Como o ferro pode trazer mais energia para o corpo?

por Daruã Valente | 20 jul de 2017 | em Spirulina - Nutrição


O nutriente ferro é uma substância essencial para a alimentação do dia a dia. Ele é responsável por dar mais força e energia para o nosso organismo graças ao aumento do transporte de oxigênio. Além disso, ele auxilia nas funções básicas do corpo, como um desenvolvimento adequado.

Esse importante nutriente está presente em uma série de alimentos e pode facilmente ser absorvido.

No entanto, embora seja um mineral encontrado em grandes quantidades, existe um elevado número de pessoas que sofre com sua falta, principalmente crianças e gestantes.

A deficiência da ingestão ou absorção de ferro pelo organismo pode resultar em doenças como anemia. Para saber mais sobre a relação entre ferro e anemia em específico acesse esse post que escrevemos.

Pensando na importância desse nutriente para o bem-estar no dia a dia, resolvemos criar este post para que você entenda como o nutriente ferro traz mais energia para o corpo, assim como os seus benefícios e as melhores fontes para a sua absorção. Acompanhe:

Como o nutriente ferro gera mais energia no seu corpo?

O ferro é um importante nutriente que auxilia no equilíbrio dos glóbulos vermelhos, mais conhecidos como células sanguíneas.

Com isso, ele também participa na produção da hemoglobina, um pigmento vermelho contido nessas células.

ferro-energia-hemoglobinaA hemoglobina é responsável pelo transporte do oxigênio para todos os tecidos no corpo como o cérebro e os músculos. É preciso entender que o oxigênio é elementar para transformar em energia os alimentos que consumimos.

Por isso, podemos dizer que o ferro age como um transportador de oxigênio no nosso corpo, garantindo a força e a energia para executar todas as funções do dia a dia.

É válido mencionar que a falta do ferro interfere na formação das hemoglobinas e, consequentemente, no transporte do oxigênio, não fornecendo a energia necessária para o nosso organismo.

Por isso, quando o nosso corpo estiver em falta desse nutriente, temos a sensação de fraqueza, desânimo, falta de ar, sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e até mesmo tristeza.

Quais são os outros benefícios do ferro?

O ferro é um excelente mineral que, embora tenha como função principal trazer mais energia para o nosso corpo, possui muitos outros benefícios. Veja alguns deles:

Auxilia nas funções do cérebro e dos músculos

Já sabemos que o ferro auxilia a fornecer oxigênio para o sangue, certo? Cerca de 20% de todo esse oxigênio é levado para o cérebro, por isso o nutriente é importante também para a função cerebral.

Sem níveis adequados do nutriente fica mais difícil manter o foco por períodos longos e irrita-se mais rápido.

Nos músculos vai acontecer da mesma forma: o ferro assegura que o oxigênio chegue em todas as células musculares, garantindo que as funções e contrações funcionem corretamente.

Considerando que o mineral também fornece energia para os músculos, o ferro é essencial para quem está em busca de um desempenho atlético elevado.

Ajuda no fortalecimento do cabelo e das unhas

O nutriente é essencial para a nutrição das raízes do cabelo e para a ativação de funções antioxidantes, quando acompanhado pelas vitaminas do complexo B — substâncias indispensáveis para manter a saúde da pele e o fortalecimento do cabelo e das unhas.

Diminui o risco de doenças

Como já dissemos, a falta do ferro em nosso organismo pode gerar graves problemas, como a anemia, a insuficiência renal e  a anemia pré-diálise.

É válido mencionar que não é somente a carência desse nutriente que causa as doenças. No entanto, ela é um dos fatores.

Em quais alimentos encontramos o ferro?

É possível encontrá-lo em vários alimentos, seja de origem animal ou vegetal.

O ferro de origem animal, também chamado de ferro heme (mais facilmente absorvido), é encontrado em alimentos como :

  • aves
  • carnes
  • peixes
  • ovos

Já o ferro de origem vegetal, conhecido como ferro não heme, pode ser encontrado em:

  • grãos como feijão, lentilhas e grão-de-bico
  • legumes como brócolis, espinafre e couve
  • frutas como uva passa e damasco secos
  • microalgas, com a Spirulina em destaque

minerais da spirulina - spirulina em poA Spirulina é uma cianobactéria, frequentemente chamada de alga por ser capaz de realizar fotossíntese como as plantas, é a maior fonte de ferro do planeta.

Com 123mg (!) de ferro por 100g a Spirulina ultrapassa fortemente outras fontes de ferro como por exemplo o feijão (8,6mg de ferro) e o espinafre (3,6mg de ferro).

Para pacientes em tratamento da anemia, a Spirulina tem se mostrado como uma boa alternativa para a recuperação dos níveis normais de ferro no organismo.

Temos um blogpost muito interessante onde você pode descobrir tudo sobre a Spirulina e conheça também nossa linha completa de superfoods em nosso site.

Agora que você entendeu como o nutriente ferro traz mais energia para o corpo, deve ingerir esses alimentos para garantir mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Acesse o site da Ocean Drop e encontre diversas microalgas para enriquecer a sua dieta! Entre elas a famosa Spirulina, chamado “o melhor alimento para o futuro” pelo Organização Mundial de Saúde e alimento com maior concentração de ferro do mundo!

Facebook Comentários
Daruã Valente

Daruã Valente

Pesquisador Chefe em Ocean Drop
Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí, realiza pesquisas com microalgas desde 2011. Trabalhando com taxonomia de microalgas, monitoramento de algas nocivas em áreas de cultivo de mexilhões e com cultivo de microalgas. Tem grande interesse em ciências e em praticar mergulho autônomo.
Daruã Valente

Últimos posts por Daruã Valente (exibir todos)

Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial