O açaí é uma fruta popularmente conhecida em território nacional e muito consumida no país. Rica em antioxidantes e nutrientes, que trazem benefícios à saúde, ela é considerada uma das preferidas de grande parte da população que adere a uma vida mais saudável. Além disso, existem propriedades do açaí que são extremamente importantes para a saúde. 

Quer saber quais? Então confira o que você verá no artigo:

  • benefícios do açaí;
  • informação nutricional;
  • quantidade recomendada;
  • como consumir;
  • açaí engorda?;
  • contraindicações;
  • onde comprar.

Benefícios do Açaí

O açaí é uma fruta encontrada na Amazônia e colhida de uma palmeira que cresce no clima ideal do Norte do Brasil. É um alimento popularmente conhecido no mundo todo e é excelente para ajudar a aumentar a energia e a proteger o corpo contra ação dos radicais livres. A fruta é rica em polifenois que possuem ação antioxidante.

Portanto, podemos concluir que o maior benefício que temos dessa fruta é o auxílio no fornecimento de energia e sua ação antioxidante. Porém, ela possui muitos efeitos positivos não tão conhecidos. 

Veja a seguir algumas outras propriedades do açaí: 

Ajuda a aumentar a energia corporal

O açaí é rico em gorduras boas, carboidratos e proteínas. Essa composição diminui o cansaço e aumenta a energia do corpo. Por isso, é um alimento bastante indicado para atletas, como os corredores, por exemplo. 

Contribui para melhora da saúde mental

Os polifenois presentes no açaí agem na proteção das células do sistema nervoso central, atuando diretamente na prevenção de perda de memória e de doenças neurais.

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares

Além dos polifenóis, o açaí contém antocianinas que também agem como antioxidantes e contribuem para regular os níveis de colesterol. A fruta ainda apresenta boas quantidades de esteróis, que possuem benefícios cardioprotetores para as células, ocasionando o relaxamento dos vasos e melhorando a circulação sanguínea.

açai beneficios: pessoa com dor no peito

Ajuda no combate ao envelhecimento das células

Os polifenóis e antocianinas agem como poderosos antioxidantes e são capazes de prevenir a ação dos radicais livres. Esse processo previne o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas.

Por ser extremamente rico em antioxidantes que ajudam contra danos oxidativos, podemos dizer que a fruta contribui para a melhora da aparência da pele.

Contribui para fortalecer a imunidade

O açaí é capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos que mantém o sistema imunológico saudável. A fruta auxilia na eliminação de organismos indesejados e consequentemente promove um aumento na imunidade.




Auxilia na saúde de ossos e dentes

Uma das propriedades do açaí é favorecer a saúde dos dentes e ossos, pois em sua composição há elementos que podem contribuir com quantidades significativas de cálcio. Essa propriedade oferecida pelo fruto pode está associada ao seu uso para a prevenção de hipertensão e osteoporose.

Informação Nutricional

Em sua composição nutricional, o açaí apresenta boas quantidades de proteínas, gorduras boas, carboidratos, vitaminas e minerais. Confira a seguir a quantidade de cada nutriente:

Como e quanto consumir?

Para se obter os benefícios que o açaí oferece sem exagerar nas calorias, deve-se consumir de 100 g a 200 g, uma vez ao dia. O açaí pode ser consumido na sua forma in natura ou em formato de suplemento em cápsulas.

Afinal, açaí engorda?

Essa é uma grande questão que gira em torno do consumo da fruta, porém, não, ela não engorda. Assim como qualquer outro alimento, seu consumo não deve ser exagerado e é importante que não seja ingerido junto a outros ingredientes ricos em açúcares.

Quando adicionado a uma dieta equilibrada, pela grande quantidade de fibras e gorduras boas, a fruta auxilia no processo de emagrecimento devido o aumento da saciedade.

Existem contraindicações?

De maneira geral, não existem contraindicações no consumo do açaí. Porém, é importante ressaltar que diabéticos devem tomar cuidado devido o alto nível de glicose.  Uma dica é não consumir a fruta juntamente com o xarope de guaraná.

Onde comprar?

A Bloom Bits é uma marca especializada em superalimentos que oferecem nutrição completa e segura de forma prática. Todos os superalimentos contêm ingredientes 100% naturais, vegetais e livres de contaminantes. Importante quando se trata de alimentos para melhorar a saúde, não acha?

O Açaí da Bloom Bits, por exemplo, é 100% puro e cumpre com os requisitos mais rigorosos de qualidade. Com unidades de 240 cápsulas vegetais de açaí você pode manter seu corpo energizado, nutrido e protegido durante dois meses por apenas R$1,65 por dia! Menos que uma xícara de café.

Se interessou? Clique aqui para encontrar esse superalimento no site da Bloom Bits! Dúvidas? Escreva nos comentários, nosso time especializado irá ajudar. 

Para ficar por dentro de outras dicas de nutrição, alimentação e saúde, continue acompanhando o blog da Ocean Drop e siga a Bloom.Bits no instagram!