ocean drop e eureciclo: capa

A Ocean Drop, em parceria com a EuReciclo, compensa 200% do material que coloca na rua, deixando de lado a logística reversa e, de forma mais eficiente, reciclando o equivalente ao dobro de embalagens

Existe uma conexão entre tudo no planeta e, por isso, é preciso que todos tenham preocupação e responsabilidade com o que o consumo causa ao redor, optando sempre por escolhas mais sustentáveis. 

Ainda que algumas pessoas resistam, o mundo está mostrando que é preciso ter maior consciência ambiental para que não hajam consequências sérias em diversos âmbitos em um futuro próximo.

Ar limpo e água potável são essenciais para a nossa saúde e, se não buscarmos um consumo consciente, podemos estar contribuindo para a escassez desses recursos vitais para a vida na Terra.

Por isso, empresas responsáveis, como a Ocean Drop, visam práticas sustentáveis que refletem no cuidado com o planeta e com a população e também apoiam os seus consumidores a fazerem o mesmo.

Várias medidas podem e devem ser tomadas para garantir que o meio ambiente seja protegido. Então, ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue ligado no conteúdo! Boa leitura!

O lixo e o impacto ambiental

Em 2018 foram gerados, no Brasil, 79 milhões de toneladas de lixo, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), 

Considerando que somos mais de 211 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), é possível mensurar a enorme quantidade que é produzida per capita.

O Brasil ocupa a quarta posição na geração de lixo e descartes inadequados no mundo e, apesar dessa realidade, no dia a dia, não é comum que todos pensem no problema.

No entanto, o lixo, que também pode ser chamado de resíduo, causa diversos problemas ambientais, como a liberação de gases do efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Além disso, esse ranking não é apenas negativo para o ambiente, reflete também em outros prejuízos, atingindo até a economia. Você sabia disso?

Também gera danos para a saúde da população no geral, favorecendo a disseminação de doenças, prejudicando a utilização de recursos naturais vitais, entre outros.

Ciclo de vida da embalagem e os desafios da reciclagem

No início do ciclo de vida da embalagem, as caixas e as garrafas, por exemplo, são a solução para proteção de alimentos e até mesmo para proporcionar um transporte mais seguro para qualquer produto.

Porém, a população ainda tem falta de consciência e responsabilidade sobre o descarte de resíduos e a coleta seletiva, ou seja, a segregação dos materiais e a destinação adequada deles.

Por isso, ao final do ciclo de vida das embalagens, elas podem se tornar um problema socioeconômico ambiental. Ainda mais que, no Brasil, 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo é reciclado de fato.

Embora o consumidor separe todas as embalagens e resíduos de forma adequada, muitos tipos de materiais não são realmente reciclados. Um dos motivos principais disso é referente à lavagem.

O plástico pós-consumo, aquele descartado pelo consumidor, chega muito sujo e lavá-lo é muito caro. Por isso, o custo para reciclar sai maior que o ganho com a venda do material e, portanto, pode gerar prejuízos.

Diante dessa situação, a reciclagem das embalagens de forma compensatória é uma ótima opção, pois se tem, de fato, a certeza de que o impacto ambiental será restituído. Para saber mais, siga lendo!

Como a EuReciclo e a Ocean Drop ajudam o planeta

Como visto, ainda que o lixo seja descartado de maneira adequada, não significa que ele irá ser reciclado obrigatoriamente, principalmente pelo fato de chegar muito sujo e isso não ser viável financeiramente.

Diante desse cenário, o selo EuReciclo nasceu com o propósito de transformar a cadeia de reciclagem no Brasil e certifica a compensação ambiental dos produtos que o apresentam no rótulo.

A compensação ambiental da Ocean Drop é referente a destinação do dobro de resíduos equivalente à massa das embalagens que coloca no mercado, de forma ambientalmente correta.

Porém, vale um ponto de atenção: nem todas as empresas fazem em 200% a compensação ambiental com a EuReciclo. Cada uma escolhe o quanto irá contribuir, algumas optam por apenas 25%, por exemplo.

Esse formato estimula o consumidor a se engajar com a reciclagem de forma eficiente, pois é uma solução para logística reversa de embalagens, que não consegue ser totalmente funcional.

Para contribuir ainda mais com o meio ambiente, todos os produtos da Ocean Drop são veganos, não contém agrotóxicos e nem sofrem nenhuma modificação genética na composição.

Saiba mais sobre a Eureciclo

Criada no ano de 2016, a EuReciclo trabalha com reciclagem utilizando o modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa e para proporcionar um mundo mais sustentável. 

Com o objetivo de operacionalizar essa solução, a EuReciclo, antes de tudo, homologa os operadores que triam e destinam corretamente as embalagens pós-consumo.

Posteriormente, por meio de um software de leitura e validação de notas fiscais, criado pelo time de desenvolvedores, é checada a consistência do processo de forma escalável e segura.

Esses dois processos, juntos, reduzem drasticamente o risco de fraudes e colidências dentro da plataforma, garantindo qualidade e eficiência do início ao fim.

A missão é construir um mundo sustentável, valorizando a reciclagem, a visão é ultrapassar as metas de reciclagem na América Latina até 2023 e seus valores incluem sustentabilidade, transparência e inclusão.

Segundo o Relatório de Impacto da EuReciclo de 2020, no ano anterior, foi certificado 68,12 mil toneladas de metal, 9,65 mil toneladas de vidro, 20,89 mil toneladas de plástico e 24,97 mil toneladas de papel.

Produtos da Ocean Drop com Selo eureciclo (200%)

Os produtos da Ocean Drop, comercializados em cápsulas ou em pó e com o selo EuReciclo, podem ser adquiridos através do site. Aqui apresentaremos algumas opções brevemente. Confira elas logo abaixo:

Chlorella

A microalga de água doce apresenta uma composição nutricional diferenciada da maioria dos alimentos, incluindo uma alta quantidade de clorofila e o Fator de Crescimento Chlorella (FCC), único e exclusivo dela.

Devido a isso, a Chlorella é capaz de auxiliar na cicatrização de feridas, ajudar o organismo na eliminação de toxinas prejudiciais à saúde, como metais pesados, entre outros benefícios.

Spirulina

A cianobactéria se trata de uma das primeiras formas de vida do planeta e já recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Cerca de 7% do conteúdo da Spirulina é composto por ácidos graxos essenciais e ela contém teor excepcionalmente alto de vitamina B12 e é boa fonte de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo. 

Astaxantina

Conhecida como o antioxidante mais potente da natureza pela ciência, a Astaxantina é um incrível carotenoide extraído de uma rara microalga de nome científico Haematoccocus pluvialis.

Ela age combatendo os radicais livre e contribuindo para a redução de estresse oxidativo no organismo. Como comparativo, apresenta eficiência superior à vitamina C na proteção do envelhecimento das células. 

Ômega 3 de Algas (DHA)

Extraído diretamente da fonte, o Ômega 3 de Algas (DHA) é uma ótima opção para quem deseja usufruir de seus benefícios e suprir as quantidades do nutriente, já que ele não é produzido pelo corpo.

O Ômega 3 é um ótimo aliado na prevenção de doenças do coração e também da mente. Além disso, é fonte primária de energia para as células e ajuda no funcionamento adequado do sistema imunológico.

Magnésio Marinho

O mineral, que participa de mais de 300 reações metabólicas no organismo, é retirado das águas mais profundas do oceano para promover extrema pureza e o máximo de efeitos positivos para quem o consome.

O Magnésio auxilia no metabolismo energético, contribui para melhorar sintomas de ansiedade e depressão, tem ligação com o funcionamento muscular e neuromuscular e com os processo de divisão celular.

Cálcio de Algas

O Cálcio de Algas da Ocean Drop, além do mineral, possui vitamina D e vitamina K. Essa composição ajuda na absorção de todos os nutrientes pelo corpo e oferece diversos benefícios.

Segundo um estudo francês publicado na revista científica Agro-Food-Industry Hi-Tech, esse tipo de cálcio é 87% absorvido pelo corpo, contra 67% do cálcio da dolomita e 61% do cálcio de ostra.

Ágar-ágar

Conhecido por ajudar nos processos de funcionamento do trato gastrointestinal, o Ágar-ágar é a famosa gelatina vegana, feito à base das mais variadas algas. Para conferir mais sobre o superalimento, acesse aqui!

Ele atua como prebiótico, contribuindo para a regulação intestinal, ajuda no  fortalecimento do sistema imunológico e, ainda, no controle de peso. Incrível, não é mesmo?

Gostou do conteúdo?

Agora você já sabe que a Ocean Drop e a EuReciclo possuem uma parceria para oferecer soluções práticas e eficientes pela busca de um mundo possível de ser habitado hoje e no futuro com qualidade de vida.

Ao consumir qualquer superalimento, pode ficar tranquilo: todas as embalagens serão 200% recicladas através do sistema compensatório. Ou seja, a cada latinha consumida, o equivalente ao dobro é reciclado.

O trabalho da EuReciclo merece atenção de todos: caso você queira conhecer mais, acesse o site deles aqui! Assim, você saberá outras informações, como as possibilidades de parceria e os resultados na prática!

Como mencionado, para causar ainda menos efeitos negativos ao meio ambiente, a Ocean Drop também se preocupa em oferecer produtos veganos, sem agrotóxicos e sem modificação genética. 

Nossa irmã mais nova, Bloom Bits, com o portólio 100% plant-based e nossa linha de skincare, Submarine, também estão na jogada em busca de maior sustentabilidade.

Ficou interessado? Para conhecer a Chlorella, a Spirulina, a Astaxantina, o Ômega 3 de Algas (DHA), O Magnésio Marinho, o Cálcio de Algas, o Ágar-ágar e muito mais, acesse o nosso site aqui!

Continue ligado no Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem-estar e nutrição! Até a próxima!