Mindful Eating: saiba o que é isso e seus benefícios
Mindful Eating é uma expressão em inglês que quer dizer comer com atenção plena. Na prática, é estar no momento presente, com consciência do corpo, dos pensamentos e das sensações, sentindo os aromas, texturas e sabores dos alimentos, sem julgamentos e críticas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as taxas de obesidade quase triplicaram desde a década de 70, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o Mundo. É uma doença que afeta todas as faixas etárias, independente do grupo social, em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
O aumento da correria do dia a dia e da ansiedade são fatores relacionados à obesidade. Isso porque as pessoas passaram a comer sem atenção, mais do que precisam, sem mesmo estarem com fome. Por sua vez, as técnicas de alimentação consciente tem a finalidade de aguçar os reais sentimentos com a comida.
Se você quer ficar por dentro do assunto e aprender um jeito diferente de controlar o excesso de alimentos ingeridos, fique ligado no conteúdo! Aqui você saberá os benefícios, o que os estudos científicos dizem a respeito e como aplicar o Mindful Eating em sua rotina. Boa leitura!
Mindful Eating é uma dieta?
Não! O Mindful Eating não tem como objetivo principal a perda ou controle de peso e, por isso, não é considerado uma dieta. O objetivo da prática é conectar-se com as necessidades reais do corpo, aprendendo o porquê e o que comer, deixando prevalecer a fome fisiológica.
Para que você entenda melhor esse conceito, saiba que esse tipo de fome refere-se à fome física, ou seja, àquela que surge quando o corpo tem de suprir as suas necessidades energéticas e nutricionais, essenciais ao funcionamento adequado, através da alimentação.
Existe também a fome emocional, que, independentemente das carências para manutenção do organismo, expressa-se pela vontade de comer em função do estado emocional. Ela pode ser entendida como o hábito de comer para descontar a ansiedade, a tristeza, o estresse ou até a euforia.
Nem todos gostam de fazer dieta, nem todos querem ou precisam passar por restrições alimentares. No entanto, a maioria das pessoas deseja ser mais saudável e viver com maior qualidade de vida. Pensando nisso, estratégias de alimentação consciente vêm sendo muito utilizadas.
Quais os benefícios do Mindful Eating?
Embora a perda e o controle de peso não sejam o objetivo principal, o emagrecimento entra para a lista dos inúmeros benefícios de incluir o Mindful Eating na rotina, sim, já que essa pode ser uma consequência. Veja mais a seguir sobre esse e outros efeitos de praticar a técnica:
Emagrecimento
Isso acontece porque você passa a escolher melhor os seus alimentos, otimizando a qualidade nutricional das refeições e, além disso, respeita mais a sua saciedade. O resultado, portanto, é a diminuição do consumo calórico – que favorece o processo de emagrecimento.
Um artigo de 2014 relatou que a alimentação consciente aumenta a atenção às características dos alimentos e foi associada a uma alimentação menos impulsiva, ao consumo reduzido de calorias, além de escolhas mais saudáveis de lanches.
Bem estar
O Mindful Eating é uma vertente do Mindfulness, que significa atenção plena. Você pode praticá-los juntos para complementar suas ações e ajudar a equilibrar o seu status emocional. Dessa forma, a irritabilidade e a ansiedade, por exemplo, irão diminuir significativamente.
Uma publicação da Revista Psicologia e Saúde em Debate incluiu como consideração final: “as estratégias do Mindfulness permitem ensinar o paciente a lidar com os desafios da vida, focando intencionalmente a sua atenção na vivência imediata, ao passo que reduz a ansiedade e potencializa o afeto positivo”.
Compulsão Alimentar
A compulsão alimentar é um transtorno em que a pessoa ingere quantidades exageradas de alimentos, movida pela fome emocional. Em geral, ela perde o controle sobre o que e o quanto está ingerindo, podendo ser qualquer tipo de comida, em grande volume e em um curto espaço de tempo.
Uma manipulação experimental para avaliar os efeitos da atenção plena levou os participantes a consumirem menos calorias em uma tarefa de comer espontaneamente. Também encontraram evidências de que a prática afeta o comportamento alimentar, incentivando preferências por alimentos mais saudáveis.
Como colocar em prática o Mindful Eating?
Agora que você já sabe o que significa comer com atenção plena e alguns dos benefícios que isso oferece para o seu bem estar e para sua saúde, deve estar pensando como poderá colocar em prática no dia a dia, certo?! Confira alguns passos abaixo:
- Coma somente quando estiver com fome fisiológica;
- Veja o que de melhor você pode comer no momento;
- Prepare os seus alimentos;
- Quando for comer, reserve um tempo específico para isso e acomode-se em um lugar confortável;
- Mantenha todos os aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks e televisores longe de você;
- Imagine todo o percurso do alimento até chegar à sua mesa;
- Não tenha pressa para realizar a refeição e sinta cada sabor, textura e aroma do alimento, mastigando bem;
- Trabalhe a sua respiração;
- Descanse os talheres para que se sinta mais confortável;
- Não pense nas quantidades de calorias de um prato e, sim, na sua saciedade;
- Agradeça pela alimentação.
Gostou do conteúdo?
De acordo com o conceito de Mindful Eating e as evidências contidas nos estudos científicos, ao inseri-lo em sua rotina, você passa a refletir melhor sobre as razões pelas quais está consumindo determinado alimento, de forma muito consciente.
Isso traz alguns benefícios, como a menor ingestão de calorias diárias, controle da compulsão alimentar, aumento do bem estar e, por consequência, o emagrecimento. Mas fique calmo: as mudanças e a adesão ocorrem gradativamente, dia após dia e a cada refeição.
A Ocean Drop é a única empresa no Brasil especializada em superalimentos do mar à base de algas e microalgas. Acesse o nosso site aqui!
Para continuar por dentro dos nossos conteúdos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida, siga acompanhando o nosso blog! Toda semana atualizamos a página com novos assuntos!
Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada lhe responderá! Até a próxima!
Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível