cuidados com a pele no verão (capa)

Os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados, já que é comum que as atividades realizadas ao ar livre aconteçam com maior frequência, aumentando a exposição do maior órgão do corpo humano ao Sol. 

Na estação mais quente do ano, a radiação solar incide com maior intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de diversos problemas. Para evitar o envelhecimento precoce, o ressecamento, além de doenças, queimaduras e outros malefícios para a pele, não deixe de ver as 5 dicas presentes neste artigo! Boa leitura!

5 cuidados com a pele no verão

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para alguns cuidados com a pele no verão, incluindo a preferência por certos tipos de tecidos, a utilização de filtro solar, a hidratação com dermocosméticos e água e o consumo de alimentos e suplementos fontes de carotenoides, como a Astaxantina. Confira mais:

1. Escolha corretamente suas roupas, utensílios e acessórios

Sabia que alguns tipos de tecido podem protegê-lo do Sol mais que outros? Pois é! Segundo a SBD, tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30% da radiação UV. Ou seja: mesmo vestido, você não está 100% protegido do Sol no verão. Tecidos de algodão e demais opções naturais são as melhores escolhas!

Nesse sentido, é também importante utilizar chapéus e até barracas na praia de algodão. Esses abrigos podem ser de lona igualmente. Outro acessório de extrema relevância no verão é o óculos solar, que deve apresentar proteção contra raios UV comprovados, caso contrário, são capazes de piorar os efeitos do Sol.

2. Utilize sempre filtro solar

Como apresentado anteriormente, as roupas não são capazes de proteger totalmente a pele do Sol. Para essa finalidade, é recomendado a utilização do filtro solar no rosto e nas demais partes do corpo diariamente. Para ser considerado um protetor solar eficaz, ele deve proteger contra a radiação UVA e UVB.

O FPS, indicado geralmente pelo maior número que se encontra na embalagem do produto, mostra apenas a proteção contra a radiação UVB. Para conferir o fator de proteção UVA, é preciso verificar o PPD. A orientação de uso é aplicar o produto com FPS 30 – ou mais – meia hora antes de se expor ao Sol.

3. Hidrate-se bastante

A hidratação do corpo é realizada tanto com a aplicação de hidratantes quanto com a ingestão adequada de água mineral, água de coco e sucos de frutas. Esse cuidado deve receber bastante atenção no verão, já que nessa época do ano o corpo tende a perder mais líquido, ficando mais predisposto `à desidratação.

O consumo de água deve ser em torno de 2 l ao dia, sem contar com os outros tipos de líquidos. Por usa vez, o uso de hidratantes faciais e corporais não substituem a aplicação de protetor solar. Conheça a Submarine, a linha de skincare da Ocean Drop, 100% vegana e à base de ingredientes naturais dos oceanos.

4. Previna-se das doenças de pele mais comuns no verão

No verão, as temperaturas aumentam e as pessoas tem que lidar com o excesso de calor, a umidade e o suor. O cenário descrito é propício para o desenvolvimento de fungos causadores de micoses, que podem atingir a pele, as unhas e os cabelos. A dica é utilizar tecidos leves e não permanecer com eles molhados.

As fotodermatoses são doenças de pele que parecem queimaduras, causadas pelo contato com alguns alimentos, como o limão, e depois com a exposição ao Sol. Preste atenção nisso! Outras doenças comuns são brotoejas, manchas, sardas e acnes do Sol. Caso observe algum problema, procure um dermatologista!

5. Consuma suplementos ou alimentos ricos em carotenoides

Frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, como cenoura, batata-doce, abóbora, beterraba, maçã, mamão papaia e manga contêm carotenoides, que são compostos bioativos com a capacidade de se depositarem sob a pele e desempenharem ação antioxidante. Assim, ajudam a proteger o órgão do Sol.

A Astaxantina, conhecida pela ciência como o melhor antioxidante do Mundo, também é um carotenoide que pode ser consumido em forma de cápsulas para facilitar a ingestão e trazer benefícios para a pele. No próximo tópico você entenderá mais sobre o que é e como pode fazer bem para a saúde da pele no verão.

Astaxantina para proteger a pele no verão

Esse carotenoide, que atua como um incrível antioxidante, é extraído para sua forma em cápsulas da microalga de nome científico Haematoccocus pluvialis.

Você já reparou que alguns animais marinhos, como o salmão e o camarão, são avermelhados? Isso ocorre porque eles consomem essa microalga e acabam acumulando Astaxantina em seus tecidos.

A Astaxantina contribui para a saúde da pele reduzindo a perda de umidade, bem como proporcionando melhorias na aspereza e textura, como indicou um estudo de 2017 realizado no Japão.

Além disso, outros estudos relatam que ela auxilia a manter uma pele saudável por protegê-la da deterioração induzida pelos radiação ultravioleta (UV) e pelos processos de envelhecimento.

Gostou do conteúdo?

Agora você já conhece as 5 dicas para cuidar bem da pele no verão! Ficou interessado nos benefícios da Astaxantina? Encontre-a em nosso site!

Para continuar lendo sobre o assunto, acesse: 5 Dicas para um Bronzeamento Natural e Perfeito

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop e fique por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida! Toda semana são compartilhados novos artigos! Até a próxima!

Referências