Ficocianina: o que é e para que serve

A ficocianina é um pigmento azul encontrado em cianobactérias como a Spirulina. Ao lado dos carotenoides, ela é um dos pigmentos de algas mais pesquisados. No entanto, ainda é pouco conhecida popularmente.

Recentemente, a ficocianina atraiu a atenção dos cientistas devido aos seus diversos benefícios potenciais à saúde e, diante disso, vamos explicar para que serve o pigmento neste artigo.

 Índice

  • O que é ficocianina;
  • 4 benefícios da ficocianina;
  • Como consumir ficocianina;
  • Onde comprar;

O que é Ficonianina

A ficocianina é um pigmento comum das cianobactérias e um dos mais abundantes constituintes da Spirulina platensis.

Vem sendo estudada por possuir várias propriedades, incluindo antioxidantes, hepatoprotetoras, anti-inflamatórias, antialérgicas e até anti-câncer.

4 benefícios da Ficocianina

A ficocianina apresenta benefícios importantes para o organismo e, por isso, tem chamado a atenção dos estudiosos. Confira abaixo os principais benefícios já relatados em estudos:

1. Anti-inflamatório

A ficocianina tem sido reconhecida como uma das moléculas naturais mais promissoras em termos de inibição das enzimas pró-inflamatórias COX-2 – que estão ligadas ao fenômeno da inflamação e dor associadas, pois deterioram a cartilagem e as articulações.

2. Anti-alérgico e imunomodulação

A ficocianina é um dos únicos compostos naturais mais eficazes contra a asma. Apresenta efeitos benéficos no sistema imunológico, atuando no aumento do número de plaquetas e leucócitos na corrente sanguínea, o que faz com que essa proteína possa atuar como imunomoduladora.

Também, como comentado, contribui com a inibição da produção de moléculas responsáveis pela inflamação – limitando a quantidade liberada e, portanto, limitando os efeitos durante eventos alérgicos.

3. Antioxidante

As propriedades antioxidantes da ficocianina ajudam a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres. Ela também demonstrou ser neuroprotetora através dos efeitos no estresse oxidativo.

4. Anticancerígeno

A ficocianina tem sido estudada pelo seu efeito anti-câncer em tumores sólidos malignos. Pesquisas que têm mostrado que ela desempenha papel anti-câncer eficaz e seletivo em vários tipos de células cancerígenas

Como consumir ficocianina

A ficocianina é encontrada exclusivamente em cianobactérias, o que torna a Spirulina a fonte mais acessível para consumo.

A Ocean Drop oferece a Spirulina em cápsulas e tabletes com o consumo indicado de 4 unidades ao dia.

O pigmento azul pode também ser encontrado através de suplementos. O consumo recomendado é de 3 colheres de sopa para cada 250 ml de água.

Onde comprar

A Ocean Drop é uma marca especializada em superalimentos do oceano que oferecem nutrição completa e segura de forma prática.

Todo o portfólio contêm ingredientes 100% livres de contaminantes e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Importante quando se trata de saúde, não acha?

Como mencionado, a ficocianina é um componente encontrado na Spirulina, que tem um alto poder antioxidante, sendo auxiliar na proteção do organismo contra o envelhecimento das células.

Além disso, na composição da  Spirulina, há uma quantidade boa de gorduras essenciais, concomitantes aos ácidos nucléicos, teor excepcionalmente alto de vitamina B12, betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo. 

Ficou interessado? Clique aqui para encontrar esse superalimento no site da Ocean Drop! Dúvidas? Escreva nos comentários, nosso time especializado irá lhe ajudar!

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível