Depende. Em alguns casos, a reeducação alimentar pode – sim – emagrecer. Afinal, atualmente, o hábito de consumir alimentos ultraprocessados está cada vez mais comum na população. Os alimentos industrializados, ultraprocessados e processados ,normalmente apresentam altas concentrações de sal, açúcar, gordura e conservantes, causando inflamação, retenção de líquido e inchaço. Quando os alimentos industrializados começam a sair do cotidiano e alimentos in natura ficam mais presentes nas refeições, é possível que o corpo comece a regular suas funções e, inclusive, emagrecer um pouco.
É importante saber que para ter o emagrecimento, é indispensável gastar mais energia do que é consumido. A energia dos alimentos é calculada pelas calorias. Já a energia gasta, é individual e deve ser calculada pelo nutricionista.
Talvez você esteja se perguntando como é que é possível emagrecer só com reeducação alimentar. A resposta é simples: quando comemos alimentos in natura e integrais (frutas, verduras, cereais integrais, carnes, ovos, leite) no lugar de alimentos ultraprocessados (carnes embutidas, frituras, bebidas açucaradas, refrigerantes, biscoitos e etc), naturalmente, estamos consumindo menos calorias. Os alimentos in natura tem uma densidade calórica muito menor que os alimentos ultraprocessados. Além de tudo, os alimentos ultraprocessados são menos nutritivos, por não conterem os nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para exercer suas funções vitais.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível