Flacidez da pele – Causas, prevenção e tratamentos
Dentre as consequências do envelhecimento, a flacidez de pele, que se dá principalmente pelos fenômenos de glicação e oxidação, é uma das questões estéticas mais temidas, principalmente entre o sexo feminino.
Embora seja um processo natural do corpo, fatores externos são capazes de servir como agravante da pele flácida, incluindo má alimentação, exposição ao Sol sem proteção e sedentarismo. Você sabia disso?!
A boa notícia é, que existem algumas maneiras de retardar e diminuir o aspecto da flacidez do rosto e do corpo. Ficou interessado? Para entender mais sobre o assunto, continue ligado(a) no conteúdo! Boa leitura!
Índice
- O que é flacidez
- 4 causas da pele flácida
- 4 dicas de prevenção e tratamento para flacidez
O que é flacidez
Como mencionado, a flacidez acontece naturalmente em decorrência do envelhecimento. Ela é caracterizada pela falta de tonicidade da pele ou dos músculos, o que pode acabar afetando a autoestima.
Visto que a flacidez pode ocorrer em dois diferentes tecidos do corpo, denomina-se flacidez tissular, a flacidez da pele, e flacidez muscular, a flacidez do músculo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele flácida é consequência dos processos de glicação e oxidação que ocorrem no organismo e abalam o colágeno, a elastina e a função normal das células.
Com o avançar da idade, o fenômeno da glicação aumenta, provocando danificação na estrutura do tecido cutâneo ao deteriorar as fibras de colágeno e elastina, responsáveis por proporcionar suporte para a pele.
Da mesma forma, o processo de oxidação é elevado, sendo que esse se refere à perda de função das células, fazendo com que elas se regenerem de maneira menos rápida, assim como menos eficiente.
Além disso, fatores externos, como exposição solar sem proteção, alimentação inadequada e sedentarismo – que causa perda de tônus – podem deixar os sinais do envelhecimento da pele mais aparentes.
4 causas da pele flácida
1. Envelhecimento
Os anos trazem consigo o aumento da flacidez e, por isso, o envelhecimento é considerado uma causa natural, embora a diminuição da exposição aos fatores externos de risco possa reduzir os seus efeitos.
Como visto, junto à senescência, há aumento da deterioração das fibras de colágeno e elastina – responsáveis pelo suporte da pele – e a diminuição da função das células, impedindo que elas se renovem.
2. Má alimentação
É importante ficar atento não só ao que incluir na dieta, mas também ao que evitar. Uma alimentação rica em doces, refrigerantes, frituras, embutidos e com grande teor de sódio é prejudicial para a pele.
Por outro lado, consumir alimentos ricos em proteínas, micronutrientes e compostos bioativos pode ajudar a evitar tanto a flacidez muscular quanto a flacidez tissular.
3. Exposição solar desprotegida
Você já deve ter ouvido que o Sol é um dos maiores vilões da pele. Isso ocorre porque a radiação ultravioleta (UV) provoca a produção de radicais livres, levando ao estresse oxidativo no organismo.
A exposição solar pode ocasionar alterações irreversíveis na conformação das células. Nesse processo, as fibras de colágeno são quebradas, gerando a perda da elasticidade da pele do rosto e do resto do corpo.
4. Sedentarismo
A falta de exercícios é considerada uma das maiores causas da flacidez, pois, quando os músculos não são solicitados, suas fibras se atrofiam. Com os músculos “firmes”, a pele fica aparentemente igual.
A musculação é a atividade física mais indicada para quem deseja evitar ou acabar com a flacidez muscular. No entanto, outros tipos de esportes podem ser praticados afim de ganhar tônus.
4 dicas de prevenção e tratamento para flacidez
1. Protetor solar
Antes de pensar em como combater a flacidez, é ideal ter em mente formas de preveni-la. Para isso, uma das melhores ações é usar filtro solar todos os dias no rosto e nas demais partes expostas ao Sol.
Todo o protetor aplicado corretamente e diariamente proporcionará um efeito contra os sinais do envelhecimento da pele causados pelos danos dos raios solares e da poluição.
2. Cremes anti-idade
Ingredientes anti-aging na formulação de cosméticos tem a função de prevenir a flacidez da pele combatendo problemas que podem implicar em linhas finas e rugas.
Nesse caso, é importante procurar por hidratantes faciais e corporais com ativos antioxidantes, como vitamina C e astaxantina. Ainda, ácido hialurônico, que serve como “preenchedor”, é uma boa opção.
3. Tratamentos estéticos
Muitos tratamentos estéticos são aliados no processo de retenção da flacidez, mas devem ser bem analisados quanto aos seus procedimentos e aplicações, visto que o profissional deve ser habilitado.
Necessidades locais, como flacidez na barriga, flacidez no pescoço e flacidez no rosto podem ser tratadas com peeling químico, massagens, radiofrequência, carboxiterapia, Iontoforese e corrente russa, por exemplo.
4. Consumo de nutrientes e outras substâncias
Estudos científicos relatam que o Nutricolin estimula a síntese de colágeno, elastina e queratina. Além disso, a vitamina C e o ácido hialurônico são importantes para a formação dessas proteínas.
O Cola no Colágeno é um pró-colágeno vegano que reúne todos os ingredientes necessários para que o corpo possa realizar a síntese endógena. Entre aqui para saber mais!
Gostou do conteúdo?
Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar uma sugestão, comente ao final do artigo! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a).
Siga acompanhando o blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, bem estar e saúde. Toda a semana produzimos conteúdos novos para deixar você informado. Até a próxima!
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível