O que é acne?

O que é acne?

Você sabia que acne não é só coisa de adolescente? Na verdade, a acne vulgar é uma doença comum em países desenvolvidos e pode ocorrer em qualquer idade. Embora a acne não ofereça riscos de vida, ela traz consigo um impacto psicológico bastante significativo. Mas, felizmente existem diversos recursos terapêuticos disponíveis para tratá-la. Saiba de uma vez por todas o que é acne e tire suas principais dúvidas sobre essa condição de pele. 

Índice:
  • O que é acne?
  • O que causa espinhas?
  • Vitaminas e minerais para evitar espinhas
  • Conheça o Evitacne
  • Perguntas frequentes
    • Espinha inflamada – o que fazer?
    • Acne é hereditária?
    • Acne é contagiosa?
    • Acne piora no período pré-menstrual?
    • Acne pode ocorrer em qualquer idade?
    • Estresse dá acne?
    • Alimentos gordurosos pioram a acne?
    • Clima quente faz com que apareçam mais espinhas?
    • É importante usar produtos próprios para pele com acne? 

O que é acne?

Trata-se de um problema comum de pele que pode afetar qualquer pessoa. A acne se desenvolve quando as glândulas dos folículos capilares da pele produzem óleo em excesso e entopem os poros com bactérias e células mortas. Esses poros entupidos de óleo e bactérias podem inflamar levando à formação de espinhas.

Leia também: Principais tipos de acne

O que causa espinhas?

Os mecanismos exatos do processo de formação da acne ainda não são totalmente compreendidos, no entanto sabe-se que esse processo é caracterizado por uma superprodução de sebo, estresse oxidativo e inflamação. Hormônios e bactérias também parecem influenciar no surgimento da acne.

Sabe-se que a inflamação é um dos primeiros eventos a ocorrer no processo de formação da acne e por isso a influência dos mediadores inflamatórios e a subsequente geração de radicais livres tornou-se um dos principais focos de pesquisa experimental e clínica. Há também uma intensa especulação de que fatores dietéticos podem influenciar no surgimento da acne, e há diversas pesquisas apontando que a dieta pode ser de fato um agente relevante.

Vitaminas e minerais para evitar espinhas

Atualmente há uma ampla gama de recursos terapêuticos de venda livre para acne. Algumas vitaminas e minerais específicos são apontados como benéficos para pessoas que sofrem com acne, como:

  • vitamina A e vitamina E

As vitaminas A e E são antioxidantes básicos vitais para a saúde. Alguns estudos mostram que essas duas vitaminas podem ser muito eficientes no tratamento da acne em função da sua capacidade de regenerar e curar a pele em pouco tempo. As pesquisas em torno da vitamina A e E, sugerem resultados satisfatórios em casos de acne grave. 

 


  • vitamina B5

Também conhecida como ácido pantotênico, a vitamina B5 parece ser benéfica para o tratamento da acne. De acordo com um estudo, a suplementação de ácido pantotênico foi capaz de reduzir a contagem total de lesões faciais de acne em adultos após 12 semanas de suplementação. As manchas inflamatórias reduziram significativamente. 

 


  • zinco

Há uma variedade de estudos revelando que indivíduos com acne frequentemente possuem níveis séricos de zinco diminuídos. Evidências sugerem que o zinco é eficaz no tratamento da acne, principalmente na diminuição do número de pápulas inflamatórias. Esse mineral parece funcionar tanto quando usado em monoterapia ou como tratamento adjuvante.

 


  • resveratrol

Ele é conhecido por ser um potente antioxidante com múltiplos efeitos biológicos, incluindo propriedades antimicrobianas. No contexto da acne o resveratrol se mostra eficiente, pois a acne vulgar é uma doença caracterizada por uma resposta imune inflamatória do hospedeiro à bactéria Propionibacterium acnes. Um estudo mostrou que o resveratrol tem atividade antibacteriana sustentada contra P. acnes e, esse achado destaca o potencial do resveratrol como uma nova opção para o tratamento da acne vulgar.

 


  • selênio

Algumas pesquisas já identificaram baixos níveis de selênio no sangue de indivíduos com acne. Devido a esse achado, um estudo examinou o efeito da suplementação diária de selênio e vitamina E pelo período de 12 semanas em pacientes que sofriam de acne severa. Essa combinação de selênio com vitamina E levou a melhorias gerais da pele e da aparência da acne. 

 


  • levedura de cerveja

Surpreendentemente, um estudo demonstrou que a levedura de cerveja pode ser eficaz na eliminação da acne. Trata-se de um fungo unicelular frequentemente usado para a produção de cerveja que é provavelmente benéfico para tratar a acne devido ao seu alto nível de cromo. Em 80% dos participantes do estudo, a condição da acne foi considerada curada ou ao menos consideravelmente melhorada.

Conheça o Evitacne

São esses achados científicos que nos fazem ter certeza de que a pele é um reflexo do que comemos. Foi pensando nisso que a Ocean Drop criou o Evitacne. Esse suplemento contém os melhores ingredientes para ajudar a manter a pele saudável, bonita e livre de acne.

No Evitacne tem vitamina A, B6, C e E, além de cobre, selênio, zinco, resveratrol e levedura de cerveja. Essa combinação foi cuidadosamente formulada para atuar na saúde da pele de dentro para fora! O Evitacne faz parte do Smart Blend da Ocean Drop exclusivo para pele e você pode começar a cuidar da sua pele de forma eficiente comprando o Evitacne aqui no site da Ocean Drop!

Perguntas frequentes

➜ Espinha inflamada – o que fazer?

A Associação Americana de Dermatologia recomenda que em casos como esse o indivíduo não deve – em hipótese alguma – tentar estourar a espinha ou aplicar qualquer tipo de tratamento caseiro. O primeiro passo deve ser limpar a pele gentilmente com um produto adequado para o rosto e em seguida aplicar gelo para reduzir a dor e o inchaço. Por fim, deve-se buscar ajuda de um médico dermatologista para aplicar o tratamento mais adequado.

 

➜ Acne é hereditária?

Nem sempre, mas pode ser. Mesmo que não haja um gene que torne alguém mais propenso a ter acne, uma pesquisa mostrou que a genética pode ter um impacto sobre as chances de se ter acne. Isso ocorre porque a genética pode determinar a eficácia do sistema imunológico em afastar a Propionibacterium acnes ( P. acnes ), que é uma bactéria que promove a acne. 

 

➜ Acne é contagiosa?

Não. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a acne não é contagiosa e não está relacionada à “sujeira” da pele ou do sangue.

 

➜ Acne piora no período pré-menstrual?

Pode piorar, pois a fisiopatologia da acne é amplamente influenciada pela regulação hormonal. Um estudo relata que ​​a prevalência exata da acne no período pré-menstrual é desconhecida, no entanto foi verificado que cerca de 44% das mulheres relataram um aumento da acne nesse período em certos meses. 

 

➜ Acne pode ocorrer em qualquer idade?

Sim, apesar de ser mais comum em adolescentes e mulheres na menopausa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a acne afeta cerca de 56,4% da população adulta no Brasil. Não tem idade para a acne aparecer!

 

➜ Estresse dá acne?

Sim, o estresse pode estimular o surgimento da acne. Uma pesquisa que verificou a relação entre estresse e acne mostrou que cerca de 20% dos jovens são afetados por acne moderada a grave em períodos de estresse. Os autores identificaram que a gravidade do estresse está fortemente correlacionada com o aumento da gravidade da acne sugerindo que o estresse provavelmente tem um papel importante na patogênese da acne.

 

➜ Alimentos gordurosos pioram a acne?

Sim, podem piorar. Um estudo francês constatou que alimentos gordurosos e/ou ricos em açúcar, podem desencadear um surto de acne. Apenas uma porção de um alimento gorduroso, como batata frita, ou um alimento rico em açúcar como um donut, já aumenta o risco de acne em 54%.

 

➜ Clima quente faz com que apareçam mais espinhas?

O calor pode contribuir para a piora da acne, porque o clima quente faz o corpo transpirar mais. A transpiração pode contribuir para um tipo específico de acne comumente reportado como “espinhas de suor”. A combinação de suor e calor pode levar ao entupimento dos poros causando a acne.

 

➜ É importante usar produtos próprios para pele com acne? 

Sim, é fundamental utilizar apenas produtos próprios para peles acneicas. As principais recomendações sobre produtos para peles propensas à acne são o uso de géis hidratantes ou cremes livres de óleo. Os produtos gordurosos podem obstruir ainda mais os poros da pele e essa recomendação vale para sabonetes, loções, demaquilantes, protetor solar e maquiagens.

A acne é um problema de pele comum que pode causar importantes impactos negativos no bem estar e qualidade de vida. No entanto, há uma variedade de recursos disponíveis para tratá-la e a resposta pode estar no que você come, nos nutrientes que podem estar em falta ou nos produtos que você passa na pele todos os dias. Não deixe de consultar um médico dermatologista caso você esteja sofrendo com a acne.

Gostou?

A sua pele é reflexo do que você consome. Por isso, a deficiência nutricional, como do zinco e da vitamina A, pode ser notada através de sintomas como as acnes. A reposição dos nutrientes é extremamente importante e deve ser sempre feita com o uso de suplementos corretos. A Ocean Drop desenvolveu um remédio para acne, o Evitacne, com o propósito de trazer saúde e beleza de dentro para fora.

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]