Conheça os Alimentos para Prevenir Hipertensão Arterial

Conheça os Alimentos para Prevenir Hipertensão Arterial

Existem alimentos com composições nutricionais específicas para prevenir e/ou controlar a hipertensão arterial. Esses alimentos são caracterizados como funcionais, pois possuem estudos a respeito de suas propriedades que levam à melhoria na qualidade de vida.

Quando se trata de hipertensão arterial, a escolha certa do cardápio é fundamental, já que hábitos alimentares inadequados têm sido associados ao aumento da prevalência e da mortalidade da doença.

No conteúdo deste artigo, explicaremos mais sobre o assunto. Continue de olho!
Índice
  • O que é hipertensão arterial?
  • Tratamento para hipertensão arterial
  • Dieta para hipertensos
  • Lista de alimentos para hipertensão
  • Alimentos para evitar na hipertensão arterial
  • Outros hábitos de vida relacionados à hipertensão
  • Superalimentos que ajudam a prevenir a pressão alta

O que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição que se dá quando a força que o sangue exerce sobre a parede das artérias é muito grande.

Na grande maioria das vezes, a pressão arterial elevada não apresenta sintomas e, para se definir a doença, os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os sintomas costumam aparecer só quando a pressão sobe muito e são descritos por dor no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

hipertensão arterial: infográfico

Tratamento para hipertensão arterial

A hipertensão arterial não tem cura, mas possui tratamento e pode ser controlada. O médico é o profissional de saúde que poderá determinar o melhor método para cada paciente.

Caso não seja tratada, ao longo dos anos, a pressão alta pode causar sérios problemas de saúde, como doenças ligadas ao coração e acidente vascular cerebral (AVC). 

Adotar uma dieta saudável e com alguns cuidados, praticar exercícios físicos regularmente, administrar o estresse e não fumar são maneiras de controle. 

Dieta para hipertensos

A alimentação é uma das partes mais importantes no tratamento da hipertensão arterial, tendo papel relevante no desenvolvimento da doença em pessoas com tendência hereditária.

Quanto de sal é permitido consumir por dia?

Para evitar o aumento da pressão arterial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 1 a 3 g de sal por dia. O sal é composto por cloro e sódio, mas esse último é o que gera impacto na pressão.

Além do sal puro, alimentos industrializados, embutidos e enlatados contém grandes quantidades de sódio. Por isso, fique sempre atento ao rótulo das embalagens para conferir essa informação antes de consumir!

Como deve ser a dieta?

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que em português significa “Métodos para Combater a Hipertensão”, é usualmente indicada para hipertensos e foca principalmente no consumo de vegetais e grãos integrais.

Ainda, indica quantidades elevadas de frutas, leite e derivados (por causa do cálcio), além da ingestão reduzida de gordura saturada. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, são medidas eficazes na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

Lista de alimentos para hipertensão

Tendo em vista a DASH, reunimos uma lista com alimentos recomendados para a prevenção e o tratamento da hipertensão. A ideia é manter um padrão alimentar que faça parte de um estilo de vida saudável. 

Alguns alimentos para hipertensão que você pode incluir no cardápio são:

  • frutas frescas;
  • legumes e verduras crus e cozidos;
  • leites e derivados desnatados;
  • azeite de oliva;
  • cereais e grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
  • ovos;
  • carnes magras, como frango sem pele, patinho, peru e peixes.

Alimentos para evitar na hipertensão arterial

Os alimentos que devem ser evitados na dieta DASH são os ricos em gordura saturada e farinha branca, assim como açúcar e sódio. Essas características nutricionais estão presentes principalmente nos diversos produtos industrializados. Confira:

  • bolacha, macarrão e pão branco;
  • carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha e linguiça;
  • presunto, mortadela e salame;
  • frituras em geral;
  • queijos mais amarelos, como prato, parmesão, provolone e suíço;
  • temperos prontos industrializados, sopas em pó e comidas congeladas;
  • doces em geral;
  • molhos, como ketchup, maionese e mostarda;
  • molho inglês ou de soja;
  • alimentos em conserva, como pepino.
  • bebidas, como refrigerantes, energéticos e sucos artificiais também devem ser evitadas. ainda, o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado na hipertensão.

Outros hábitos de vida relacionados à hipertensão

Além de adotar uma alimentação saudável e adequada, como a dieta DASH, a prática regular de atividades físicas também ajuda no controle da pressão alta e contribui para promover a perda de peso e melhora da saúde no geral.

É importante ressaltar que hipertensos devem aumentar a ingestão de água, bebendo de 2 a 2,5 litros por dia. A administração do estresse e a perda do hábito de fumar devem receber atenção para a prevenção e controle da doença.

Superalimentos que ajudam a prevenir a pressão alta

Você conhece a Spirulina e a Chlorella? Esses superalimentos naturais do oceano possuem estudos científicos que associam o consumo com a redução da pressão arterial. Incrível, não é mesmo?! Confira mais:

A Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria, também chamada de alga azul, com uma composição nutricional incrível. Ela recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde.

Um estudo europeu de 2016 relatou que três meses de ingestão regular de Spirulina, demonstrou uma significativa melhora na pressão arterial de pacientes com sobrepeso e hipertensão.

A Chlorella (Chlorella pyrenoidosa), uma microalga verde, apresenta excelente quantidade de vitaminas e minerais. Além disso, é fonte de clorofila que ajuda a proporcionar sensação de renovação para o corpo!

Uma revisão da Faculdade de Medicina da Virgínia observou que o uso de Chlorella reduziu a pressão arterial em pacientes hipertensos. Também houve melhora em pacientes com fibromialgia e colite.

Superalimentos da Ocean Drop

A Ocean Drop é especialista em nutrição com algas e microalgas. Nosso portfólio é exclusivo e oferece benefícios complementares para você viver a máxima conexão com os oceanos.

Gostou dos benefícios da Super Chlorella e da Super Spirulina para prevenir a hipertensão arterial? Acesse o nosso site aqui para encontrá-las!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível