Açafrão é bom para o coração? Descubra aqui!

Você sabia que o açafrão é bom para o coração? Isso mesmo que você leu! O principal composto bioativo presente nessa especiaria, chamado de curcumina, é capaz de oferecer benefícios verdadeiramente poderosos ao organismo, já que desempenha atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

A alimentação tem muito poder sobre o nosso estado de saúde e, assim como alguns alimentos são capazes de provocar males, predispondo ao surgimento de algumas doenças, por exemplo, outros – chamados de funcionais – podem atuar na prevenção e no tratamento quando consumidos adequadamente.

 

Há registros do uso do açafrão-da-terra, conhecido também como cúrcuma, pelos indianos e indonésios, de milhares de anos atrás. Atualmente, o alimento segue muito presente no Oriente e vem ganhando cada vez mais espaço por aqui devido aos relatos positivos presentes em artigos científicos e de quem consome.

 

E você, já experimentou essa especiaria apenas por causa do sabor que ela agrega na comida? Agora continue ligado no conteúdo para saber que, além de proporcionar um gosto maravilhoso, o açafrão pode fazer muito pelo bem da sua saúde cardiovascular. Boa leitura!

Índice
  • O que é cúrcuma
  • Por que o açafrão é bom para o coração
  • Outros benefícios do açafrão-da-terra
  • Como consumir cúrcuma
  • Contraindicações do açafrão-da-terra

O que é cúrcuma

Também conhecida, como turmérico, gengibre amarelo, açafrão-da-terra ou, até mesmo, apenas açafrão, essa especiaria apresenta cor amarelo intenso. Isso se dá por causa da grande quantidade de curcumina na composição – um importante componente bioativo responsável pelos seus benefícios para a saúde.

De nome científico Curcuma longa, essa planta é da mesma família do gengibre e, por isso, tem aparência semelhante. Em seu rizoma, ou seja, sua raiz ou bulbo, além de curcumina, também são encontrados polifenóis, que contribuem ainda mais para o sucesso relacionado às doenças cardiovasculares.

açafrão é bom para o coração: o que é
Curcuma longa

Por que o açafrão é bom para o coração: relação entre o consumo e os efeitos sobre as doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares constituem o grupo de doenças relacionadas aos problemas do coração e dos vasos sanguíneos que incluem: doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Eventos agudos, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs), geralmente são ocasionados devido a um bloqueio que, na maioria das vezes, ocorre pelo acúmulo de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos, que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro. 

Além disso, AVCs também podem ser causados por hemorragias nos vasos sanguíneos ou por coágulos de sangue. A causa deles e de ataques cardíacos normalmente envolvem uma combinação de fatores de risco, como o uso de tabaco, o consumo exagerado de álcool, dietas inapropriadas e sedentarismo, por exemplo.

As doenças do coração e dos vasos sanguíneos são a maior causa de mortes em todo o Mundo e, por isso, grande atenção tem sido dada a elas para otimizar as maneiras de preveni-las e tratá-las. O açafrão, principalmente pela presença de curcumina, tem demonstrado ótimos resultados, como você verá a seguir: 

1. Aterosclerose

A hiperlipidemia, ou seja, o alto nível de partículas de gordura no sangue, induz ao aumento da deposição de lipídios na área interna dos vasos sanguíneos, ocasionando o desenvolvimento de placas de aterosclerose, que são as maiores causas de ataques cardíacos e AVCs, como já mencionado.

Diante disso, a revisão “Curcumina, o tempero de ouro no tratamento de doenças cardiovasculares”, do ano de 2020, relatou que o composto bioativo possui efeitos hipolipemiantes, por desempenhar atividades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo contribuir com a redução da incidência de aterosclerose.

2. Complicações cardiovasculares da diabetes

A diabetes é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares por causa do aumento de glicose que provoca no sangue. Essa consequência favorece o aparecimento de placas de aterosclerose, explicadas anteriormente, assim como a produção de coágulos.

Um ensaio clínico randomizado de título “Curcuminoides modificam o perfil lipídico no diabetes mellitus tipo 2” revelou que a suplementação com curcuminoides pode reduzir os níveis séricos dos índices lipídicos em pacientes diabéticos e, dessa forma, reduzir o risco de complicações cardiovasculares também.

3. Outras complicações

Ainda, diversos  estudos científicos relatam os benefícios da cúrcuma para a prevenção e para o tratamento de doenças cardiovasculares, como aneurisma de aorta, hipertrofia cardíaca, insuficiência cardíaca, cardiotoxicidade induzida por drogas, cardiomiopatia e derrame, por exemplo.

Agora você entende porque o açafrão é bom para o coração e muito mais que apenas um tempero para utilizar na comida e deixá-la mais gostosa? Seu incrível composto bioativo, curcumina, é um agente nutracêutico e farmacêutico multimodal que tem diferentes aplicações terapêuticas.

Outros benefícios do açafrão-da-terra

O consumo de cúrcuma oferece muitos benefícios ao sistema cardiovascular por causa das atividades antioxidantes e anti-inflamatórias que proporciona ao corpo. No entanto, os efeitos dessas atividades não se restringem por aí e também são capazes de conceder outras coisas boas à sua saúde. Veja abaixo:

1. Envelhecimento precoce

A produção de radicais livres ocorre naturalmente no organismo e é fundamental para converter os nutrientes em energia, por exemplo. O problema está quando essas moléculas são sintetizadas em excesso por causa de fatores externos como alimentação incorreta, entre outros hábitos de vida inadequados.

 

Dessa forma, acontece o estresse oxidativo, ou seja, o aumento de radicais livres no corpo que passa a causar prejuízos como o envelhecimento precoce. Por sua vez, o consumo de alimentos que atuam como antioxidantes ajuda a reestabelecer o equilíbrio – como é o caso da cúrcuma que tem efeitos anti-idade.

2. Imunidade

Segundo o artigo “Incrementando o sistema imunológico pela curcumina“, o açafrão-da-terra, já conhecido pelos seus efeitos anti-inflamatórios, é, inclusive, um potente agente imunomodulador que pode atuar na ativação de células T, células B, macrófagos, neutrófilos, células killer naturais e células dendríticas.

 

Além disso, mesmo em doses baixas, seu composto bioativo é capaz de aumentar as respostas de anticorpos. O estudo sugere também que os efeitos da cúrcuma sobre diversas doenças podem ser explicados, pelo menos em parte, pela sua capacidade de modular o sistema imunológico.

3. Tensão pré-menstrual

Os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), que, como o nome já diz, ocorrem antes da menstruação, compreendem um conjunto de efeitos muito incômodos ao sexo feminino, como cólicas, dores de cabeça, fadiga extrema e sentimentos de tristeza e irritabilidade, por exemplo.

 

Tudo isso impacta negativamente o dia das mulheres, prejudicando a realização de suas atividades. No entanto, a cúrcuma pode ser uma alternativa para o controle da TPM, como indicou um estudo que sugeriu que a curcumina ajuda a modular neurotransmissores, além de desempenhar efeito anti-inflamatório.

Como consumir cúrcuma

Agora que você já sabe que o açafrão é bom para o coração, deve estar se perguntando as formas de consumi-lo. Ele pode ser encontrada in natura, em pó ou em cápsulas.

Infelizmente, ainda é difícil achá-lo in natura, no entanto, em pó e cápsulas é mais comum e, assim, há benefícios extras, como a praticidade do consumo.

Para consumi-lo em pó, basta incrementá-lo nas receitas ao preparar os alimentos. Seu sabor é bem forte e característico e, por isso, comece com pitadas para treinar o seu paladar. O ideal é não submetê-lo a grandes temperaturas para preservar ao máximo os efeitos dos seus compostos.

Caso prefira, você pode ingerir a cúrcuma através de cápsulas. Essa maneira é ideal para quem tem uma rotina corrida e precisa manter a saúde em dia da mesma forma. O consumo é recomendado junto a alguma refeição e com um pouco de água. Você encontra a Cúrcuma em Cápsulas no site da Ocean Drop!

Receitas

  • Golden-milk

Chamado de leite dourado, de acordo com a tradição ayurvédica, é uma bebida curativa. Para prepará-lo, basta unir açafrão, água, leite, ou uma bebida vegetal como leite de castanhas, uma colher de chá de óleo de amêndoas e mel. Você pode adicionar pimenta-do-reino também para otimizar a absorção da curcumina.

  • Chá de açafrão

No preparo do chá, esquente a água, mas não ferva para não prejudicar os compostos bioativos do açafrão-da-terra. Após ter feito isso, coloque duas colheres de chá da especiaria, uma colher de chá de mel, suco de uma fatia de limão e uma pitada de pimenta-do-reino preta. Misture cuidadosamente.

Contraindicações do açafrão-da-terra

O consumo de cúrcuma é contraindicado para pessoas com sensibilidade ou alergia a curcumina ou que usam medicamentos que atuam na coagulação sanguínea. Além disso, gestantes e lactantes devem receber orientação e acompanhamento de um profissional da saúde antes de realizar o consumo. 

 

Pacientes com riscos de obstrução de vias biliares ou que tenham cálculos biliares, ou que possuam úlceras estomacais e hiperacidez do estômago não devem fazer o consumo. Também é contraindicado para crianças.

Gostou do conteúdo?

Não é mais novidade que o açafrão é bom para o coração, mas é importante ressaltar que, para realizar o tratamento de qualquer doença cardiovascular, é necessário o acompanhamento de um médico. O nutricionista é o profissional adequado para indicar o melhor cardápio a seguir.

Todo o nosso portfólio é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não contém agrotóxicos e também não sofre modificação genética na produção.

A Cúrcuma da Ocean Drop está no formato de cápsulas para facilitar o consumo e cumpre os requisitos mais rigorosos de controle de qualidade. Importante quando se trata de saúde, não é verdade?

Com 240 cápsulas vegetais, o conteúdo do superalimento tem duração de 2 meses e custa menos R$ 1,99 ao dia! Ficou interessado? Clique aqui para encontrar a Cúrcuma em Cápsulas em nosso site!

Caso tenha ficado com dúvidas ou tenha sugestões, escreva nos comentários! Ficamos muito felizes a com sua contribuição e logo nosso time especializado irá lhe responder.

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível