila

A molécula de clorofila é muito similar à molécula da hemoglobina, uma proteína presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.

A principal diferença está no centro da molécula, pois enquanto a clorofila possui o mineral magnésio, a hemoglobina tem ferro.

O magnésio nas plantas tem papel fundamental para a fotossíntese – ele participa da formação de açúcares, proteínas, lipídeos e vitaminas. Por sua vez, o ferro na hemoglobina, tem a função de fixar o oxigênio.

clorofila : molécula

Por ser um pigmento, é utilizada pela indústria como um corante natural para atribuir cor a alimentos, como queijos, sorvetes, bebidas, chocolates e biscoitos.

O uso de corantes artificiais vem sendo substituído pelo o uso de corantes naturais. Isso devido ao veto de muitos países, e também pelos órgãos de saúde questionarem os efeitos colaterais dos aditivos químicos.

A clorofila, quando usada como corante em alimentos, apresenta ação antioxidante (age protegendo as células sadias), por exemplo, e tem a vantagem de não possuir tais aditivos.

3 benefícios da clorofila para a saúde

1. Contribui para detoxificação do corpo

A ação detox é um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. Ela é capaz de ajudar a neutralizar os efeitos nocivos de substâncias, como o tabaco, o diesel, o alcatrão e a toxina do tétano.

Essa capacidade também se mostra efetiva em casos de contaminação crônicas e agudas por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados.

A clorofila ainda ajuda o corpo a eliminar metais pesados, como relatou um estudo da Klinghardt Academy.

2. Apresenta propriedade antimutagênica

A propriedade antimutagênica refere-se a capacidade de proteger as células contra a mutação, defendendo-as de algumas substâncias que têm a capacidade de realizar alterações.

Tais alterações são tão prejudiciais que podem levar ao surgimento do câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui propriedades protetoras.

3. Fonte de magnésio

Ao consumir a clorofila, você está ingerindo uma fonte muito boa de magnésio. O consumo do mineral oferece diversos benefícios, como:

  • Participação da formação de serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar, auxiliando no alívio e prevenção do estresse, por exemplo;
  • Contribuição para a manutenção equilibrada da pressão arterial, combatendo e prevenindo a pressão alta;
  • Ajuda no alívio dos sintomas da menopausa;
  • Opção para diabéticos, por contribuir na regulação de açúcar e produção de insulina;
  • Auxílio na melhora da digestão, evitando problemas, como indigestão, dores abdominais e vômitos;
  • Contribuição para a melhora da qualidade do sono, já que participa da regulação da produção de melatonina, um hormônio muito importante para isso. 
  • Importância na formação das fontes de energia do corpo – a molécula de ATP – sendo um grande aliado em treinos de resistência muscular.

Alimentos em que você pode encontrar a clorofila

Por ser o pigmento verde das plantas, está presente em alimentos vegetais que apresentam essa coloração. A seguir confira algumas opções de alimentos para você incluir em sua alimentação:

  • Couve;
  • Alface;
  • Rúcula;
  • Espinafre;
  • Agrião;
  • Escarola;
  • Broto de Alfafa;
  • Spirulina;
  • Chlorella.

Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo

​Uma das principais fontes de clorofila do mundo é a chlorella, uma microalga de água doce. A quantidade do pigmento pode alcançar os valores de 3% a 5% do seu peso seco.

A chlorella é conhecida como o alimento quase perfeito e é utilizada como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em viagens espaciais. 

Além da presença de clorofila, ela apresenta muitos outros benefícios, como, por exemplo, contribuição para a promoção da regeneração de tecidos e regulação do funcionamento do sistema digestivo.

Se você se interessou e quer saber mais sobre a chorella, escrevemos um post bem interessante sobre essa microalga poderosa.

chlorella fonte de clorofila em pó

Revisando…

Como vimos, a clorofila é uma grande aliada para uma vida mais saudável. Dentre suas propriedades, destacam-se:

beneficios-clorofila-tabela

Para o seu bem estar, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e saiba que pode contar com a ajuda da clorofila!

Acesse o site da Ocean Drop para encontrar uma das maiores fontes de clorofila do mundo: a chlorella!

1 curiosidade sobre a clorofila

Richard Willstatter, um Engenheiro Químico alemão e grande estudioso sobre pigmentos vegetais, foi ganhador do Prêmio Nobel de Química devido às suas pesquisas pioneiras sobre a clorofila.

Foi ele quem descobriu a semelhança entre a molécula de clorofila e a molécula de hemoglobina.

Gostou do conteúdo?

Visite o nosso site e saiba como você pode incluir mais saúde de forma prática na sua rotina!

Para fechar, estou deixando um presente para você: um cupom de 15% de desconto na Chlorella e nos outros superalimentos do site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no check-out para economizar na sua compra!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.