Óleo de semente de uva: o que é, para que serve e onde comprar
Se tem um alimento que pode ser aproveitado por inteiro e, ainda, fornecer benefícios incríveis para a saúde, esse alimento é a uva! O óleo de semente de uva vem chamando atenção por ser uma alternativa saudável aos outros óleos vegetais, além de possuir efeitos antioxidantes potencializados quando combinado com a coenzima Q10.
Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre o poderoso óleo e como você pode incluí-lo na sua rotina de cuidados com a saúde.
Índice
- O que é?
- Como é extraído da uva?
Óleo de semente de uva – para que serve?
- Benefícios do óleo de semente de uva
- Por que associar o óleo de semente de uva com a coenzima Q10?
- Onde comprar óleo de semente de uva com coenzima Q10?
O que é?
O óleo de semente de uva é um componente extraído das sobras de sementes de uva que são deixadas para trás após a produção de vinho. Da semente, é possível extrair 16% de óleo e 7% de fenóis complexos, como taninos. Esse óleo é rico em proantocianidinas e outros componentes que possuem uma potente capacidade de eliminar radicais livres. Atualmente, o óleo de semente de uva é comercializado como uma alternativa mais saudável aos demais óleos vegetais, bem como um excelente componente de produtos de beleza anti-envelhecimento.
Nos últimos anos, o extrato do óleo de semente de uva vem se tornando cada vez mais popular no mercado como um suplemento nutricional, especialmente na Austrália, Coréia, Japão e Estados Unidos. Isso ocorreu, provavelmente, porque as sementes de uva são ricas em compostos fenólicos que oferecem excelentes benefícios para a saúde humana.
Como é extraído da uva?
Após a produção do vinho, as sementes da uva são separadas para a extração do seu óleo. Esse óleo é tradicionalmente extraído por métodos mecânicos ou solventes orgânicos.
No método de extração mecânica, a extração rende menos, porém, a qualidade do óleo é superior. Na extração por solvente orgânico, o rendimento é mais alto, mas o produto final contém traços residuais do solvente.
Outro método de extração é a prensagem a frio. Nesse método, o rendimento é menor do que a extração com solvente, embora ele retenha mais os componentes bioativos do óleo, além de ser mais seguro para consumo por não conter resíduos de solvente.
Óleo de semente de uva - para que serve?
Por ser rico em compostos fenólicos, ácidos graxos e vitaminas, o óleo de semente de uva tem grande importância econômica e serventia para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.
Esse óleo é muito utilizado como substituto de outros óleos vegetais e é conhecido por conferir características sensoriais diferenciadas em preparações culinárias. Além disso, ele possui uma alta quantidade de ácido linoleico, vitamina E e fitoesterois, que adicionam uma boa densidade nutricional aos alimentos. O consumo de óleo de semente de uva na alimentação parece ser uma alternativa promissora de óleo vegetal no manejo de algumas doenças, devido ao elevado teor de ácidos graxos ômega-6.
O óleo de semente de uva também serve como um potente antioxidante em produtos de beleza com proposta anti envelhecimento, pois contém uma boa quantidade de vitamina E. Essa vitamina atua como antioxidante auxiliando na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
Benefícios do óleo de semente de uva
O óleo extraído da semente de uva tem demonstrado excelentes efeitos antioxidantes e uma importante função na prevenção de certas doenças. A seguir, confira os principais benefícios:
1. Proteção contra danos oxidativos nas células
Estudos relatam que as sementes de uva possuem um amplo espectro de propriedades farmacológicas contra o estresse oxidativo. Esse estresse nas nossas células têm sido associado ao desenvolvimento de mais de 200 doenças diferentes, portanto, os radicais livres precisam ser neutralizados por antioxidantes. Os componentes fenólicos do óleo de semente de uva, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos, taninos e estilbenos, atuam justamente como um potente antioxidante, protegendo as nossas células.
2. Efeito anti- inflamatório
Atualmente, as doenças crônicas mais prevalentes no mundo, como a obesidade, são acompanhadas por processos inflamatórios. Nesse contexto, o consumo de nutrientes com capacidade anti-inflamatória é bastante benéfico. Estudos demonstram que os polifenois presentes no óleo de semente de uva são capazes de inibir a liberação de ácido araquidônico, responsável pela produção de leucotrienos e prostaglandinas, que, por sua vez, ativam a resposta inflamatória.
3. Efeito cardioprotetor
Um estudo observou que o extrato de semente de uva foi capaz de reduzir o LDL oxidado em 61 indivíduos saudáveis, sugerindo um potencial efeito cardioprotetor. Esse resultado surgiu após a administração consecutiva de 12 semanas de comprimidos contendo 0, 200 ou 400 mg de extrato de semente de uva.
5. Proteção bacteriana
O óleo de semente de uva também parece ter um efeito tóxico sobre alguns patógenos, provocando um efeito inibitório sobre o crescimento de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. De acordo com um estudo, a atividade antimicrobiana apresentada pelos compostos fenólicos envolve a indução de dano oxidativo à membrana bacteriana, principalmente de E. coli, sem afetar as células do hospedeiro. Essas descobertas sugerem que o óleo de semente de uva ajudaria nas terapias tradicionais nas quais os antibióticos são ineficazes.
6. Auxilia na cicatrização
Estudos com sólidas evidências apoiam que o óleo de semente de uva ajuda na cicatrização de feridas dérmicas. A aplicação tópica do óleo acelera a contração e o fechamento da ferida ao contribuir com a fabricação de um novo tecido dérmico.
Por que associar o óleo de semente de uva com a coenzima Q10?
Seria possível potencializar ainda mais os efeitos antioxidantes do óleo de semente de uva? Sim! Associando-o com a coenzima Q10.
A coenzima Q10 (CoQ10) é um forte antioxidante, muito eficaz na proteção da membrana celular contra a formação de radicais livres. Essa enzima, basicamente, “sequestra” os radicais livres. Além disso, a oQ10 exerce um importante papel na transferência de elétrons mitocondriais e conservação de energia.
Os flavonoides, presentes no óleo de semente de uva, também possuem uma forte atividade “sequestradora” de radicais livres, portanto, o óleo de semente de uva associado a coenzima Q10 fornece um efeito antioxidante imbatível, especialmente para a pele.
Um estudo verificou que a suplementação de CoQ10 aumentou significativamente os níveis dessa substância na pele, mesmo nas camadas mais profundas, promovendo um efeito antienvelhecimento.
Onde comprar óleo de semente de uva com coenzima Q10?
Em breve, essa super combinação de ingredientes antioxidantes poderá ser encontrada no site da Ocean Drop! Juntamos o óleo de semente de uva com a coenzima Q10 da mais alta qualidade para a sua saúde conquistar todos os benefícios que esses dois ingredientes oferecem.
Você já tinha ouvido falar nessa super combinação?
Referências
- Phytochemical Constituents, Health Benefits, and Industrial Applications of Grape Seeds: A Mini-Review
- Grape Seed Oil Compounds: Biological and Chemical Actions for Health
- Dermal wound healing properties of redox-active grape seed proanthocyanidins
- Efeitos terapêuticos da proantocianidina e coenzima Q10 na lesão ocular induzida por nitrogênio por mostarda
- Grape (Vitis vinifera L.) Seed Oil: A Functional Food from the Winemaking Industry
- Determination of antibacterial effects and total phenolic contents of grape (Vitis vinifera L.) seed extracts
- Beneficial effects of grape seed extract on malondialdehyde-modified LDL
- Coenzyme Q10 Supplementation in Fibrosis and Aging
- Topical treatment with coenzyme Q10‐containing formulas improves skin’s Q10 level and provides antioxidative effects
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 6˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para área da saúde desde 2016.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível