nutrição funcional: capa

A Nutrição Funcional tem como foco principal o paciente e, não, a doença em si. Diante disso, durante um atendimento da área, é muito valorizado a individualidade bioquímica, assim como todo o histórico de vida do indivíduo, para, então, se aplicar a ciência dos nutrientes.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue prestando atenção no conteúdo! Aqui você descobrirá o que é a Nutrição Funcional, quais são os seus princípios e diferenciais, a quem ela é indicada e como é capaz de melhorar a saúde dos pacientes. Boa leitura!

O que é Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional é centrada na individualidade bioquímica de cada pessoa. Ela busca rastrear os sinais, sintomas e características de cada paciente para relacionar com a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e, assim, fazer as correções com um cardápio personalizado e eficiente.

5 princípios da Nutrição Funcional

  1. Individualidade bioquímica;
  2. Tratamento centrado no paciente;
  3. Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes;
  4. Saúde como vitalidade positiva;
  5. Interconexões em teia de fatores fisiológicos.

Diferenciais da Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional trabalha focada nas necessidades nutricionais individuais. Ela se baseia na genética, levando em conta a predisposição de doenças, assim como no gênero, no peso, na altura e nos fatores ambientais, incluindo hábitos alimentares, atividade física, estresse e ansiedade do paciente, por exemplo.

Nem sempre adotar uma dieta com determinados tipos de frutas e verduras é suficiente para perder “aqueles quilinhos” indesejáveis ou tratar alguma doença. É aí que entra a Nutrição Funcional, com uma alimentação personalizada e rica em compostos bioativos, na busca de saúde como vitalidade positiva.

Na Nutrição Funcional não existe uma dieta igual para tratar um paciente com diabetes ou qualquer outra doença. Por sua vez, existe uma avaliação personalizada que vai gerar as orientações e prescrições adequadas, abrangendo dieta e suplementação, caso necessário, centrada no paciente e, não, no problema.

A quem a Nutrição Funcional é indicada

Qualquer paciente, mesmo que não tenha doenças diagnosticadas, pode se beneficiar da Nutrição Funcional. Um simples sintoma pode ser tratado através de uma alimentação funcional e, por isso, ela é indicada para todos que desejam ter melhor qualidade de vida, incluindo aqueles com a presença de:

  • Enxaqueca;
  • Doenças autoimunes;
  • Alterações tireoidianas;
  • Fadiga crônica;
  • Insônia;
  • Transtornos de ansiedade e depressão;
  • Obesidade e grande dificuldade de perda de peso;
  • Resistência à insulina e diabetes;
  • Problemas digestivos e intestinais;
  • Tensão pré-menstrual (TPM);
  • Queda de cabelo;
  • Acne, entre outros.  

Como a Nutrição Funcional pode melhorar a saúde de uma pessoa

Só através de uma orientação personalizada – e não generalizada – é possível tratar desordens e doenças e recuperar a vitalidade positiva de um indivíduo. A Nutrição Funcional entende esse conceito como o asseguramento da saúde integral do ser humano, que inclui dormir bem e acordar disposto.

Além disso, compreende ter energia ao longo do dia, boa memória e concentração, intestino e todos os outros órgãos funcionando da melhor forma, ausência de dores, sistema imunológico respondendo positivamente, hormônios sendo produzidos de maneira adequada e boa tolerância ao estresse também.

A análise de todos os sistemas integrados para trabalhar nos desajustes nutricionais é o fator mais positivo e diferencial na abordagem do tratamento da Nutrição Funcional, quando comparado com a Nutrição Tradicional, que tem uma recomendação de dieta específica para cada caso

Tratamento Nutricional Funcional

O paciente logo percebe que o tempo de avaliação clínica, onde o profissional ouve e busca informações de toda a história de vida, é mais demorado em uma consulta de Nutrição Funcional, pois vai mais a fundo, dando grande importância ao rastreamento de sinais e sintomas nas mais diversas áreas.

Antes de iniciar de fato o tratamento nutricional funcional adequado, também é realizada uma avaliação física no paciente, que inclui aferição de peso, circunferências corporais e dobras cutâneas,bioimpedância e/ou ultrassom.

A avaliação bioquímica é de grande importância nos casos em que é preciso confirmar desordens metabólicas ou hormonais, assim como alguma deficiência nutricional já suspeita inicialmente na avaliação clínica, mas que ainda não estava totalmente clara.

As orientações e direcionamentos de principais mudanças a serem realizadas nos hábitos já saem com o paciente do consultório. O planejamento alimentar individualizado é baseado em um caminho para se obter resultados esperados em relação à saúde ou mudança de composição corporal. 

A cada reavaliação é rastreado novamente todos os sinais e sintomas, assim como os outros fatores já citados, para que se possa decidir os próximos passos no tratamento do paciente e oferecer um plano personalizado de acordo com a necessidade atual dele.

Muitos associam a Nutrição Funcional com um tratamento ou acompanhamento caro ou com uma área da Nutrição que só recomenda suplementação. Um bom profissional consegue ser assertivo apenas com os alimentos adequados, prescrevendo suplementação, somente se necessário.

Gostou do conteúdo?

Ocean Drop é a única empresa no Brasil especializada em superalimentos do oceano à base de algas e microalgas. Todo o nosso portfólio é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Além disso, possui produtor reconhecido, não contém agrotóxicos e nem sofre modificação genética! Importante quando se trata de saúde, não é verdade?! Para conhecer todas as opções, acesse o nosso site!

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar uma sugestão, comente ao final do artigo! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a)!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, bem-estar e saúde. Toda a semana produzimos conteúdos novos para deixar você informado. Até a próxima!