A clorofila é um pigmento de cor verde, encontrada em plantas, que possui a função de absorver luz para realizar a fotossíntese. Até alguns anos atrás, a resposta para a pergunta “o que é clorofila?” era apenas essa, mas hoje já se sabe que ela apresenta diversas funcionalidades benéficas para a saúde humana.
Essa substância está presente em alguns vegetais folhosos, que são importantes para o consumo de uma alimentação balanceada. Todo mundo sabe que a couve, por exemplo, traz muitos benefícios à saúde – e um dos motivos que justifica isso é justamente a presença de clorofila na composição!
O nome clorofila tem origem grega e significa verde-folha. Por isso, é a clorofila a responsável por atribuir a coloração esverdeada às folhas das árvores, algas e vegetais, como espinafre, brócolis e azeitona verde.
No entanto, sua função nas plantas vai além de atribuir cor. Ela tem função vital de realizar a absorção de luz, permitindo assim, que as plantas produzam o próprio alimento através da fotossíntese.
Para que isso ocorra, elas retiram o gás carbônico do ar e utilizam a energia do Sol. A luz solar é absorvida, justamente, através da clorofila. Ainda, algas e procariontes realizam o processo para obter energia
A vida na terra, como conhecemos hoje, só foi possível graças ao surgimento de um organismo com clorofila que realizava fotossíntese. Ele possibilitou a formação da camada de ozônio – que protege a terra contra a radiação ultravioleta (UV). Sem esse escudo protetor, a vida não teria florescido na terra
A molécula de clorofila é muito similar à hemoglobina, uma proteína presente no sangue, responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo. A principal diferença está no centro da molécula, pois enquanto a clorofila possui o mineral magnésio, a hemoglobina tem ferro.
O magnésio nas plantas tem papel essencial para a fotossíntese – ele participa da formação de açúcares, proteínas, lipídeos e vitaminas. Por sua vez, o ferro na hemoglobina, tem a função de fixar o oxigênio.
A clorofila era conhecida basicamente como o pigmento natural presente em plantas, algas e bactérias, responsável por proporcionar a cor verde. Além disso, sabia-se apenas que ela tinha função de realizar parte do processo de fotossíntese. processo em que as plantas, algas e procariontes realizam para obter energia.
A fotossíntese também desempenha papel importante na natureza: a purificação do ar. Isso porque ela retira o gás carbônico da atmosfera, considerado poluente, e, ao final, libera oxigênio.
Hoje, os profissionais de saúde já sabem que a clorofila ajuda o corpo a realizar a detoxificação, contribui para o combate da ação dos radicais livres e possui propriedades que auxiliam na prevenção do câncer. Devido a todos esses benefícios, o pigmento é muito indicado na alimentação funcional.
Por ser um pigmento, a clorofila também é utilizada pela indústria como um corante natural para atribuir cor aos alimentos, como queijos, sorvetes, bebidas, chocolates e biscoitos.
O uso de corantes artificiais vem sendo substituído pelo o uso de corantes naturais. Isso devido ao veto de muitos países e pelos órgãos de saúde questionarem os efeitos colaterais dos aditivos químicos.
É recorrente associar a ingestão de vegetais verdes na dieta com o bem-estar, a promoção da saúde e um menor risco de desenvolvimento de doenças – e o pigmento esverdeado natural é responsável por parte desses benefícios! Confira as propriedades da clorofila a seguir:
Os compostos com propriedades antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres que, quando produzidos em excesso, podem danificar as células saudáveis do organismo.
Os radicais livres em excesso contribuem para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, por exemplo. A clorofila é uma ótima opção para ajudar a combater o estresse oxidativo e as consequências dele!
As propriedades antimutagênicas atuam a favor da proteção da mutação de células, ou seja, evitam que ocorram erros de cópia de material genético durante a divisão celular, por exemplo.
As células dos tumores estão repletas de mutações genéticas que não observamos nas células saudáveis. Um estudo da Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui tais propriedades que contribuem para que isso não ocorra.
As propriedades detoxificantes são capazes de ajudar o corpo a se livrar de toxinas, obtidas no dia a dia através da poluição, fumaça do cigarro e metais pesados presentes em alguns cosméticos, entre outras situações.
O fígado é o órgão com importante atuação nesse processo. No entanto, devido à exposição contínua a esses fatores prejudiciais, sem ajuda externa fica difícil. a incrível propriedade detox da clorofila está relatada em estudos científicos!
Agora que você já entendeu o que é clorofila, suas funções e propriedades, está preparado para saber mais sobre os benefícios do pigmento à saúde. Veja só o que ela é capaz de fazer para nossa qualidade de vida:
A ação detox é um dos principais e mais poderosos benefícios da clorofila. Ela é capaz de ajudar a neutralizar os efeitos nocivos de substâncias, como tabaco, diesel, alcatrão e toxina do tétano.
Essa capacidade também se mostra efetiva em casos de contaminações crônicas e agudas por ingredientes artificiais e químicos presentes em alimentos processados.
A clorofila ainda ajuda o corpo a eliminar metais pesados, como relatou um estudo da Klinghardt Academy.
A propriedade antimutagênica refere-se à capacidade do pigmento de auxiliar na proteção das células contra a mutação, defendendo-as de algumas substâncias que causam alterações.
Tais alterações são tão prejudiciais que podem levar ao surgimento de câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, demonstrou que a clorofila possui propriedades protetoras.
Ao consumir fontes de clorofila, você está ingerindo uma fonte muito boa de magnésio também. O consumo do mineral oferece diversos benefícios, como:
Por ser o pigmento verde das plantas, ela está presente em alimentos vegetais que apresentam essa coloração. A seguir, confira uma lista de alimentos com o pigmento para incluir na sua alimentação:
Também conhecida como “alga verde”, a chlorella vem ganhando fama para o consumo devido seus inúmeros benefícios à saúde – e um dos motivos disso é a presença de clorofila em sua composição.
Como mencionado, uma das principais fontes de clorofila do mundo é a chlorella, uma microalga de água doce. A quantidade do pigmento pode alcançar os valores de 3% a 5% do seu peso seco.
A chlorella é conhecida como um alimento quase perfeito e é utilizada como suplemento alimentar pelos astronautas da NASA em viagens espaciais.
Além da presença de clorofila, ela apresenta muitos outros benefícios, como, por exemplo, contribuição para a promoção da regeneração de tecidos e regulação do funcionamento do sistema digestivo.
Cuidados devem ser tomados no processamento dos alimentos, com o objetivo de manter a integridade da molécula de clorofila. Fatores ambientais, como temperatura, podem prejudicar o nível do composto.
Como vimos, a clorofila é uma grande aliada para uma vida mais saudável. Dentre suas propriedades, destacam-se:
Para o seu bem-estar, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e saiba que pode contar com a ajuda da clorofila!
Richard Willstatter, um Engenheiro Químico alemão e grande estudioso sobre pigmentos vegetais, foi ganhador do Prêmio Nobel de Química devido às suas pesquisas pioneiras sobre a clorofila.
Foi ele quem descobriu a semelhança entre a molécula de clorofila e a molécula de hemoglobina.
Para continuar acompanhando mais curiosidades e informações sobre alimentação, beleza e bem-estar, fique ligado no Blog da Ocean Drop! Toda a semana disponibilizamos novos artigos!
Somos a única empresa no Brasil especialista em nutrição com algas e microalgas. Nosso portfólio oferece benefícios para sua saúde e possibilita que você viva a máxima conexão com os oceanos.
A nossa Super Chlorella (Chlorella pyrenoidosa) é segura para o consumo, apresenta alto teor de clorofila, e é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Assim como todos os nossos superalimentos, possui produtor reconhecido, não contém agrotóxicos e nem sofre modificação genética. Importante quando se trata de saúde, não é verdade?!
Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Nossa equipe especializada está disponível para respondê-lo!
Você também pode assistir o nosso vídeo do YouTube sobre a clorofila:
Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.
Saiba como a vitamina para cansaço físico e mental pode melhorar a sua saúde e qualidade de vida!
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível