Envelhecimento Saudável: 7 Alimentos que Previnem o Envelhecimento

Envelhecimento Saudável: 7 Alimentos que Previnem o Envelhecimento

Todo ser humano passa pelo processo de envelhecimento, ou seja, a redução das funções orgânicas que afetam o sistema reprodutivo, o metabolismo, a condição física e cognitiva. Porém, isso pode ser minimizado por meio do consumo de alimentos que previnem o envelhecimento, conhecidos como “anti-aging”. 

Continue lendo o artigo para descobrir como os alimentos podem te ajudar a ter um envelhecimento saudável. 

display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

Alimentos que previnem o envelhecimento

Com o passar dos anos, é normal o nosso corpo perder mais água, elasticidade, colágeno, vitaminas e outros nutrientes que antes eram produzidos em maior quantidade. A nossa pele, por exemplo, amadurece e precisa de cuidados redobrados para ter um envelhecimento saudável. 

Pensando nisso, preparamos uma lista de alimentos que previnem o envelhecimento, como:

1. Betacaroteno

O betacaroteno é muito importante para o organismo, pois age como antioxidante e combate alterações celulares que podem levar ao envelhecimento da pele. Você encontra esse nutriente em alimentos, como, por exemplo: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata-doce. 

2. Vitamina C, B e E

Estas vitaminas também possuem propriedades antioxidantes. A vitamina C, por exemplo, promove a produção de colágeno e a aceleração da cicatrização da pele e, ainda, contribui para o envelhecimento saudável. O nutriente é encontrado em alimentos, como: brócolis, pimentão amarelo, caju e goiaba.

A vitamina B normaliza as funções da epiderme, controlando a produção de óleos pelas glândulas sebáceas e proporcionando uma pele suave e refrescante. Está muito presente em peixes, no abacate, na castanha e no espinafre.

A vitamina E é um antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Os alimentos ricos nessa vitamina são: sementes de abóbora, repolho, maçã, banana, alface, salmão e arroz integral.

3. Goji Berry

Essa fruta pequena apresenta uma lista bem grande de benefícios à saúde. A goji berry tem poucas calorias, é rica em aminoácidos, vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e polissacarídeos. Além de também oferecer ação antioxidante.

4. Proteínas

Muitos alimentos que previnem o envelhecimento são compostos por proteínas. Adicionar as proteínas nas refeições é fundamental para a produção natural de colágeno. Você as encontra em ovos, soja, camarão, frango, amêndoa, entre outros.

5. Flavonoides

Os flavonoides são substâncias que agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles também são fundamentais para a absorção de vitamina C e o envelhecimento saudável da pele. 

Frutas como a uva, morango, maçã, romã, framboesa são exemplos de alimentos que previnem o envelhecimento por conta dos flavonóides, assim como a cebola, as nozes, a linhaça e o mel.

6. Probióticos

Os probióticos ajudam a repor as bactérias benéficas para o corpo, o que contribui para o metabolismo e a melhora da pele. Você pode incluir na sua dieta alimentos  como iogurte, kimchi, vinagre de maçã, gengibre e pepino em conserva.

7. Astaxantina

Astaxantina elimina radicais livres sem causar nenhuma atividade pró-oxidante ao organismo. Sua ação antioxidante é de 10 a 100 vezes mais poderosa do que outros carotenoides, como o betacaroteno e o licopeno. 

Um estudo de 2017, realizado no Japão, relatou que a Astaxantina contribui para a saúde da pele, reduzindo a perda de umidade. Além disso, proporciona melhorias na textura, diminuindo a aspereza. 

Ela também auxilia a manter uma pele saudável, pois a protege da deterioração induzida pelos radiação ultravioleta (UV) e pelos processos de envelhecimento.

Gostou do conteúdo?

Inclua a Astaxantina na sua alimentação!

Continue acompanhando o Blog da Ocean Drop para mais informações sobre os alimentos que previnem o envelhecimento, além de dicas incríveis para melhorar a sua qualidade de vida! 

Econtrei a Astaxantina e outros superalimentos no site da Ocean Drop! Basta clicar neste link para acessar o site!

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível