FAQ – Spirulina

FAQ – Spirulina

  1. O que é Spirulina?
  2. Onde encontrar a Spirulina no ambiente natural?
  3. Para que serve a Spirulina?
  4. Quais os benefícios da Spirulina?
  5. Como tomar Spirulina?
  6. Pode tomar Spirulina em jejum?
  7. Pode tomar Spirulina antes de dormir?
  8. Qual a quantidade de Spirulina para tomar ao dia?
  9. Qual a composição da Spirulina da Ocean Drop?
  10. Spirulina auxilia no emagrecimento?
  11. A Spirulina pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico?
  12. Quais as contraindicações da Spirulina?
  13. Diabéticos podem tomar Spirulina?
  14. Como comprar a Spirulina da Ocean Drop?

1. O que é Spirulina?

Também conhecida por alga-azul, há poucos anos foi descoberto que a Spirulina, na verdade, é uma cianobactéria. Fato é, que ela é reconhecida como um incrível superalimento (ou superfood), isto é, um alimento poderoso com quantidade e qualidade nutricional diferenciada dos demais. 

Proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, que atuam como antioxidantes no organismo, fazem parte da composição nutricional da Spirulina. 

2. Onde encontrar a Spirulina no ambiente natural?

A Spirulina é característica de ambientes de água doce, podendo tolerar pequenas quantidades de sais. No ambiente natural, pode ser encontrada na superfície de rios, lagos, estuários e outros corpos de água doce onde ocorra a disponibilidade de nutrientes e a incidência luminosa ideal para a espécie.

3. Para que serve a Spirulina?

Reconhecida como “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Spirulina serve como um complemento alimentar. Suas propriedades permitem que, além de nutrir o corpo, ela ofereça benefícios complementares para a melhora da qualidade de vida.

4. Quais os benefícios da Spirulina?

O consumo da Spirulina pode auxiliar para:

  • complementar a nutrição do corpo;
  • aumentar a capacidade antioxidante do organismo e, assim, o combate a ação dos radicais livres;
  • combater a fadiga mental e física;
  • fortalecer a imunidade;
  • prevenir e tratar a anemia;
  • melhorar a qualidade da pele;
  • emagrecer;
  • regular a pressão arterial.

5. Como tomar Spirulina?

Existem 3 formas de tomar Spirulina – cápsulas, tablets e pó – e o modo de consumo irá variar de acordo com cada tipo. A Ocean Drop oferece a versão de Spirulina em cápsulas e tablets, sendo essas avaliadas como as mais fáceis e práticas pelos consumidores, já que é necessário apenas um copo de água tomar.

As cápsulas ainda ajudam a inibir o odor característico da Spirulina, que pode ser um problema para algumas pessoas. Você também pode utilizar a sua criatividade e abrir as unidades para complementar nutricionalmente os seus alimentos e bebidas, como vitaminas, sucos, panquecas e outras receitas.

6. Pode tomar Spirulina em jejum?

A Spirulina deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeições do dia, como café da manhã e almoço, preferencialmente. É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes e, por isso, é recomendado sempre tomar junto com um copo de água.

7. Pode tomar Spirulina antes de dormir?

O ideal é consumir Spirulina cerca de 30 minutos antes das duas principais refeições do dia, como mencionado. No entanto, não existe um momento específico para o consumo, sendo possível distribuí-lo nos horários que fizerem mais sentido na rotina.

8. Qual a quantidade de Spirulina para tomar ao dia?

De maneira geral, a dose diária de Spirulina deve ser de 1,6 gramas (4 cápsulas/tablets da Ocean Drop). Entretanto, é indicado procurar aconselhamento de um profissional de saúde especializado para avaliar as necessidades individuais e indicar a quantidade adequada.

9. Qual a composição da Spirulina da Ocean Drop?

Cápsulas

A parte externa é composta por:

  • uma cápsula de gelatina de HPMC, um derivado da celulose. As cápsulas Vcaps® são vegetarianas e atendem às necessidades de uma grande variedade de consumidores preocupados com a saúde. Recebem certificação KO, Kosher ou Halal e, ainda, são certificadas pela Vegetarian and Vegan Action Society.

A parte interna é composta por:

  • 400 mg de Spirulina;
  • 20 mg QSP (mineral talco).

Tablets

  • 400 mg de Spirulina (100% de biomassa da cianobactéria).

10. Spirulina auxilia no emagrecimento?

O uso de Spirulina por 12 semanas auxiliou na manutenção da perda de peso e dos níveis de triglicerídeos em pacientes obesos e com sobrepeso. Também reduziu o apetite, podendo ser uma estratégia para contribuir com o aumento de saciedade, conforme evidenciado em um ensaio clínico.

11. A Spirulina pode auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico?

Sim. Estudos científicos já relataram que a cianobactéria possui potencial antioxidante e de fortalecimento da imunidade.

12. Quais as contraindicação da Spirulina?

Gestantes, lactantes e crianças menores de 11 anos não devem consumir Spirulina sem a recomendação de um profissional de saúde.

A Spirulina também é contraindicada para pessoas com fenilcetonúria, já que contém o aminoácido fenilalanina.

Assim como outros outros alimentos de origem ligadas ao mar, incluindo peixes e crustáceos, é importante ressaltar que a Spirulina pode causar reações alérgicas.

Pessoas que sofrem de hipertireoidismo não devem tomar o superalimento, pois o iodo presente na composição pode afetar a eficácia da medicação e comprometer o funcionamento da tireoide. Alérgicos ao iodo também não devem consumir.

Outras contraindicações estão relacionadas à doenças autoimunes, pois, como a Spirulina estimula o aumento da atividade imunitária, pode agravar os sintomas desse tipo de doença.

É importante ressaltar que todos os produtos da Ocean Drop são alimentos de qualidade nutricional avançada e não possuem nenhuma relação/interação com fármacos ou formulações com princípio ativo.

display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

13. Diabéticos podem tomar Spirulina?

Sim. Inclusive, um estudo relatou que a Spirulina aumentou os níveis de adiponectina, importante para o controle do açúcar no sangue. Também auxiliou nas variáveis inflamatórias e na capacidade antioxidante de pacientes com diabetes tipo 2.

14. Como comprar a Spirulina da Ocean Drop?

Você pode encontrar a Spirulina em cápsulas ou tablets na loja virtual da Ocean Drop por menos de R$ 1,57 ao dia! 

Clique aqui para obter todos os benefícios da Spirulina já!

referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível