A importância de manter os triglicerídeos em níveis adequados é muito conhecida, mas, afinal, o que são triglicerídeos? Os triglicerídeos são gorduras presentes no sangue que surgem a partir das calorias ingeridas a mais na alimentação. Níveis altos de triglicerídeos são considerados pela saúde como fatores de risco para doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.
Um estilo de vida inadequado, que envolve fumo, sedentarismo, sobrepreso, obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, entre outros, tem grande influência sobre o aumento dos triglicerídeos no sangue. A boa notícia é, que há maneiras simples e efetivas de diminuir os triglicérides!
As gorduras, também chamadas de lipídios, são um dos grupos de nutrientes indispensáveis para o organismo. Existem vários tipos de gorduras – e os triglicerídeos são um deles, assim como o colesterol. “Mas exatamente, o que são triglicerídeos?” É possível dizer que os triglicerídeos são as calorias a mais que ingerimos através da alimentação e que ficam armazenadas nas células para uso posterior.
Embora seja evidente que todos nós precisamos dos triglicerídeos para ter energia, é importante ressaltar que níveis muito altos no sangue podem aumentar o risco de doenças do coração e outras complicações de saúde.
Níveis altos de triglicerídeos são motivo de preocupação, já que podem contribuir com o desenvolvimento de aterosclerose, referente ao entupimento das artérias. Por conta disso, triglicerídeos altos são fatores de risco para doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Por outro lado, níveis baixos de triglicerídeos também podem ser uma preocupação para a saúde, pois é possível que estejam indicando uma condição subjacente, como desnutrição ou má absorção de nutrientes.
Como visto, assim como os triglicerídeos, o colesterol é um tipo de gordura. Além disso, ambos circulam no sangue e níveis elevados dos dois geralmente ocorrem juntos. No entanto, embora hajam essas semelhanças, os triglicerídeos e o colesterol têm funções diferentes:
Fatores de dieta e estilo de vida têm uma grande influência sobre os triglicerídeos do sangue. Veja exemplos:
Geralmente os triglicerídeos altos não causam sintomas – e esse é um dos motivos que justifica a importância de realizar exames periódicos. Entretanto, como já mencionado, os triglicerídeos aumentam o risco de doenças do coração e os sintomas podem estar relacionados à obstrução dos vasos de sangue, como:
O exame para determinar a taxa de triglicerídeos é o perfil lipídico, considerado um teste rápido para o rastreamento e acompanhamento do risco cardiovascular. Esse exame quantifica diferentes frações de gordura no sangue, incluindo os triglicerídeos, mas também o colesterol total, HDL-C e LDL-C.
Com algumas modificações simples no estilo de vida, é possível diminuir seus triglicerídeos e melhorar sua saúde geral ao mesmo tempo. Veja abaixo o que é bom para baixar triglicerideos:
Um estudo descobriu que o consumo de açúcar adicionado está associado a níveis elevados de triglicerídeos no sangue em crianças. Para deixar claro, esse tipo de açúcar é aquele acrescentado aos alimentos na hora do preparo a fim de melhorar o sabor ou a textura, por exemplo. Portanto, diminuir o açúcar adicionado em sua dieta é uma maneira para manter os seus níveis de triglicerídeos adequados – e você pode começar pelo café e o suco.
Assim como o açúcar adicionado, outros tipos de carboidratos refinados que você come poderão ser facilmente convertidos em triglicerídeos. Não surpreendentemente, uma alimentação com baixo teor desse grupo de nutrientes tem sido associada a níveis mais baixos de triglicerídeos no sangue. Evite farinha de trigo, salgados, pizza, macarrão branco, pão branco, bolos, biscoitos em geral, sobremesas, refrigerantes e sucos artificiais!
Manter uma alimentação com mais fibras é capaz de diminuir a absorção das gorduras e dos carboidratos ingeridos, ajudando assim, a reduzir a quantidade de triglicerídeos no sangue. Dois meses de tratamento com psyllium, que é um alimento rico em fibras, foi capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos em 40 pacientes diabéticos. Incrível, não é mesmo? Além disso, essa fibra também ajuda a soltar o intestino preso.
Quem está com os triglicerídeos altos irá ter benefícios ao iniciar a prática de atividades físicas! No entanto, as evidências científicas mostram que os efeitos positivos do exercício sobre os triglicerídeos são mais aparentes em regimes de longo prazo. Por exemplo: um estudo mostrou que correr duas horas por semana durante quatro meses levou a um declínio significativo nos triglicerídeos no sangue.
Os ácidos graxos trans estão relacionados com as doenças cardiovasculares justamente porque podem aumentar os triglicerídios, além de diminuir o bom colesterol (HDL) e elevar o mau colesterol (LDL). Esse tipo de gordura é adicionada aos alimentos processados para aumentar a vida útil, sendo assim, é comumente encontrada em alimentos industrializados, congelados e fritos com óleos parcialmente hidrogenados.
Peixes, como salmão, arenque, sardinha, atum e cavala, são alguns tipos ricos em ácidos graxos ômega-3. Eles são conhecidos pelos benefícios à saúde do coração e pela capacidade de reduzir os triglicerídeos no sangue. Para quem não tem o hábito de consumir esses frutos do mar, uma ótima opção é ingerir o ômega-3 em cápsulas, que é prático e seguro para a saúde.
Estudos mostram que até mesmo o consumo moderado de álcool pode aumentar os triglicerídeos no sangue em até 53% – e isso vale para indivíduos com níveis de triglicérides normais no início. Se você deseja diminuí-los, limite a quantidade de álcool, pois ele é rico em calorias e açúcar.
Quando ingerimos mais calorias do que o necessário, nosso corpo as transforma em triglicerídeos, que ficam armazenados nas células de gordura. Por esse motivo, perder peso é uma forma eficaz de reduzir os níveis de triglicerídeos! Para demonstrar isso, pesquisadores incentivaram indivíduos com sobrepeso e obesidade a perderem de 5 a 10% do peso e acabaram observando melhorias na glicemia, pressão arterial e nível de triglicerídeos do grupo.
Quem tem triglicérides alto o que não pode comer? Limitar o consumo de açúcar e outros carboidratos refinados é uma medida auxiliar eficiente para diminuir essa gordura no sangue.
Quem tem triglicérides alto pode comer batata doce? Embora a batata-doce seja um carboidrato e tenha “doce” no nome, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, isto é, não influencia na
Agora você já sabe o que são triglicerídeos, não é mesmo? No entanto, caso tenha ficado com dúvidas, deixe um comentário! Logo responderemos você!
A Ocean Drop é especialista em suplementos naturais! Nosso portfólio é exclusivo e oferece benefícios complementares para você, que podem ser a redução dos triglicerídeos!
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível