Magnésio para que serve?

Magnésio para que serve?

O que você precisa para ter um bom dia? Um céu azul, um café bem forte ou quem sabe, de mais magnésio no corpo? Todos os seres humanos precisam desse mineral para viver com saúde, afinal ele é o 4˚ mineral mais abundante do corpo e participa de mais de 300 reações enzimáticas. O ponto é que o corpo humano não é capaz de produzi-lo e isso significa que o magnésio precisa fazer parte do nosso dia a dia através da alimentação. Mas afinal, para que serve o Magnésio? Descubra pelo menos 12 funções desse mineral no organismo humano a seguir! 

Índice
  • O que é Magnésio?
  • Tipos de Magnésio
  • Para que serve o Magnésio?
  • Conheça o Magnésio Marinho da Ocean Drop

 

O que é Magnésio?

O mineral mais abundante do corpo humano é justamente um micronutriente que não somos capazes de produzir endogenamente. No entanto, o Magnésio está naturalmente presente em diversos alimentos, em certos medicamentos (como os antiácidos estomacais) e suplementos. 

O Magnésio é classificado como um “macromineral” essencial, ou seja, é um mineral que precisa ser consumido em uma quantidade relativamente grande. Isso se deve à sua importância vital para numerosas funções corporais e, por esse motivo, obter a quantidade suficiente de Magnésio diariamente pode prevenir uma variedade de problemas de saúde.

Tipos de Magnésio

Não basta ser o mineral protagonista do corpo humano, há ainda diferentes tipos de Magnésio que agem de formas diferentes em determinados locais do organismo. Os tipos de Magnésio são:

  • citrato de magnésio;
  • óxido de magnésio;
  • cloreto de magnésio;
  • glicinato de magnésio;
  • taurato de magnésio;
  • lactato de magnésio;
  • malato de magnésio;
  • sulfato de magnésio;

Cada tipo possui propriedades diferentes e por isso o seu uso pode variar conforme as particularidades de saúde do indivíduo e a sua biodisponibilidade.

Para que serve o Magnésio?

Esse mineral participa como cofator de mais de 300 reações no organismo e, muitas das suas funções incluem a regulação da pressão sanguínea, apoio ao sistema imune, suporte às funções muscular e nervosa. Sendo assim o Magnésio serve para muitas coisas no organismo, como:

1. formação de proteínas

Formar proteínas a partir dos aminoácidos é uma função fundamental do corpo humano! As principais bibliografias de nutrição sobre metabolismo de nutrientes mostram que o Magnésio participa do metabolismo das proteínas atuando como cofator da síntese proteica nos ribossomos. O Magnésio também participa da ativação de outras substâncias relevantes envolvidas no metabolismo protéico como a tiamina (vitamina B1) e também no metabolismo do fósforo, zinco, cobre, ferro, chumbo, cadmio, acetilcolina e óxido nítrico. Outro ponto relacionado à formação de proteínas é que esse mineral também atua na regeneração de tecidos relacionados aos processos de proliferação celular.

2. produção de energia

A produção de energia a partir do metabolismo das gorduras e carboidratos requer inúmeras reações químicas que dependem do Magnésio. Livros didáticos de nutrição expressam que o magnésio é requerido pela proteína sintetizadora de trifosfato de adenosina ( ATP ) nas mitocôndrias. O ATP, é justamente a molécula que fornece energia para quase todos os processos metabólicos. No metabolismo dos carboidratos, o Magnésio participa da ativação das enzimas do processo glicolítico e da fosforilação oxidativa da glicose, além de ativar outras enzimas. Olha como esse mineral é indispensável para termos energia para fazer absolutamente tudo!

3. regulação do sistema nervoso

O Magnésio desempenha um papel crítico na função cerebral. Níveis baixos desse mineral já foram inclusive relacionados em estudos a um risco aumentado de depressão, pois a depressão é uma doença na qual a função cerebral está comprometida, impactando principalmente as funções do hipocampo, a amígdala e do córtex pré-frontal. De fato, um grande estudo verificou que os participantes com menor ingestão diária de Magnésio tinham 22% mais risco de desenvolver depressão ao longo do tempo. A descoberta do potencial efeito protetor do Magnésio mostrou que a suplementação desse mineral pode ajudar a diminuir os riscos e os sintomas da depressão.

4. manutenção do DNA

O Magnésio também desempenha um papel estrutural estabilizando a estrutura de cadeias do DNA. Estudos mostram que além de seu efeito estabilizador, o Magnésio atua como um cofator essencial em quase todos os sistemas enzimáticos envolvidos no processamento do DNA. Além disso, esse mineral é necessário para a remoção de danos do DNA gerados por fatores ambientais, processos endógenos e replicação do DNA. Quer proteger os seus genes? Priorize o consumo de Magnésio no seu dia a dia!

5. contribui para bons níveis de açúcar no sangue no Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 está frequentemente relacionado à deficiência extracelular e intracelular de Magnésio. Pesquisas mostram que um déficit crônico desse mineral é um tanto quanto comum em pacientes com diabetes tipo 2, especialmente naqueles indivíduos com perfis glicêmicos mal controlados. Estudos sugerem que cerca de 48% das pessoas com diabetes tipo 2 possuem baixos níveis sanguíneos de magnésio, o que prejudica a capacidade de regular os níveis de glicose de maneira eficaz. Felizmente, de acordo com uma revisão, os suplementos de magnésio podem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina, que é um fator chave envolvido no controle da glicose e no controle do diabetes.

6. contração muscular e desempenho esportivo

O Magnésio tem uma íntima relação com a função muscular. Em resposta ao exercício, o Magnésio é transportado para os locais onde a produção de energia está ocorrendo. Vários estudos avaliaram a associação entre o estado/suplementação desse mineral e o desempenho no exercício físico. Alguns estudos encontraram que a necessidade de Magnésio aumenta à medida que o nível do exercício se intensifica. Parte desse achado está no fato de que esse mineral ajuda a eliminar o lactato que se acumula nos músculos e causam a fadiga durante o exercício físico. 

7. mantém o coração saudável

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo todo e, estudos mostram que a suplementação de Magnésio pode ajudar a diminuir os riscos para esse tipo de doença. Um estudo descobriu que a suplementação de Magnésio pode contribuir diminuindo a pressão arterial e melhorando parâmetros de risco para doenças cardiovasculares como triglicerídeos, colesterol LDL e aumentando colesterol HDL. Melhorar o perfil lipídico é fundamental para manter uma boa saúde cardiovascular e o Magnésio pode ajudar nisso!

8. ajuda a amenizar os sintomas de TPM

Estima-se que cerca de 90% das mulheres em idade reprodutiva sofram com a TPM todos os meses. Algumas pesquisas sugerem que os níveis de magnésio flutuam ao longo do ciclo menstrual e isso possivelmente contribui para intensificar os sintomas de TPM. Nesse contexto, um estudo mostrou que a suplementação diária de Magnésio ajudou a diminuir alguns dos principais sintomas de TPM como inchaço, enxaqueca, tristeza e ansiedade. Esse achado sinaliza que os suplementos de Magnésio podem ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas da tensão pré menstrual.

9. contribui para um sono melhor

Quem não conhece alguém que tem problemas para dormir? Atualmente os suplementos de Magnésio são frequentemente utilizados como adjuvantes no tratamento da insônia. Segundo o que dizem os estudos, a razão para isso reside no fato do Magnésio regular diversos neurotransmissores envolvidos no sono, como por exemplo o ácido gama aminobutírico. Algumas evidências atuais apoiam o uso de suplementos orais de Magnésio para melhorar os parâmetros do sono. E é ótimo poder contar com esse mineral para melhorar algo tão relevante para a saúde e qualidade de vida, não é mesmo?

10. ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

O estresse se tornou um problema comum da vida moderna. Sob a ótica da neurobiologia, o estresse é um sistema adaptativo que avalia e interage fisicamente, fisiologicamente e psiquicamente com o ambiente. Quando esse sistema de resposta aos estressores está sobrecarregado, podem ocorrer consequências negativas para a saúde como a ansiedade e, quem hoje em dia não sofre de ansiedade? Foi nesse contexto que numerosos estudos investigaram a interação do Magnésio com os principais mediadores da resposta fisiológica ao estresse. Os achados mostram que esse mineral desempenha um papel chave na regulação e neurotransmissão da resposta normal ao estresse, sendo assim o Magnésio pode ser fundamental para reduzir o estresse e diminuir as chances de ansiedade.

11. ajuda no combate a inflamação

Baixos níveis de Magnésio estão associados a maiores níveis de inflamação e, sabe-se que a inflamação tem um relevante papel no envelhecimento e desenvolvimento de doenças crônicas. No contexto da inflamação crônica, um estudo verificou que os suplementos de Magnésio foram capazes de diminuir os níveis de proteína C reativa (PCR), que é um dos principais marcadores de inflamação. Essa descoberta sugere que os suplementos desse mineral podem ter uma função benéfica importante no manejo da inflamação sistêmica crônica. 

12.participa do metabolismo ósseo

Esse mineral tem muita importância na manutenção e integridade óssea, pois está metabolicamente associado ao cálcio. O Magnésio é um elemento constituinte da estrutura óssea juntamente com o cálcio e o fosfato, além de atuar na regulação da ossificação, na fixação adequada de cálcio, na regulação do nível de cálcio, no equilíbrio fosfocálcico, entre outras funções ósseas. Uma revisão recente verificou que o Magnésio fornece benefícios tanto em termos de densidade mineral óssea quanto para diminuir o risco de fraturas. Foi demonstrado também que níveis mais baixos desse mineral estão presentes em cerca de 30-40% das mulheres com osteoporose.

Conheça o Magnésio Marinho da Ocean Drop

O Suplemento de Magnésio Marinho da Ocean Drop é de extrema pureza, pois é produzido por meio de um processo biotecnológico avançado que envolve a captação de águas profundas dos oceanos. Isso representa uma grande vantagem para a sua saúde e também para o meio ambiente. Você pode comprar Magnésio de forma segura e confiável no site da Ocean Drop!

A lista de benefícios do Magnésio é extensa e por isso a Ocean Drop foi em busca desse mineral para que você pudesse incluí-lo de forma prática no seu dia a dia. O Magnésio Marinho em cápsulas é uma fonte natural e segura de Magnésio, sendo ideal para aqueles que buscam mais saúde, equilíbrio nutricional ou para quem sofre com as consequências da sua carência.

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível