Quais os benefícios da Spirulina?

Quais os benefícios da Spirulina?

Quem diria que uma das formas de vida mais antigas do Planeta Terra seria hoje considerada um dos alimentos mais nutritivos do mundo? A Spirulina surpreende por ser uma fonte vegetal de proteínas, ácidos graxos e antioxidantes, mas o que surpreendente ainda são os benefícios da Spirulina para a saúde humana. Até mesmo a NASA a utiliza em viagens espaciais, graças à ampla gama de nutrientes que uma pequena quantidade pode fornecer. Tanto em pó quanto em cápsulas, conheça os principais benefícios dessa cianobactéria, também conhecida como alga verde azulada.

Índice
  • O que é Spirulina?
  • Quais são os benefícios da Spirulina?
  • Benefícios da Spirulina em pó
  • Benefícios da Spirulina em cápsulas e tabletes

 

O que é Spirulina?

A Spirulina é uma cianobactéria, também conhecida como alga azul-esverdeada, que cresce em água doce e salgada, muito conhecida pelo seu alto teor de proteínas e micronutrientes. Apesar da sua capacidade de fotossíntese, atualmente a Spirulina é classificada como uma cianobactéria devido a sua composição genética fisiológica e bioquímica. 

Em virtude da sua extraordinária densidade nutricional, os benefícios da suplementação dessa cianobactéria têm sido cada vez mais estudados pela ciência. Por isso, há cada vez mais opções de Suplementos de Spirulina em pó ou Spirulina em cápsulas.

Quais são os benefícios da Spirulina?

A literatura científica atual apoia os benefícios da Spirulina para diversos órgãos e sistemas do corpo. É mais do que presumido que a comunidade científica tenha tanto interesse sobre a Spirulina, afinal, ela é composta por inúmeros antioxidantes poderosos, como:

  • betacaroteno; 
  • ficocianina;
  • tocoferóis;
  • compostos fenólicos;
  • ácido gama-linolênico.

Desde ajudar na redução de gordura corporal até ter efeitos anti-tumorais, conheça, a seguir, 12 benefícios surpreendentes da Spirulina para os humanos:

1. Melhora a resistência muscular

O tecido muscular de atletas e esportistas estão sob constante estresse que causam danos musculares. Esse dano frequente é um dos motivos que impedem o atleta de ir além e superar seus resultados. Nesse contexto, um estudo descobriu que a Spirulina pode proteger os músculos dos danos causados pelo esporte, melhorando a resistência muscular. Isso é especialmente relevante para atletas de alta performance.

Outro benefício da Spirulina para a resistência muscular foi demonstrado em um estudo que avaliou modalidades esportivas de alta intensidade.  O uso da suplementação de Spirulina por atletas causou uma diminuição significativa na oxidação de carboidratos e aumentos significativos na oxidação de gordura. Essas mudanças na oxidação do substrato levaram a uma economia dos estoques de glicogênio que favoreceram a extensão do tempo do exercício.

2. Tem ação anti-tumoral 

Estudos sobre o desenvolvimento do câncer avançam a cada ano que passa, no entanto, a ciência ainda não compreendeu totalmente como controlar a proliferação de um tumor. Estudos atuais suportam uma função promissora da Spirulina como coadjuvante no tratamento do câncer por ajudar a inibir o crescimento do tumor em poucos dias. Esses efeitos foram atribuídos à sua atividade antioxidante, inibição da produção mitocondrial de ROS e alterações no status redox intracelular.

3. Auxilia no tratamento de doenças psiquiátricas

Depressão, ansiedade, bipolaridade: esses são os problemas psiquiátricos mais comuns da atualidade e há inúmeros tratamentos possíveis. Na contramão da alopatia, um estudo mostrou que a suplementação com Spirulina pode auxiliar como coadjuvante, contribuindo para o tratamento de doenças psiquiátricas e transtornos de humor. Isso é apoiado pela descoberta de que essa cianobactéria é fonte do precursor de serotonina, o triptofano. A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, o ritmo circadiano, a memória, entre outras funções.

4. Combate a anemia

Sabe-se que a anemia se dá pela quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos circulando no sangue e também está intimamente conectada com a imunidade. Dito isso, um estudo demonstrou que, em apenas três meses, a suplementação com Spirulina ajudou a melhorar a função imunológica ao aumentar os glóbulos vermelhos do sangue. Isso é especialmente importante para a população suscetível à anemia, como idosos e pessoas imunossuprimidas.

5. Ação antioxidante e anti-inflamatória

O potencial antioxidante da Spirulina é de fato extraordinário e diversos estudos já mostraram isso. Esse potencial se dá pela sua capacidade de ativar enzimas antioxidantes, ajudando a eliminar os radicais livres, sendo que o grande protagonista desse poder é a ficocianina. A ação antioxidante da Spirulina é tão significativa que alguns estudos sugerem que essa alga pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento de doenças associadas ao estresse oxidativo.

Um estudo também mostrou as excelentes propriedades anti-inflamatórias da Spirulina. Um dos componentes da alga revelou ser capaz de inibir uma fonte significativa de estresse oxidativo dos adipócitos (células de gordura). Ao suprimir o estresse oxidativo dos adipócitos, a Spirulina pode levar a efeitos anti-inflamatórios sistêmicos muito eficientes.

6. Apoia a saúde do fígado

Uma das principais doenças do fígado, a Doença Hepática Gordurosa não Alcoólica (DHGNA), pode acometer qualquer pessoa ao longo da vida. É por isso que todos precisamos preservar a função hepática – e a Spirulina pode ajudar! Estudos que testaram a suplementação de Spirulina em pacientes com DHGNA mostraram excelentes efeitos metabólicos ao melhorar o perfil lipídico dos pacientes. A suplementação dessa cianobactéria promoveu uma redução significativa dos níveis de LDL (colesterol “ruim”) e colesterol total, além de aumentar os níveis de HDL (colesterol “bom”).

7. Ajuda na redução do colesterol “ruim”

Um colesterol “ruim”(LDL) alto junto com um colesterol “bom” (HDL) baixo indica um perfil lipídico nada favorável para a saúde cardiovascular. No entanto, felizmente alguns estudos mostraram que a Spirulina pode ser uma excelente aliada na melhora desses indicadores. O efeito dessa alga sobre o perfil lipídico é que ela não só diminui os níveis de triglicerídeos e do colesterol “ruim”, como também aumenta os níveis de colesterol “bom”.

8. Ameniza os sintomas da rinite alérgica

Quem diria que uma cianobactéria poderia trazer benefícios para quem sofre de rinite alérgica? De acordo com um estudo, a Spirulina age melhorando os principais sintomas da rinite, como congestão nasal, coceira e espirros constantes. O mecanismo para esse potencial parece estar nas suas propriedades anti-inflamatórias. Esse achado pode ser muito animador para quem tem rinite, pois essa doença interfere significativamente no bem-estar e qualidade de vida apesar de não ser grave. 

9. Ajuda no combate a candidíase

A candidíase vulvovaginal é uma infecção comum que compromete a qualidade de vida de muitas mulheres no mundo todo. Há uma diversidade de recursos terapêuticos promissores para combater essa infecção e a Spirulina parece ser um deles. Um estudo verificou que a Spirulina tem potente atividade fungicida contra todas as espécies de Candida. O estudo também descobriu que a Spirulina combina essa atividade antifúngica a um leve efeito modulador de cálcio, que pode ser útil em caso de infecções por microrganismos resistentes.

10. Reduz a pressão arterial

A pressão alta é um dos principais fatores de risco da hipertensão, portanto, controlar a pressão arterial é fundamental! Atualmente, há uma porção de recursos que ajudam a reduzir a pressão de quem sofre de pressão alta e uma meta-análise indicou que a suplementação de Spirulina pode ajudar também! O estudo foi conduzido em pacientes hipertensos que receberam suplementação de 1 a 8 g de spirulina por 12 semanas e os resultados indicaram um efeito de suporte na prevenção e tratamento da hipertensão.

11. Ajuda a controlar o apetite

Controlar o apetite é um tremendo desafio para a maioria das pessoas, especialmente para aquelas que estão em processo de emagrecimento. Nesse contexto, um estudo mostrou que a Spirulina pode ajudar na diminuição do apetite pela presença da L-fenilalanina, que é um aminoácido essencial. Surpreendentemente, no estudo foi observado uma redução na ingestão de calorias após a ação da L-fenilalanina devido a uma sensação de plenitude gástrica significativamente maior. Em outras palavras, a Spirulina pode ajudar a diminuir o apetite e esse é um efeito muito valioso para quem deseja emagrecer.

12. Contribui para um bom estado nutricional

Por fornecer uma excelente densidade de nutrientes, é indiscutível que o consumo de Spirulina pode ajudar a melhorar o estado nutricional dos humanos. Esse potencial foi reconhecido por Instituições Intergovernamentais na década de 1970 quando lançaram a Spirulina para combater a fome e a desnutrição no projeto “Spirulina Against Malnutrition”. Essa cianobactéria também foi reconhecida e recomendada pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) e pela European Space Agency para suplementação alimentar durante viagens espaciais de longo prazo.

Crianças desnutridas da República Democrática do Congo também já foram beneficiadas pela Spirulina. De acordo com um estudo, a Spirulina foi capaz de restaurar o estado nutricional de crianças desnutridas em poucos dias. Isso indica que essa suplementação pode ser muito importante em países com índices altos de desnutrição infantil.

Benefícios da Spirulina em pó

O potencial nutritivo da Spirulina é extraído diretamente da cianobactéria e transformado em pó para o uso humano. Estudos mostram que o conteúdo de carotenóides da Spirulina em forma de pó possuem atividades antioxidantes significativas e excelentes propriedades nutricionais, mesmo após o processo industrial de transformação da alga em pó.

Consumir a Spirulina em pó é interessante quando a quantidade diária recomendada for um pouco maior, além desse formato também ser vantajoso para uso culinário. A Spirulina em pó pode ser adicionada a bolos, pães, panquecas, shakes e polvilhada em frutas. Essa pode ser uma excelente forma de aumentar a densidade nutricional das refeições.

Benefícios da Spirulina em cápsulas e tabletes

A Spirulina em cápsulas e tabletes nada mais é do que o pó de Spirulina encapsulado ou compactado, portanto, esse formato oferece os mesmos benefícios da Spirulina em pó. A principal diferença é que em cápsulas/tabletes há um controle preciso sobre a quantidade de Spirulina que está sendo consumida – e isso pode ser muito importante. Outra vantagem da Spirulina em cápsulas/tabletes é a praticidade que ela oferece, afinal, você pode facilmente levar com você e tomar em qualquer lugar.

Seja em pó ou em cápsulas/tabletes, é importante saber que os suplementos de Spirulina não são todos iguais! É necessário um extremo controle de qualidade durante todo o processo de extração para que nenhuma propriedade benéfica seja perdida. Nesse sentido, a Spirulina cápsulas da Ocean Drop é hoje uma das mais distintas do mercado, porque é extraída diretamente da origem na Província de Hainan e há um extremo controle de qualidade por trás de todo processo, além de muito respeito pelo meio ambiente.

E se até mesmo a NASA reconheceu os benefícios da Spirulina para a saúde humana, quem somos nós para não considerar incluí-la no dia a dia não é mesmo?

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível