Clorofila: Saiba tudo sobre seus Benefícios para Saúde

Clorofila: Saiba tudo sobre seus Benefícios para Saúde

A clorofila é um pigmento de cor verde, encontrada em plantas, que possui a função de absorver luz para realizar a fotossíntese. Até alguns anos atrás, a resposta para a pergunta “o que é clorofila?” era apenas essa, mas hoje já se sabe que ela apresenta diversas funcionalidades benéficas para a saúde humana.

Essa substância está presente em alguns vegetais folhosos, que são importantes para o consumo de uma alimentação balanceada. Todo mundo sabe que a couve, por exemplo, traz muitos benefícios à saúde – e um dos motivos que justifica isso é justamente a presença de clorofila na composição!

Para que você fique por dentro das inúmeras propriedades desse espetacular pigmento de cor esverdeada, que chamamos de clorofila, escrevemos este conteúdo especial! Aqui você aprenderá:

  • Origem da clorofila;
  • O que é a clorofila e qual a sua função;
  • Para que serve a clorofila;
  • O que a clorofila faz no corpo humano;
  • Onde podemos encontrar a clorofila;
  • Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo;
  • 1 curiosidade sobre a clorofila.

Origem da clorofila

O nome clorofila tem origem grega e significa verde-folha. Por isso, é a clorofila a responsável por atribuir a coloração esverdeada às folhas das árvores, algas e vegetais, como espinafre, brócolis e azeitona verde.

No entanto, sua função nas plantas vai além de atribuir cor. Ela tem função vital de realizar a absorção de luz, permitindo assim, que as plantas produzam o próprio alimento através da fotossíntese.

Para que isso ocorra, elas retiram o gás carbônico do ar e utilizam a energia do Sol. A luz solar é absorvida, justamente, através da clorofila. Ainda, algas e procariontes realizam o processo para obter energia

A vida na terra, como conhecemos hoje, só foi possível graças ao surgimento de um organismo com clorofila que realizava fotossíntese. Ele possibilitou a formação da camada de ozônio – que protege a terra contra a radiação ultravioleta (UV). Sem esse escudo protetor, a vida não teria florescido na terra

clorofila : fotossíntese infográfico

O que é a clorofila e qual a sua função?

A molécula de clorofila é muito similar à hemoglobina, uma proteína presente no sangue, responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. A principal diferença está no centro da molécula, pois enquanto a clorofila possui o mineral magnésio, a hemoglobina tem ferro.

O magnésio nas plantas tem papel essencial para a fotossíntese – ele participa da formação de açúcares, proteínas, lipídeos e vitaminas. Por sua vez, o ferro na hemoglobina, tem a função de fixar o oxigênio.

clorofila : molécula

A clorofila era conhecida basicamente como o pigmento natural presente em plantas, algas e bactérias, responsável por proporcionar a cor verde. Além disso, sabia-se apenas que ela tinha função de realizar parte do processo de fotossíntese. processo em que as plantas, algas e procariontes realizam para obter energia.

A fotossíntese também desempenha papel importante na natureza: a purificação do ar. Isso porque ela retira o gás carbônico da atmosfera, considerado poluente, e, ao final, libera oxigênio.

Hoje, os profissionais de saúde já sabem que a clorofila ajuda o corpo a realizar a detoxificação, contribui para o combate da ação dos radicais livres e possui propriedades que auxiliam na prevenção do câncer. Devido a todos esses benefícios, o pigmento é muito indicado na alimentação funcional.

Por ser um pigmento, a clorofila também é utilizada pela indústria como um corante natural para atribuir cor aos alimentos, como queijos, sorvetes, bebidas, chocolates e biscoitos.

O uso de corantes artificiais vem sendo substituído pelo o uso de corantes naturais. Isso devido ao veto de muitos países e pelos órgãos de saúde questionarem os efeitos colaterais dos aditivos químicos.

Para que serve a clorofila

É recorrente associar a ingestão de vegetais verdes na dieta com o bem-estar, a promoção da saúde e um menor risco de desenvolvimento de doenças – e o pigmento esverdeado natural é responsável por parte desses benefícios! Confira as propriedades da clorofila a seguir:

Propriedades antioxidantes

Os compostos com propriedades antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres que, quando produzidos em excesso, podem danificar as células saudáveis do organismo.

Os radicais livres em excesso contribuem para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, por exemplo. A clorofila é uma ótima opção para ajudar a combater o estresse oxidativo e as consequências dele!

Propriedades antimutagênicas

As propriedades antimutagênicas atuam a favor da proteção da mutação de células, ou seja, evitam que ocorram erros de cópia de material genético durante a divisão celular, por exemplo.

As células dos tumores estão repletas de mutações genéticas que não observamos nas células saudáveis. Um estudo da Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui tais propriedades que contribuem para  que isso não ocorra.

Propriedades detoxificantes

As propriedades detoxificantes são capazes de ajudar o corpo a se livrar de toxinas, obtidas no dia a dia através da poluição, fumaça do cigarro e metais pesados presentes em alguns cosméticos, entre outras situações.

O fígado é o órgão com importante atuação nesse processo. No entanto, devido à exposição contínua a esses fatores prejudiciais, sem ajuda externa fica difícil. a incrível propriedade detox da clorofila está relatada em estudos científicos!

O que a clorofila faz no corpo humano

Agora que você já entendeu o que é clorofila, suas funções e propriedades, está preparado para saber mais sobre os benefícios do pigmento à saúde. Veja só o que ela é capaz de fazer para nossa qualidade de vida:

Infográfico - clorofila

1. Contribui para detoxificação do corpo

A ação detox é um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. Ela é capaz de ajudar a neutralizar os efeitos nocivos de substâncias, como tabaco, diesel, alcatrão e toxina do tétano.

Essa capacidade também se mostra efetiva em casos de contaminações crônicas e agudas por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados.

A clorofila ainda ajuda o corpo a eliminar metais pesados, como relatou um estudo da Klinghardt Academy.

2. Apresenta propriedade antimutagênica

A propriedade antimutagênica refere-se à capacidade do pigmento de auxiliar na proteção das células contra a mutação, defendendo-as de algumas substâncias que causam alterações.

Tais alterações são tão prejudiciais que podem levar ao surgimento de câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui propriedades protetoras.

3. Fonte de magnésio

Ao consumir fontes de clorofila, você está ingerindo uma fonte muito boa de magnésio também. O consumo do mineral oferece diversos benefícios, como:

  • Participação da formação de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar, auxiliando no alívio e prevenção do estresse, por exemplo;
  • Contribuição para a manutenção equilibrada da pressão arterial, prevenindo a pressão alta;
  • Ajuda no alívio dos sintomas da menopausa;
  • Opção para diabéticos, por contribuir na regulação de açúcar e produção de insulina;
  • Auxílio na melhora da digestão, evitando problemas, como indigestão, dores abdominais e vômitos;
  • Contribuição para a melhora da qualidade do sono, já que participa da regulação da produção de melatonina, um hormônio muito importante para isso;
  • Importância na formação da fonte de energia do corpo – a molécula de ATP – sendo um grande aliado em treinos de resistência muscular.

Onde podemos encontrar a clorofila

Por ser o pigmento verde das plantas, ela está presente em alimentos vegetais que apresentam essa coloração. A seguir, confira uma lista de alimentos com o pigmento para incluir na sua alimentação:

  • Couve;
  • Alface;
  • Rúcula;
  • Espinafre;
  • Agrião;
  • Escarola;
  • Broto de Alfafa;
  • Algas.

Algas? Sim! A chlorella é uma das principais fontes de clorofila do mundo!

Também conhecida como “alga verde”, a chlorella vem ganhando fama para o consumo devido seus inúmeros benefícios à saúde – e um dos motivos disso é a presença de clorofila em sua composição.

Conheça uma das principais fontes de clorofila do mundo

Como mencionado, uma das principais fontes de clorofila do mundo é a chlorella, uma microalga de água doce. A quantidade do pigmento pode alcançar os valores de 3% a 5% do seu peso seco.

A chlorella é conhecida como um alimento quase perfeito e é utilizada como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em viagens espaciais. 

Além da presença de clorofila, ela apresenta muitos outros benefícios, como, por exemplo, contribuição para a promoção da regeneração de tecidos e regulação do funcionamento do sistema digestivo.

chlorella fonte de clorofila em pó

Saiba os Benefícios da Chlorella e Entenda Para Que Serve Este Superalimento clicando aqui!

Você pode utilizar esses alimentos em diversas preparações, como saladas, refogados e até de sucos. Já conhece o suco verde? Veja os benefícios e algumas receitas aqui!

Cuidados devem ser tomados no processamento dos alimentos, com o objetivo de manter a integridade da molécula de clorofila. Fatores ambientais, como temperatura, podem prejudicar o nível do composto.

Revisando…

Como vimos, a clorofila é uma grande aliada para uma vida mais saudável. Dentre suas propriedades, destacam-se:

beneficios-clorofila-tabela

Para o seu bem-estar, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e saiba que pode contar com a ajuda da clorofila!

Acesse o site da Ocean Drop para encontrar uma das maiores fontes de clorofila do mundo: a chlorella!

display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

1 curiosidade sobre a clorofila

Richard Willstatter, um Engenheiro Químico alemão e grande estudioso sobre pigmentos vegetais, foi ganhador do Prêmio Nobel de Química devido às suas pesquisas pioneiras sobre a clorofila.

Foi ele quem descobriu a semelhança entre a molécula de clorofila e a molécula de hemoglobina.

Gostou do conteúdo?

Para continuar acompanhando mais curiosidades e informações sobre alimentação, beleza e bem-estar, fique ligado no Blog da Ocean Drop! Toda a semana disponibilizamos novos artigos!

Somos a única empresa no Brasil especialista em nutrição com algas e microalgas. Nosso portfólio oferece benefícios para sua saúde e possibilita que você viva a máxima conexão com os oceanos.

A nossa Super Chlorella (Chlorella pyrenoidosa) é segura para o consumo, apresenta alto teor de clorofila, e é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Assim como todos os nossos superalimentos, possui produtor reconhecido, não contém agrotóxicos e nem sofre modificação genética. Importante quando se trata de saúde, não é verdade?!

Além disso, está disponível no formato de cápsulas e tabletes para facilitar o consumo.  Ficou interessado? Clique aqui para entrar em nosso site! 

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Nossa equipe especializada está disponível para respondê-lo! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível