10 Alimentos que Diminuem a Ansiedade

10 Alimentos que Diminuem a Ansiedade

Você conhece os alimentos que diminuem a ansiedade? Não? Pois deveria! De  acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Até 2019, 18,6 milhões de brasileiros conviviam com o transtorno, isto é, 9,3% da população total.

A ansiedade é importante para o ser humano, pois serve como alerta de perigo, fazendo com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, em excesso, torna-se desagradável e pode ser acompanhada por desconforto físico, geralmente possuindo relação com o medo.

Infelizmente, com a crise do novo coronavírus, está cada vez mais difícil manter a calma. Deixar de conviver com quem se gosta e não poder fazer mais algumas atividades de costume, servem como gatilhos para o aumento dos sintomas.

Alguns hábitos, no entanto, são importantes para aliviar a ansiedade, como exercitar-se regularmente, ter boas horas de sono e prestar atenção na respiração. Além disso, manter uma alimentação saudável contribui para o tratamento e para a melhora da qualidade de vida no geral. 

Abaixo, elaboramos uma lista com 10 alimentos que ajudam na ansiedade para que você adicione-os ao seu cardápio e se beneficie do que eles oferecem. Fique ligado(a) na leitura! Se preferir, você também pode assistir ao vídeo:

Quais são os alimentos que diminuem a ansiedade?

No geral, os alimentos que diminuem a ansiedade contêm nutrientes ricos em vitaminas e aminoácidos. Eles são benéficos aos ansiosos, pois têm a capacidade de melhorar o humor, tranquilizar e trazer mais disposição. 

 

Veja agora a lista que preparamos com os 10 alimentos que ajudam na ansiedade:

1. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará possui alta quantidade de selênio na composição, possibilitando que você satisfaça as suas recomendações diárias do nutriente comendo apenas uma ou duas unidades ao dia. 

O selênio é bastante associado à manutenção do bom humor. Os baixos níveis do mineral estão diretamente relacionados ao cansaço, tristeza e ansiedade.

2. Banana

A banana é uma fruta muito rica em potássio, além de possuir vitamina B6 e alto teor de triptofano. Todos esses nutrientes colaboram para a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de ansiedade. A vitamina B6 e o triptofano estão diretamente ligados com a produção de serotonina — também chamada de hormônio da felicidade.

3. Semente de abóbora

A semente de abóbora apresenta potássio na composição, assim como a banana, mas é o zinco que faz ela ganhar destaque como aliada na diminuição dos sintomas de ansiedade. 

O mineral melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem deixar você mais relaxado e feliz.

4. Chocolate amargo

O chocolate é um doce delicioso, não é mesmo? Porém, nem todos são capazes de diminuir a ansiedade. Por sua vez, chocolate amargo é muito rico em flavonoides, um tipo de antioxidante, que favorece a produção de serotonina, assim como a semente de abóbora. 

Você deve prestar atenção na embalagem para consumir o chocolate 70% cacau — nada de escolher opções ao leite, pois contém grande quantidade de açúcar! A dose recomendada para obter benefícios é de 45 a 100 g por semana.

5. Cúrcuma

Famosa pelo seu alto poder anti-inflamatório, a cúrcuma tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios e o estresse oxidativo — alterações bastante observadas em pessoas ansiosas.  

Um estudo publicado na revista Alternative Therapies in Health and Medicine observou um alívio nos sintomas do transtorno de ansiedade em mulheres jovens, obesas e com sobrepeso, quando a cúrcuma foi administrada.

display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

6. Frutas cítricas

A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é um poderoso antioxidante que tem a capacidade de diminuir a secreção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. 

Isso significa que a laranja, o limão, o kiwi, o abacaxi e o tamarindo são alguns exemplos de alimentos desse grupo que contribuem para aumentar a sensação de bem-estar.

7. Peixes, carnes magras, leite e ovos

As carnes e os peixes magros contêm um aminoácido chamado taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade. 

Ainda relacionado às fontes animais, os leites e os derivados podem fazer bem para as pessoas ansiosas. Isso porque são ótimas fontes de triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina.

8. Camomila

O chá das folhas de camomila (Matricaria chamomilla L.) é bastante conhecido pelos seus efeitos calmantes para quadros de ansiedade leve. A explicação está nos flavonoides que têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade. Vale ressaltar que o uso de camomila não impedirá novos episódios de ansiedade.

9. Iogurte

O iogurte é um alimento probiótico, ou seja, apresenta bactérias benéficas ao corpo na sua composição. O consumo desencadeia efeitos positivos na saúde do cérebro, reduzindo a inflamação crônica. Devido a isso, ele é um dos alimentos que ajudam na ansiedade e também no aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

10. Chá-verde

O chá-verde, de nome científico Camellia sinensis (L.) Kuntze, vem ganhando destaque pela presença de um aminoácido, chamado L-teanina, na composição. 

Recentemente, ficou conhecido pelos seus potenciais efeitos anti-ansiedade e calmantes. Isso pode parecer contraditório, já que contém cafeína, mas especialistas indicam que a L-teanina pode aumentar a produção de serotonina e dopamina no corpo, atuantes no bem-estar. 

Outra opção é o matchá, da espécie do chá-verde, porém, com cultivo realizado à sombra, enquanto o chá verde comum é sob a luz solar. Ele é uma versão mais potente, apresentando maior quantidade de antioxidantes e sabor mais suave.

Gostou da nossa lista dos 10 alimentos que diminuem a ansiedade?

Além de saudáveis, essas opções são muito gostosas. Mas para que esses alimentos desempenhem seus efeitos no controle da ansiedade, precisam estar presentes diariamente no cardápio, combinado? 

Como você viu, há vários alimentos que ajudam na ansiedade e você pode consumi-los por meio de uma alimentação balanceada, variada e saudável. Porém, com a correria do dia a dia, essa tarefa se torna mais difícil. 

Uma opção bacana é consumir suplementos que tem o propósito de oferecer, sobretudo, praticidade para o seu dia. 

ACESSE O SITE DA OCEAN DROP E CONHEÇA O CALMARIA, O SMART BLEND PARA VOCÊ CONQUISTAR A PAZ COM O SEU BEM-ESTAR!

Siga acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais assuntos como este!

Referências

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível