A Função do Consumo Consciente em Tempos de Crise Ambiental
O consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, visa diminuir o impacto que o ato de comprar e utilizar qualquer coisa provoca sobre o meio ambiente, incluindo bens, serviços e recursos.
O incontrolável consumismo da população ao longo dos anos trouxe – e vem trazendo – consequências muito sérias ao Planeta Terra, que afetam não só questões ambientais, mas também sociais, por exemplo.
Essa compulsão ligada ao consumo pode levar à escassez ou até ao esgotamento de recursos indispensáveis para a vida, sabia?! Para entender mais sobre o assunto, fique ligado na leitura do conteúdo!
Aqui você aprenderá:
- O que é consumo consciente;
- 12 princípios do consumo sustentável.
O que é consumo consciente
Não há como não interagirmos com o meio ambiente em que vivemos – e isso é um fato. No entanto, devemos ter consciência em relação ao que extraímos e utilizamos dele a fim de não compactuarmos com o desequilíbrio ambiental – e é disso que se trata o consumo sustentável.
Consumir não é errado, é algo que sempre existiu, pois é fundamental para a vida. O problema se encontra na exploração exagerada de recursos naturais, que, se não controlada, pode levar à escassez ou ao esgotamento de água potável e das florestas, por exemplo, afetando o nosso bem estar e até a nossa vida.
A busca desenfreada pelo “ter” de uma sociedade que consome sem necessidade também aumenta os depósitos de lixo, que, muitas vezes, são designados aos solos e rios, causando grande impacto ambiental, podendo esse ser irreversível para a natureza e para as pessoas ao redor.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a população mundial já consome 30% a mais de recursos naturais que a capacidade de renovação da Terra. Se esses padrões não mudarem, em menos de 50 anos, será necessário mais um planeta para suprir as necessidades da humanidade.
O consumo torna-se consciente quando existe preocupação em escolher – na medida certa – produtos e serviços que não necessitam de muitos recursos naturais para serem produzidos e, ainda, possam ser reaproveitados para outros fins ecologicamente corretos posteriormente.
Além disso, evitar o desperdício desses recursos em casa e realizar a separação e coleta do lixo adequadamente também faz parte da prática de um consumo sustentável. A seguir você conhecerá 12 princípios para botar em prática no dia a dia já e ajudar o meio ambiente.
12 princípios do consumo sustentável
As medidas para se consumir de forma consciente são várias e estão ao alcance de todos. O Instituto Akatu, uma organização não governamental (ONG) que trabalha a favor do consumo consciente, indicou 12 princípios do consumo consciente. Veja abaixo:
- Faça o planejamento de suas compras;
- Avalie os impactos do que está consumindo;
- Reflita sobre as suas necessidades reais de consumo;
- Reutilize produtos e embalagens;
- Realize a separação do seu lixo;
- Utilize o cartão de crédito com consciência;
- Valorize as práticas de responsabilidade social das empresas e não apenas o preço de seus produtos;
- Não compre mercadorias piratas ou contrabandeadas;
- Contribua para a melhoria de produtos e serviços enviando sugestões ligadas ao consumo consciente;
- Divulgue o consumo sustentável;
- Cobre dos políticos ações ligadas à essa maneira de sustentabilidade;
- Reflita sobre seus valores.
Gostou do conteúdo?
É muito importante refletirmos sobre nossos hábitos de consumo, estarmos atentos à real necessidade do que consumimos e aos impactos que uma “simples compra” pode causar ao meio ambiente.
A Ocean Drop tem suplementos veganos e é a única empresa no Brasil especializada em superalimentos à base de algas e microalgas. Na nossa opinião, sozinhos somos uma gota, mas juntos formamos um oceano.
Sendo assim, investimos 5% dos lucros para apoiar projetos de proteção dos oceanos e realizamos ações próprias de limpeza de praias periodicamente.
Nossa irmã mais nova, Bloom Bits, oferece plant-based vitamins para pessoas que buscam nutrição inteligente e um estilo de vida cada vez mais consciente.
Por isso, 5% dos lucros são investidos em iniciativas conectadas com suas causas. Ainda, são realizadas ações de impacto quanto à conservação dos biomas e conscientização sobre consumo e resíduos.
Conheça a Ocean Bag, o ECO copo e o Canudo de Bambu! 100% do lucro desses produtos são destinados para cuidados relacionados ao meio ambiente!
Para conhecer o nosso portfólio completo e exclusivo, acesse o nosso site aqui!
Seguindo com o assunto sustentabilidade, leia clicando aqui o que são produtos veganos e o porquê de consumi-los!
Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos sobre nutrição, saúde e bem estar! Até a próxima!
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível