Suplemento de magnésio pode ajudar no controle da ansiedade

Suplemento de magnésio pode ajudar no controle da ansiedade

Você sabia que a falta de magnésio pode causar ansiedade? Os transtornos psiquiátricos, como a ansiedade, estão afetando cada vez mais pessoas em todo o mundo. Assim como o uso da medicação é primordial para o tratamento, a suplementação como adjuvante pode oferecer bons resultados. Quer saber qual o melhor tipo de magnésio para a ansiedade? Confira aqui tudo sobre ansiedade e magnésio. 

Índice
  • Magnésio – um mineral essencial 
  • Quais as funções do magnésio?
  • Relação entre o consumo de magnésio e a ansiedade
  • Afinal, o suplemento de magnésio pode ser um substituto para os anti-depressivos?
  • Conheça o Magnésio Marinho da Ocean Drop

 

Magnésio - um mineral essencial

O magnésio é o 4º elemento mais abundante no corpo humano. Ele é utilizado nas mais diversas vias metabólicas e bioquímicas para manter todas as funções vitais do corpo ativas. Além disso, ele é um micromineral que deve estar presente na dieta, já que é através dos alimentos, da água ou da suplementação, que abastecemos seus estoques.

A distribuição do magnésio no corpo é basicamente 40% no espaço intracelular e 60% nos ossos e dentes. Apenas 0,3% do magnésio corporal é encontrado no soro, sendo assim, difícil o diagnóstico laboratorial da deficiência nutricional do magnésio. Essa dificuldade no diagnóstico se dá porque o nosso corpo está em constante busca de equilíbrio e formas para compensar qualquer déficit, podendo retirar o magnésio dos ossos ou outros tecidos para manter a dosagem necessária.

Apesar da difícil análise de concentração de magnésio, a deficiência dele, chamada de hipomagnesemia, está cada vez mais presente na sociedade ocidental. Diversas doenças estão sendo correlacionadas com a hipomagnesemia e o tratamento adjuvante com suplemento de magnésio tem apresentado melhorias nos mais diversos estudos.

Quais as funções do magnésio?

O magnésio é essencial para o funcionamento de todas as células humanas, inclusive os neurônios, que são extremamente complexos e estão presentes no cérebro e no sistema nervoso. Portanto, de maneira simplista, a função básica do magnésio é manter as nossas funções vitais ativa.

Confira os principais papéis do magnésio:

  • desenvolvimento dos ossos;
  • formação dos dentes;
  • metabolismo energético;
  • desenvolvimento da massa muscular;
  • atividade neuromuscular;
  • sinalização entre os neurônios;
  • metabolismo de carboidratos e gorduras;
  • relaxamento e contração muscular;
  • formação de proteínas, hormônios e enzimas;
  • protege os neurônios contra a morte celular.
  • proteção dos neurônios contra a morte celular.

Relação entre o consumo de magnésio e a ansiedade

Entre os micronutrientes, o magnésio é quem desempenha papéis determinantes na função cerebral e no humor. Sua presença é essencial para que aconteça o diálogo das células no sistema nervoso. Por outro lado, sua ausência impede essa conexão. Logo, a deficiência de magnésio no organismo pode sim estar associada à ansiedade.

A deficiência de magnésio está crescendo e as observações demográficas associam as mudanças dietéticas com seu déficit nutricional. A redução de minerais na água, assim como o baixo consumo de alimentos fonte de magnésio e a alta ingestão de alimentos processados e refinados pode resultar na hipomagnesemia.

Os dados sobre o efeito da deficiência de magnésio na enxaqueca e depressão são sólidos em diversos artigos científicos, por outro lado, na ansiedade são emergentes. É preconizado entre os cientistas que o magnésio pode ter efeito protetor na ansiedade, assim como na depressão.

Apesar de apresentarem sintomas distintos, tanto a ansiedade quanto a depressão estão relacionadas à desregulação do eixo HPA que conecta três regiões do cérebro: o hipotálamo, a pituitária e adrenal. Você sabe quem está presente no eixo HPA? É a serotonina e o cortisol, hormônios conhecidos por estarem atrelados com o bem-estar e o estresse, respectivamente.

A função do magnésio no eixo HPA é de direcionar o fluxo da comunicação entre eles, modulando os hormônios que atuam por ali. Isso significa que o magnésio auxilia a fluidez e homeostase do eixo neuronal da serotonina e cortisol. Concorda que é uma função suficientemente importante?

Continue aqui para entender mais sobre as atribuições do magnésio nos tratamentos psiquiátricos.

Afinal, o suplemento de magnésio pode ser um substituto para os antidepressivos?

O suplemento de magnésio aliado a vitamina B6 apresentou bons resultados no tratamento da ansiedade em várias pesquisas científicas. Contudo, a ansiedade é uma doença neurológica que precisa ser diagnosticada clinicamente por médicos habilitados e de confiança. Mesmo que o uso dos fármacos para as doenças psiquiátricas ainda envolva muito tabu ou prescrição deliberada, é muito importante que o tratamento seja orientado por médicos e especialistas da área neurológica ou psiquiátrica.

O tratamento medicamentoso deve estar aliado a outras terapias multidisciplinares para ter uma boa resposta. O uso de suplementações está atrelado ao tratamento multidisciplinar, assim como terapias e mudanças do estilo de vida, como alimentação e atividade física.  

É importante saber ou lembrar que só o médico poderá prescrever, substituir ou retirar o medicamento. As suplementações, muitas vezes, vão fazer parte do tratamento e auxiliar para o período de desmame da medicação, que é o momento que o organismo vai se adaptar para seguir o funcionamento sem a medicação.

Continue lendo sobre um assunto relacionado: SUPLEMENTO DE MAGNÉSIO – 5 BENEFÍCIOS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Conheça o Magnésio Marinho da Ocean Drop

Aqui na Ocean Drop o Magnésio Marinho é extraído das profundezas do oceano, você sabia? Ele é manipulado com a vitamina B6, a vitamina exata que seu corpo precisa para absorver, metabolizar e suprir todas as carências. Conheça aqui  Suplemento de Magnésio Marinho em cápsulas.

Conheça também o Blend Calmaria, o Remédio Natural para Ansiedade, desenvolvido pela equipe da Ocean Drop com o melhor da natureza para você ficar relax.

Referências:

Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível