O que é Fadiga e como Acabar com o Cansaço Excessivo?

O que é Fadiga e como Acabar com o Cansaço Excessivo?

Afinal, o que é fadiga? Esse sintoma é o desgaste tanto físico, quanto mental, que ocasiona uma queda brusca de energia, podendo levar à dores de cabeça, por exemplo. 

Já passou por aqueles dias em que, mesmo dormindo boas horas de sono, acordou com um cansaço excessivo? Ou então, aqueles dias em que só conseguiu viver graças à máquina de café, mas mesmo assim, não teve produtividade? Então você precisa saber como acabar com a fadiga já!

Existem várias razões para viver exausto, além da falta de horas bem dormidas. Como visto, inclusive, você pode dormir bem e, mesmo assim, continuar com a sensação de que ainda não recuperou as energias.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga lendo o artigo!
Índice
  • O que é fadiga?
  • Quais podem ser as causas da falta de energia? 
  • Como acabar com o cansaço excessivo?

O que é fadiga?

Geralmente quando as pessoas questionam “o que é fadiga?”, acabam imaginando que é apenas uma sensação de cansaço maior que o habitual. No entanto, a fadiga é um sintoma de que algo não está funcionando como deveria dentro do corpo. 

 

Uma pessoa com fadiga pode ter problemas em realizar tarefas importantes do cotidiano, impactando negativamente na qualidade de vida. Quando identificado esse tipo de situação, é indicado procurar um médico para diagnosticar a causa e tomar as providências.

 

Você também pode amenizar a fadiga adotando algumas práticas que verá ao longo deste conteúdo, então se você busca uma solução para problemas de cansaço excessivo, fique de olho na leitura!

Quais podem ser as causas da falta de energia?

A falta de energia no dia a dia é um sinal de alerta, afinal, isso está apontando que o nosso corpo precisa de algo que não estamos ofertando.. 

 

Algumas das causas para a falta de energia são::

 

  • má alimentação e deficiência nutricional que podem ser pelo consumo prevalente de alimentos com baixo valor nutricional, isto é, com poucas vitaminas e minerais;desequilíbrio no ciclo do sono com noites mal dormidas e descanso menor que  o necessário;
  • estresse e até mesmo depressão;
  • falta da prática de atividade física que pode ocasionar uma baixa produção de endorfina no cérebro, impactando diretamente na qualidade de vida, já que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Como acabar com o cansaço excessivo?

Caso você tenha identificado que está com sensação de cansaço excessivo e que possui dificuldades em ter aquele gás para realizar todos os afazeres do dia, é o momento de entrar em ação com algumas das dicas práticas abaixo:

Tome um bom café da manhã

Começar o dia sem café da manhã é como iniciar uma viagem sem abastecer o carro. Pulando a primeira refeição diária, você tende a ficar fraco e cansado. Se for uma das pessoas que tem a sensação de que a barriga acorda mais tarde do que você, experimente algumas das dicas abaixo:

 

  1. aposte nas vitaminas ou smoothies, mas não esqueça de incluir fibras (aveia, linhaça e chia) e proteínas (pasta de amendoim, iogurte e leite) para ter tudo o que precisa nessa refeição; 
  2. prefira porções menores e divididas pela manhã, dessa maneira, você não irá correr o risco de ter muita fome antes do almoço;
  3. na hora das compras, pense no café da manhã como uma refeição prática, principalmente se tiver um dia a dia atarefado. Sempre tenha iogurtes, granola e cereais integrais à mão, assim não terá desculpas de estar sem tempo para a refeição.

Faça exercícios físicos

Uma pesquisa feita pela Universidade da Geórgia nos Estados Unidos, revelou que adultos sedentários que começaram a praticar  exercícios por, no mínimo, 20 minutos e três vezes por semana, sentiram menos cansaço e mais energia após 6 semanas dessa rotina.

 

Esse fenômeno ocorre porque exercitar-se regularmente aumenta a força e a resistência, além de ajudar o sistema cardiovascular – e o mais importante: fornece nutrientes e oxigênio aos tecidos.

Equilibre seus macronutrientes

Os nutrientes são divididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes. O nosso corpo necessita de uma quantidade maior de macronutrientes, ou seja, de gorduras, proteínas e carboidratos. Ele os utiliza para gerar energia, necessária para realizar as atividades do dia a dia.

 

Muitas pessoas têm o hábito de evitar gorduras na dieta com a intenção de perder peso. Porém, nosso organismo precisa de gorduras para funcionar, pois elas são fonte de energia, além de essenciais para a produção de alguns hormônios. Entretanto, existe uma diferença entre “gorduras boas” e “gorduras ruins”.

 

Nas gorduras boas, também chamadas de insaturadas, existem 2 grupos. O primeiro grupo consiste nas monoinsaturadas, que dentre outras coisas podem beneficiar o coração.

 

Elas podem ser encontradas em vários alimentos, como:

 

  • abacates;
  • a maioria das oleaginosas, como amêndoas e castanhas;
  • azeite de oliva.

O segundo grupo contém as gorduras poliinsaturadas, onde estão os ácidos graxos ômega 3 e 6, que são essenciais. Isso significa que o nosso corpo necessita desses compostos para o bom funcionamento, mas não tem a capacidade de produzi-los, logo, precisamos realizar a ingestão diariamente.

Além disso, gorduras poliinsaturadas também ajudam a regular o nível de colesterol ruim, que pode estar elevado até mesmo em pessoas jovens. Por isso, é recomendado incluir na dieta alimentos, como, por exemplo:

  • peixes gordos (incluindo salmão e sardinha);
  • ovos.

As gorduras ruins, por outro lado, são as saturadas e trans. Esses tipos de gorduras aumentam o colesterol ruim (LDL) e devem ser evitados. Abaixo, alguns exemplos de alimentos ricos em gorduras maléficas ao organismo humano:

 

  • margarina;
  • refeições congeladas;
  • alimentos fritos.

 

Além do mais, o seu cérebro é feito de 60% de gordura, então nutri-lo com gorduras boas é uma ótima maneira de como acabar com a fadiga. Por fim, é importante ressaltar que os baixos níveis de proteínas e carboidratos também afetam seu nível de energia negativamente.

Hidrate-se

A desidratação é prejudicial ao corpo humano, pois causa uma redução no volume de sangue do organismo, tornando o fluido mais grosso e, reduzindo assim, a velocidade com que os nutrientes e o oxigênio são levados até os músculos e órgãos.

 

Mesmo uma pequena desidratação, como a perda de 2% dos fluidos corporais, pode afetar os níveis de energia do corpo. Uma garrafa de água em sua mesa do escritório, ao lado da xícara de café, pode ajudar você a manter a hidratação.

Consuma cafeína com moderação

A cafeína ajuda a eliminar os radicais livres, que danificam as células e podem até causar doenças, como câncer e catarata, além de ajudar o cérebro a guardar memórias de longo prazo. Mas, assim como outros alimentos, a moderação é fundamental.

 

A cafeína em excesso bloqueia a produção da adenosina, um subproduto de células ativas, responsável por gerar fadiga quando em excesso. A substância ainda pode causar dificuldades para dormir até 6 horas depois. Obviamente essas poucas horas de sono irão proporcionar um cansaço excessivo.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera seguro o consumo de até 400 mg de cafeína por dia para pessoas saudáveis. Uma dica é apostar na cafeína isolada, dessa maneira, o controle de ingestão diária é bem mais fácil. 

Adicione ferro à sua alimentação

O ferro é um mineral que ajuda no transporte de oxigênio para as células, incluindo as dos  músculos. A falta de oxigênio resulta em uma grande sensação de fadiga e cansaço excessivo – um sintoma sério da deficiência de ferro.

Para aumentar o nível de ferro é recomendado consumir alimentos, como espinafre e carnes, ricos no nutriente. Também é importante adicionar à dieta alimentos ricos em vitamina C. Quando consumimos essa vitamina junto com o ferro, melhoramos a absorção no corpo, principalmente do ferro das fontes vegetais.

Você sabia que você encontra a Spirulina em cápsulas, uma boa fonte de ferro? E a Chlorella, por sua vez, uma fonte de vitamina C? Essa dupla é ótima para suprir as necessidades do corpo! Leia mais sobre a Spirulina e a Chlorella clicando aqui!

Adote uma suplementação natural

A suplementação natural é uma ótima opção para quem não tem tempo para manter uma nutrição de forma correta e não sabe como acabar com a fadiga. Além disso, é interessante para quem deseja melhorar o desempenho do corpo de forma mais inteligente e eficiente.

Mas lembre-se: manter uma rotina balanceada e alimentar-se nos períodos corretos do dia, atrelados à prática de atividade física regular, pode auxiliar você a combater a fadiga em longo prazo e a ficar mais energizado.

Agora que você já sabe o que é fadiga e como acabar com o cansaço excessivo, conheça o Suplemento para Dar Energia e Disposição da Ocean Drop, uma solução prática e de excelente qualidade nutricional para você aumentar a disposição do seu dia a dia.

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível