Extrato de própolis-verde – O que é e quais os benefícios?

Extrato de própolis-verde – O que é e quais os benefícios?

Própolis é um produto complexo, muito utilizado e conhecido desde a medicina antiga – seus primeiros relatos são de 300 a.c. Esse material é desenvolvido pelas abelhas com o intuito de proteger a colméia. Você sabia que a origem da palavra própolis é grega? Seu significado é “proteção da comunidade”. E, para nós, você já conhece quais os benefícios de consumir extrato de própolis-verde? Continue o texto para compreender mais sobre o super aliado ao sistema imune, o própolis-verde!

 

Índice
  • O que é própolis-verde?
  • Benefícios do própolis-verde?
  • Como usar própolis-verde? 
  • Onde encontrar o própolis-verde?

 

O que é própolis-verde?

O própolis é um dos poucos produtos naturais que manteve sua popularidade ao longo do tempo até a atualidade, sendo utilizado pelos médicos da Grécia e Roma antiga para tratar feridas e doenças estomacais. No Egito, também era útil para preservar o sepultamento das múmias. No século passado foi usado de forma muito eficiente no tratamento de lesões na Segunda Guerra Mundial e durante a batalha de Anglo-Boer.

As abelhas colhem a resina nas vegetações da flora para produzir o própolis. A resina é misturada com as enzimas salivares da abelha, cera e pólen, assim se forma o própolis. A variedade de matéria prima resulta em um produto com mais de 300 compostos, como compostos fenólicos, ácidos aromáticos, óleos essenciais, ceras e aminoácidos.

Sua composição química, além de complexa, também varia de acordo com a localização geográfica, a flora onde está a colméia e a espécie da abelha. Porém, a abelha não altera a composição química do que ela extrai da planta, mantendo suas propriedades e, por isso, existe a relação direta da composição do própolis com o ambiente em que é produzido.

Existem vários tipos de própolis que são classificados pela cor, composição e local onde é extraído e produzido. É possível encontrar: 

  • própolis-verde;
  • própolis-vermelho;
  • própolis-amarelo;
  • própolis-marrom.

Atualmente, os mais estudados e com maior potencial terapêutico são o própolis-verde e o própolis-vermelho. Por sua vez, o própolis-verde brasileiro apresenta maiores concentrações de compostos bioativos como a artepillina.  Outras substâncias encontradas no própolis-verde e que trazem benefícios são:

  • ácido cafeico;
  • ácido cumarico;
  • ácido ferúlico;
  • artepellina C;
  • isorhamnetina;
  • kaempferida;
  • kaempferol;
  • naringenina;
  • quercetina;
  • pinocembrina;
  • sakuranetina.

O própolis-verde brasileiro tem sido amplamente estudado. Sua principal fonte de extração é o baccharis dracunculifolia, popularmente conhecido como o alecrim-do-campo ou vassourinha.

Benefícios do própolis-verde?

Para a colméia, o própolis é muito importante. Suas propriedades inibem a proliferação de bactérias, fungos e vírus, além de evitarem a infiltração de água, a putrefação de intrusos e servirem como um isolante térmico. O própolis tem um papel fundamental na manutenção da saúde da colméia, pois protege as abelhas, os filhotes e os favos de mel de contaminações e proliferações microbianas.

Benefícios do extrato de própolis verde

Para os humanos, os benefícios mais estudados do própolis-verde são relacionados às atividades:

Imunomoduladoras

A ação do própolis ocorre diretamente nas células da resposta imune inata, podendo modular a síntese de anticorpos.

Antimicrobianas

O própolis-verde apresenta melhor atividade antimicrobiana e antioxidante em relação aos demais tipos de própolis. A presença de grandes quantidades do artepillin C, que é uma substância bioativa, atuando em sinergia com os demais compostos, exerce essa função no organismo.

Antioxidantes e anti-inflamatórias

O própolis-verde apresenta maior quantidade de flavonóides e compostos fenólicos que o própolis vermelho e o marrom. Esses compostos têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Você sabe a importância de consumir antioxidantes e anti-inflamatórios? Bom, os alimentos que têm essas propriedades auxiliam na proteção das células que estão boas e na eliminação das células que não tem mais função no corpo.

Antivirais

A ciência observa e valida, ou não, alguns saberes populares através de diversas pesquisas, assim como é o caso da propriedade antiviral do própolis. Um estudo revelou que o própolis apresenta atividade antiviral, reduzindo a replicação do vírus entérico, uma classe de vírus presentes no trato gastrointestinal. 

Essa eficácia antiviral não está ainda claramente esclarecida, mas é pressuposto que a relação dos compostos flavonóides e fenólicos atuam em sinergia, evitando a replicação dos vírus. 

Antialérgicas e anti-asmáticas

Foi descoberto que o própolis pode aliviar doenças alérgicas, assim como espirros e fricção nasal, por inibir a liberação de histamina. Nos casos de asmas, o própolis também apresenta possíveis benefícios em ação adjuvante do tratamento.

Relacionadas à doenças oculares

O ácido caféico, presente no própolis-verde, tem apresentado repercussões positivas no tratamento de diversas doenças, devido sua ação anti-inflamatória, imunomoduladora e anti bacteriana. O uso apresenta relação favorável em doenças, como catarata, pressão ocular, uveíte, da córnea, da retina e relacionadas ao nervo óptico. Além disso, é promissora a eficácia do própolis no tratamento do glaucoma.

Leia mais sobre um assunto relacionado DESCUBRA 5 INCRÍVEIS REMÉDIOS CASEIROS PARA AMIGDALITE

Gastroprotetoras

Estudos relatam que os componentes, cafeico, ferúlico, ácido cumárico e cinâmico, presentes no própolis-verde, exercem função gastroprotetora. 

O uso popular de preparações com própolis para o tratamento de úlcera está sendo estudado e indica que apresenta boa atividade antiúlcera. No entanto, mais estudos precisam ser desenvolvidos para definir a dosagem.

Neuroprotetoras

Estudos em animais com doenças neurodegenerativas avaliaram que o uso de compostos bioativos presentes no própolis, como o ácido cafeico, conteve a morte de neurônios contendo dopamina no sistema nervoso central. Outros compostos também apresentaram benefícios mimetizando a neuroinflamação.

Cicatrizantes

Historicamente, o própolis é utilizado para desinfetar a pele, para melhorar a cicatrização e impedir inflamações e/ou infecções. Os estudos corroboram essas informações, já que o própolis estimula o crescimento e a regeneração da pele, assim como modula a produção de colágeno.

Como usar própolis-verde?

O própolis é encontrado puro em cápsulas e extratos ou utilizado como ingrediente em diversos produtos, como pomadas, enxaguantes bucais, sprays de garganta e sabonetes.

Embora seja considerado seguro, é prudente consultar um médico e seguir as orientações do produto, tanto em casos de uso como imunomodulador, suplementação ou para tratamento de pele. 

Outra forma de utilizar o própolis-verde é através de shots matinais. Sabia? Leia mais em: PRÓPOLIS VERDE: SHOT MATINAL PARA IMUNIDADE

Onde encontrar o extrato de própolis-verde?

Os produtos da OMV são muito práticos e vieram para facilitar a adesão ao estilo de vida saudável. As cápsulas de extrato de própolis-verde vêm em sachês diários, montados de acordo com sua necessidade. Entre no site e responda o QUIZ para saber quais outros suplementos seu corpo está precisando. 

Referências

Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível