Você sabia que o extrato de própolis pode ser um grande aliado para a imunidade? Estar com o sistema imune saudável é vital, já que ele é o nosso sistema de defesa. Para proteger o nosso corpo, as células do sistema imune precisam ficar em estado de alerta em tempo integral. Um dos mecanismos de defesa, é diferenciar o “eu” e o “não-eu”, assim, é possível saber quem são os intrusos que podem prejudicar ou causar algum dano.
Mesmo que o sistema imune seja muito completo e tenha várias ferramentas de ações eficientes, ele pode não dar conta da ameaça, ficar sobrecarregado ou, simplesmente, falhar. E olha que coisa fantástica: é possível tomar medidas que auxiliam o sistema imune, deixando ele mais forte para que consiga agir na hora necessária. É nesse momento que o própolis pode atuar beneficiando o sistema imune.
Mas afinal, o que é o própolis? Pois bem, o própolis é produzido pelas abelhas para proteger a colmeia. Ele exerce diversas funções, como vedar rachaduras, isolar a temperatura e a umidade e atuar como antisséptico. Isso mesmo, as abelhas utilizam o própolis para se protegerem contra larvas, assim como protegerem os depósitos e favos de mel contra infecções microbianas.
Além das funções do própolis para as abelhas, suas propriedades para os humanos já são conhecidas há milênios. Hoje em dia, o própolis ainda é um dos remédios naturais mais populares em todo o mundo. Quer saber como o extrato de própolis pode ser eficaz na sua saúde? Acompanhe o conteúdo para descobrir os benefícios do extrato de própolis.
O própolis é um produto rico em compostos bioativos que exerce diversas funções para a colmeia e as abelhas. Contudo, ao ser coletado está na sua forma bruta.
O extrato de própolis é um subproduto do própolis, manipulado com o intuito de extrair seus principais ativos. Assim como existem diversos tipos de própolis, existem diferentes métodos para a sua melhor extração.
De maneira geral, o própolis apresenta baixa solubilidade em água, sua extração por maceração pode ser feita em extrato aquoso e etanólico. A extração do própolis serve para dissolver seus compostos e eliminar a cera, facilitando a disponibilidade ao consumo humano.
A cola de abelha já era usada como agente antisséptico e cicatrizante pelos antigos médicos gregos e romanos. No século 17, Londres listou como medicamento oficial em sua farmacopeia. Atualmente, a ciência vem comprovando o potencial antimicrobiano do extrato de própolis e, além disso, várias outras propriedades.
Confira a lista com 12 benefícios relatados em estudos científicos:
Diversos autores relatam que o própolis pode aumentar a produção de anticorpos, melhorar a ação das células do sistema imune, assim como deixá-las mais ativas para ter uma defesa mais eficiente.
O extrato de própolis tem um efeito significativo contra diversas bactérias patogênicas como Enterococcus spp,. Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Essa ação é devido aos seus compostos ativos, compostos aromáticos e flavonoides.
O própolis apresentou atividade antiviral ao inibir a entrada do vírus nas células e impedir sua replicação. Um pesquisador também relatou que o própolis foi eficaz contra a gripe aviária, o vírus da herpes bursal e o vírus da gripe.
Foi investigado que o própolis é capaz de inibir ou diminuir o crescimento de diferentes tipos de fungos. O própolis pode apresentar composições fenólicas diferentes, afinal, cada região tem um própolis com características próprias. Por exemplo: uma própolis francesa foi efetiva contra fungos patogênicos C. albicans.
O efeito na eliminação de radicais livres usando própolis é relatada devida a alta presença de polifenóis, que são compostos bioativos com alto potencial antioxidante.
A inflamação é uma resposta do corpo a estímulos prejudiciais. Ela funciona, geralmente, como uma resposta primária do sistema imunológico. Os flavonóides do própolis possuem capacidade anti-inflamatória, ajudando a regular as substâncias inflamatórias produzidas nas células em deco
Compostos presentes no própolis estão envolvidos na parada do ciclo celular, inibindo ou retardando a multiplicação de células doentes. Já os compostos fenólicos e terpenóides têm a capacidade destrutiva contra células tumorais. Porém, mais estudos precisam ser realizados em humanos para ver como utilizar o própolis em conjunto com o tratamento padrão.
O própolis aumenta os níveis de glutationa no sangue, um antioxidante muito poderoso. Ele ainda auxilia na detoxificação do mercúrio e na proteção do fígado, principalmente.
Os componentes do própolis também apresentaram capacidade na reparação tecidual e regeneração de lesões. Essas atuações se devem às características imunomoduladoras, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
A presença de bioflavonóides, arginina e algumas vitaminas e minerais tem a função de acelerar diversas reações enzimáticas, o metabolismo das células, a circulação sanguínea e também a formação das fibras de colágeno.
A presença de flavonóides e ácidos aromáticos presentes no própolis podem ser eficazes contra doenças dentárias. Eles tiveram um papel significativo no reparo da polpa dentária e no tratamento da inflamação das gengivas.
Um estudo de intervenção por 90 dias relatou que o uso contínuo do própolis foi capaz de aumentar a taxa de HDL. Contudo, o LDL não apresentou nenhuma alteração em comparação com o grupo controle. Além disso, foi observado que a pressão arterial diastólica e sistólica reduziu no grupo que consumiu o própolis.
O tratamento padrão para suprimir a acne são os antibióticos, porém, estão aparecendo novas cepas resistentes aos antibióticos. A aplicação de creme facial de própolis com aloe vera e óleo essencial de melaleuca foi eficaz no controle da acne em um estudo. A melhora na cicatrização e redução das acnes inflamatórias provavelmente se deu pela ação do própolis.
O extrato de própolis é muito versátil. Ele pode estar presente em diversos produtos com distintas finalidades, incluindo spray oral, pasta de dente, enxaguante bucal, gel para queimaduras e feridas, sabonete, shampoo, balas e gomas de mascar, por exemplo.
É possível encontrá-lo em tinturas ou cápsulas. A tintura pode ser utilizada, por exemplo, no desjejum como shot (clique aqui para conhecer 10 receitas de shot matinal para imunidade). Outra sugestão é tomar o extrato de própolis à noite no chá com mel para dormir melhor – estudos relatam que o mel pode melhorar a qualidade do sono.
A suplementação e os cremes devem ser usados de acordo com a indicação do produto ou orientação do profissional da saúde.
O extrato de própolis pode ter diversas composições, logo, o melhor própolis é o que você sabe a origem e procedência. Outro fator que deve ser levado em conta é o objetivo do uso e o período da utilização.
Quando o propósito é usado para melhorar a imunidade, tanto a tintura quanto as cápsulas são boas opções. As cápsulas de própolis tem a vantagem da praticidade e de entregarem a dosagem nas concentrações de acordo com a recomendação.
Em geral, o própolis apresenta boa tolerabilidade e é atóxico em humanos. No entanto, pessoas que apresentem reações alérgicas ou hipersensibilidade com produtos de abelha, devem tomar precaução. A medidas regulatórias também advertem o consumo do própolis em gestantes, lactantes e crianças.
O Extrato de Própolis Verde em Cápsulas da OMV vem em sachês diários com a dose perfeita para facilitar o seu dia a dia. Você já conhece a OMV? Ela oferece os suplementos com as melhores matérias primas do mercado e é desenvolvida por nutricionistas especializadas. Os sachês são personalizados com sua dosagem diária ideal.
Clique aqui e faça o teste para saber o que falta para deixar sua vida vitaminada.
Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível