Benefícios do Ferro — Como o Nutriente Pode Trazer Mais Energia Para o Corpo?

Entre os benefícios do ferro estão o potencial de dar mais força e energia para o nosso organismo graças ao aumento do transporte de oxigênio e o auxílio a funções básicas do corpo, como um desenvolvimento adequado.

Esse importante nutriente está presente em uma série de alimentos e pode facilmente ser absorvido.

No entanto, embora seja um mineral encontrado em grandes quantidades, existe um elevado número de pessoas que sofre com sua falta, principalmente crianças e gestantes.

A deficiência da ingestão ou absorção de ferro pelo organismo pode resultar em doenças como a anemia. Pensando na importância desse nutriente para o bem-estar no dia a dia, resolvemos criar este post para você entender os benefícios do ferro e como ele pode trazer mais energia para o corpo, além das melhores fontes para a sua absorção. Confira!

 

Como o nutriente gera mais energia?

O ferro é um importante nutriente que auxilia no equilíbrio dos glóbulos vermelhos, mais conhecidos como células sanguíneas.

Com isso, ele também participa na produção da hemoglobina, um pigmento vermelho contido nessas células.

ferro-energia-hemoglobinaA hemoglobina é responsável pelo transporte do oxigênio para todos os tecidos no corpo, como os do cérebro e os músculos. É preciso entender que o oxigênio é elementar para transformar em energia os alimentos que consumimos.

Por isso, podemos dizer que o ferro age como um transportador de oxigênio no nosso corpo, garantindo a força e a energia para executar todas as funções do dia a dia.

É válido mencionar que a falta do ferro interfere na formação das hemoglobinas. Por isso, quando o nosso corpo sente falta desse nutriente, temos a sensação de fraqueza, desânimo, falta de ar, sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e até mesmo tristeza.

Isso, em níveis mais alarmantes, pode se desenvolver e gerar um grave quadro de anemia após certo tempo!

 

Outros benefícios do ferro

Entre os benefícios do ferro que mais impactam nosso organismo estão:

 

    1. auxílio às funções do cérebro e músculos;
    2. fortalecimento do cabelo e das unhas;
    3. redução do risco de doenças.

Quer saber mais detalhes sobre eles? Veja o que preparamos abaixo!

 

Auxílio às funções do cérebro e músculos

Já sabemos que o ferro auxilia a fornecer oxigênio para o sangue, certo? Cerca de 20% de todo esse oxigênio é levado para o cérebro, por isso os benefícios do ferro se estendem também para a função cerebral.

Sem níveis adequados do nutriente fica mais difícil manter o foco por períodos longos e você provavelmente ficará mais irritado.

Nos músculos tudo acontece da mesma forma — o ferro assegura que o oxigênio chegue em todas as células musculares, garantindo que as funções e contrações funcionem corretamente.

Considerando que o mineral também fornece energia para os músculos, ele é essencial para atletas em busca de um desempenho elevado.

 

Fortalecimento do cabelo e das unhas

O nutriente é essencial para a nutrição das raízes do cabelo e para a ativação de funções antioxidantes, quando acompanhado pelas vitaminas do complexo B — indispensáveis para manter a saúde da pele e o fortalecimento do cabelo e das unhas.

 

Redução do risco de doenças

Entre os benefícios do ferro está também a redução do risco de desenvolver certas doenças. Dentre elas, a principal é a anemia. Entretanto, a falta do nutriente — embora não seja a única causa — também pode contribuir para gerar insuficiência renal e anemia pré-diálise.

 

Quais são os alimentos fonte de ferro?

Há dois tipos de ferro: o animal e o vegetal, ou heme e não heme, respectivamente.

O de origem animal é mais facilmente absorvido e pode ser encontrado em:

 

  • aves;
  • cortes bovinos;
  • peixes;
  • ovos.
 

Quando falamos do nutriente de origem vegetal, devemos ter em mente que a absorção dele é um pouco mais complicada. Entretanto, é possível obter os benefícios do ferro ao consumir os seguintes alimentos:

  • grãos como feijão, lentilhas e grão-de-bico;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • couve;
  • uva passa e damasco seco;
  • microalgas.
 
 

No caso deste último item, vale um destaque para a Spirulina. Essa cianobactéria é reconhecida, na verdade, como uma alga. Isso porque é capaz de realizar fotossíntese como as plantas. Ela é a maior fonte de ferro do planeta e traz grandes benefícios no combate à anemia.

A cada 100g da microalga é possível encontrar 123mg do nutriente!

Na mesma quantidade de feijão há 8,6mg do nutriente, e no espinafre, 3,6mg. Isso faz da Spirulina uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do ferro.

Não é à toa que ela recebeu da OMS o título de “melhor alimento para o futuro”!

minerais da spirulina - spirulina em po

Para pacientes que estão tratando a anemia, ela se mostra uma das melhores alternativas para restaurar os níveis normais do nutriente no organismo.

Agora que você entendeu como o nutriente traz mais energia para o corpo, adicione sempre que possível as fontes que mencionamos à sua alimentação para ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

No site da Ocean Drop você encontra mais opções de superfoods e microalgas para enriquecer a sua dieta! Conheça nossos produtos e aproveite para ler mais sobre o assunto no blog!