capa: consumo consciente

O consumo consciente, também chamado de consumo sustentável, visa diminuir o impacto que o ato de comprar e utilizar qualquer coisa provoca sobre o meio ambiente, incluindo bens, serviços e recursos.

O incontrolável consumismo da população ao longo dos anos trouxe – e vem trazendo – consequências muito sérias ao Planeta Terra, que afetam não só questões ambientais, mas também sociais, por exemplo.

Essa compulsão ligada ao consumo pode levar à escassez ou até ao esgotamento de recursos indispensáveis para a vida, sabia?! Para entender mais sobre o assunto, fique ligado na leitura do conteúdo!

Aqui você aprenderá:

  • O que é consumo consciente;
  • 12 princípios do consumo sustentável.

O que é consumo consciente

Não há como não interagirmos com o meio ambiente em que vivemos – e isso é um fato. No entanto, devemos ter consciência em relação ao que extraímos e utilizamos dele a fim de não compactuarmos com o desequilíbrio ambiental – e é disso que se trata o consumo sustentável.

Consumir não é errado, é algo que sempre existiu, pois é fundamental para a vida. O problema se encontra na exploração exagerada de recursos naturais, que, se não controlada, pode levar à escassez ou ao esgotamento de água potável e das florestas, por exemplo, afetando o nosso bem estar e até a nossa vida.

A busca desenfreada pelo “ter” de uma sociedade que consome sem necessidade também aumenta os depósitos de lixo, que, muitas vezes, são designados aos solos e rios, causando grande impacto ambiental, podendo esse ser irreversível para a natureza e para as pessoas ao redor.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a população mundial já consome 30% a mais de recursos naturais que a capacidade de renovação da Terra. Se esses padrões não mudarem, em menos de 50 anos, será necessário mais um planeta para suprir as necessidades da humanidade.

O consumo torna-se consciente quando existe preocupação em escolher – na medida certa – produtos e serviços que não necessitam de muitos recursos naturais para serem produzidos e, ainda, possam ser reaproveitados para outros fins ecologicamente corretos posteriormente. 

Além disso, evitar o desperdício desses recursos em casa e realizar a separação e coleta do lixo adequadamente também faz parte da prática de um consumo sustentável. A seguir você conhecerá 12 princípios para botar em prática no dia a dia já e ajudar o meio ambiente.

12 princípios do consumo sustentável

As medidas para se consumir de forma consciente são várias e estão ao alcance de todos. O Instituto Akatu, uma organização não governamental (ONG) que trabalha a favor do consumo consciente, indicou 12 princípios do consumo consciente. Veja abaixo:

  1. Faça o planejamento de suas compras;
  2. Avalie os impactos do que está consumindo;
  3. Reflita sobre as suas necessidades reais de consumo;
  4. Reutilize produtos e embalagens;
  5. Realize a separação do seu lixo;
  6. Utilize o cartão de crédito com consciência;
  7. Valorize as práticas de responsabilidade social das empresas e não apenas o preço de seus produtos;
  8. Não compre mercadorias piratas ou contrabandeadas;
  9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços enviando sugestões ligadas ao consumo consciente;
  10. Divulgue o consumo sustentável;
  11. Cobre dos políticos ações ligadas à essa maneira de sustentabilidade;
  12. Reflita sobre seus valores.

Gostou do conteúdo?

É muito importante refletirmos sobre nossos hábitos de consumo, estarmos atentos à real necessidade do que consumimos e aos impactos que uma “simples compra” pode causar ao meio ambiente.

A Ocean Drop é a única empresa no Brasil especializada em superalimentos à base de algas e microalgas. Na nossa opinião, sozinhos somos uma gota, mas juntos formamos um oceano.

Sendo assim, investimos 5% dos lucros para apoiar projetos de proteção dos oceanos e realizamos ações próprias de limpeza de praias periodicamente. 

Nossa irmã mais nova, Bloom Bits, oferece plant-based vitamins para pessoas que buscam nutrição inteligente e um estilo de vida cada vez mais consciente.

Por isso, 5% dos lucros são investidos em iniciativas conectadas com suas causas. Ainda, são realizadas ações de impacto quanto à conservação dos biomas e conscientização sobre consumo e resíduos.

Conheça a Ocean Bag, o ECO copo e o Canudo de Bambu! 100% do lucro desses produtos são destinados para cuidados relacionados ao meio ambiente!

Para conhecer o nosso portfólio completo e exclusivo, acesse o nosso site aqui!

Seguindo com o assunto sustentabilidade, leia clicando aqui o que são produtos veganos e o porquê de consumi-los!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos sobre nutrição, saúde e bem estar! Até a próxima!