Um ativo nanoencapsulado consiste em uma cápsula de tamanho nanométrico que protege – com sucesso – uma substância que tem como objetivo causar algum efeito benéfico à saúde. Nos mais diversos produtos que estão presentes, constituem parte do que há de mais novo em tecnologia.
Além dos ativos nanoencapsulados apresentarem melhor permeação nos tecidos do corpo, sendo assim, absorvidos com extrema eficácia, são também sustentáveis. Isso faz com que cosméticos, por exemplo, possam realmente cumprir suas funções prometidas sem prejudicar o planeta também.
Ainda, as aplicações dos nanoencapsulados tem revolucionado outras áreas, como a alimentícia e a de vestuário esportivo. Então, ficou curioso(a)? Para entender mais sobre o assunto, continue ligado na leitura do conteúdo! Aqui você saberá um pouco mais sobre esse ramo da nanotecnologia e seus benefícios.
A tecnologia que proporciona tamanho invisível a olho nu aos nanoencapsulados também se preocupa com questões ambientais. Isso porque essas cápsulas nanométricas são biodegradáveis, geram menores resíduos ao meio ambiente e não apresentam ingredientes de origem animal na composição.
A aplicabilidade dessa porção da química verde oferece segurança tanto para o planeta Terra quanto para o corpo humano. No próximo tópico você verá quais são os benefícios relacionados à eficácia e estabilidade dos nanoencapsulados no organismo.
Como mencionado anteriormente, o nanoencapsulamento de um princípio ativo faz com que esse fique melhor protegido. Isso, aliado ao tamanho extremamente pequeno, faz com que a permeação nos tecidos seja maior, assim como a absorção pelo organismo. Por isso, são considerados mais eficazes.
A estrutura dos nanoencapsulados é pensada para resistir aos fatores que possam prejudicar o princípio ativo presente, como variações de temperatura, umidade e até o deslocamento da mercadoria da fábrica para o consumidor final. Sendo assim, são também mais estáveis.
Os produtos que não possuem essa tecnologia costumam ter menor efetividade em seus resultados. Afinal, eles são expostos à inúmeras adversidades com o poder de prejudicar seus princípios ativos – que são os responsáveis por causarem efeitos benéficos.
Os cosméticos com ativos nanoencapsulados, por exemplo, ficam também protegidos do meio externo, incluindo luz e oxigênio. Além disso, não correm o risco de apresentarem interação com outros componentes da fórmula.
Os três dermocosméticos da Submarine que compõe a linha de cuidados com a pele com grande poder antioxidante, oferecem na composição altas concentrações de Astaxantina.
Esse ativo é considerado o antioxidante mais poderoso da natureza, apresentando capacidade de combater os radicais livres disparadamente superior quando comparado com a vitamina C, por exemplo.
Um estudo de 2017, realizado no Japão, relatou que a Astaxantina contribui para a saúde da pele, reduzindo a perda de umidade, bem como proporcionando melhorias na aspereza e textura.
Nas formulações do Hidratante Corporal, Hidratante Facial e Sérum Facial Antioxidantes, a Astaxantina se encontra na forma nanoencapsulada – e esse é um dos pontos importantes para a eficácia dos produtos.
Como já visto ao longo do texto, o nanoencapsulamento de um ativo permite que a substância penetre nas camadas mais profundas da pele, oferecendo benefícios surpreendentes.
Esse combinado de dermocosméticos antioxidantes é ideal para quem quer manter a pele saudável e jovem por mais tempo, já que previne o envelhecimento precoce e suaviza linhas e manchas já aparentes.
Toda a linha de produtos da Submarine é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), indicada para todos os tipos de pele e idades, vegana e cruelty-free.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível