Spirulina e anemia: os benefícios dessa alga para anêmicos

por Murilo Canova | 27 out de 2016 | em Spirulina

Este conteúdo foi revisado pela nutricionista Fernanda Bortolon. Nutricionista Oncológica na Clínica Nutrissoma em Porto Alegre.

globulos vermelhos

A anemia é uma das doenças carenciais mais comumente diagnosticada em todo o mundo. Somente no Brasil, médicos identificam mais de dois milhões de casos por ano dessa condição sanguínea que pode atingir qualquer indivíduo, em qualquer faixa etária.

Ela é causada pela falta ou má-formação de células vermelhas no sangue, situação que prejudica a nutrição de tecidos corporais e o transporte de oxigênio por todo o organismo. É exatamente por isso que os sintomas da anemia são relacionados com uma maior sensação de cansaço e mal-estar, além de tonturas, palidez, falta de ar e até mesmo aumento dos batimentos cardíacos.

Uma das principais causas de anemia é a deficiência da ingestão ou absorção de ferro pelo organismo e, por isso, o tratamento da condição está sempre acompanhado da orientação para aumentar o consumo desse mineral na dieta. Dentre os vários alimentos disponíveis para ajudar no aumento desse consumo, a Spirulina é a que ganha um grande destaque no mercado de nutrição atual. Vamos falar mais sobre esse assunto no artigo abaixo!

O papel do ferro na saúde humana

Antes de discutirmos a relação entre Spirulina e o aumento da ingestão de ferro, vale a pena compreender primeiro qual é o papel desse mineral na saúde humana.

O ferro é o mineral mais importante para o processo de transporte de oxigênio no organismo. Ele auxilia na produção das células vermelhas do sangue que transportam oxigênio (as hemoglobinas), no armazenamento de oxigênio pelos tecidos e também na formação de enzimas que atuam no processo de respiração celular. Quando em falta no organismo, essa situação pode auxiliar a desencadear quadros de anemia, como descrevemos na introdução desse artigo.

O ferro se divide em dois tipos disponíveis na nossa alimentação:

  • Ferro heme: encontrado em produtos de origem animal e de fácil absorção pelo organismo.
  • Ferro não-heme: encontrado em alimentos vegetais e com absorção um pouco mais lenta pelo organismo, quando comparado com o ferro heme.

Benefícios do consumo de ferro

Consumir ferro nas dosagens diárias ideais, determinadas pela Organização Mundial de Saúde, pode garantir benefícios para o organismo como:

  • Melhor nutrição e irrigação dos tecidos corporais
  • Maior disposição para as atividades do dia-a-dia
  • Menores riscos de desenvolver dores de cabeça, sensação de tontura ou falta de ar
  • Garantia das funções cognitivas e leucocitárias regulares do organismo
  • Melhora a capacidade de aprendizagem da criança

Quantidade recomendada de ferro

Segundo a ANVISA a dose diária recomendada de ferro para adultos é de 14 mg por dia.
Abaixo incluímos uma tabela mais elaborada.

spirulina e anemia : tabela de dose diaria recomendada de ferro

Principais fontes de ferro na alimentação

Ingerir a dose ideal de ferro na alimentação não é uma tarefa muito difícil. Vários são os alimentos que contam com boas concentrações desse mineral em sua composição, o que significa que, a não ser que você apresente alguma dificuldade no processo de absorção do mesmo, basta apenas regular a sua alimentação para evitar quadros desnecessários de anemia no organismo.

Algumas das principais fontes de ferro da nossa alimentação são:

  • Produtos de origem animal (carne, leite, queijos, ovos e derivados)
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas)
  • Frutas secas
  • Oleaginosas (amendoim, castanhas, amêndoas)
  • Vegetais verde-escuros (couve, espinafre, brócolis)
  • Spirulina (cianobactéria rica em ferro e vitamina B12)

A ação da Spirulina contra a anemia no organismo

A Spirulina é uma cianobactéria, frequentemente chamada de alga por ser capaz de realizar fotossíntese como as plantas, que é utilizada na dieta de pacientes veganos e vegetarianos com o intuito de auxiliar no aporte diário de nutrientes como o ferro – encontrado em abundância em alimentos de origem animal.

Geralmente prescrita em cápsulas por médicos e nutricionistas como suplementação natural, a Spirulina é a maior fonte de ferro do planeta. Com 123mg (!) de ferro por 100g a Spirulina ultrapassa fortemente outras fontes de ferro como por exemplo o feijão (8,6mg de ferro) e o espinafre (3,6mg de ferro).

Para pacientes em tratamento da anemia, a Spirulina tem se mostrado como uma boa alternativa para a recuperação dos níveis normais de ferro no organismo. Estudos científicos que comparavam a absorção do ferro de cápsulas de suplemento e de cápsulas de Spirulina, puderam mostrar que o grupo em que a cianobactéria foi usada teve um resultado 60% melhor do que o grupo do suplemento artificial.

Em um dos estudos, feito somente com a ingestão de 4g da Spirulina em pacientes anêmicos, os níveis de hemoglobina no sangue subiam cerca de 20% em apenas 30 dias após o consumo, mostrando os bons resultados que ela pode oferecer para a saúde desses pacientes.

Outros estudos comprovaram que não apenas pessoas anêmicas beneficiam desse superalimento, mas também pessoas saudáveis e até atletas, que perceberam uma queda em exaustão e fadiga muscular.

A Spirulina é reconhecida por sua concentração altíssima de ferro, entretanto, também é uma fonte nutricionalmente rica em outros nutrientes essenciais, como a vitamina B12, proteínas, minerais e muito mais. Ficou curioso? Acesse nosso artigo sobre essa cianobactéria e aprenda ainda mais sobre ela!

Quer saber onde encontrar esse superalimento? Acesse o site aqui!

Facebook Comentários
Murilo Canova

Murilo Canova

CEO em Ocean Drop
Murilo é oceanógrafo pós-graduado em gestão de projetos e desenvolveu pesquisas com microalgas desde 2012 quando ainda estava na universidade.
Além de ciência, tem paixão por empreendedorismo, inovação e principalmente a energia do ecossistema de startups.
No seu tempo livre gosta de estar com os amigos. Seus lugares preferidos para passar o tempo são as praias, especialmente as pouco habitadas, com aspecto desconhecido e pouco explorado.
Murilo Canova

Últimos posts por Murilo Canova (exibir todos)

Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial