percentual de gordura: capa

Você sabia que durante o processo de emagrecimento deve-se buscar a diminuição do percentual de gordura corporal? Isso mesmo! Ele tem importância fundamental para obtenção de resultados positivos e, diferente do que muita gente pensa, não pode ser aferido com o auxílio de uma balança comum

Os conceitos de “emagrecer” e de “perder peso” comumente são interpretados de forma equivocada. Estar emagrecendo não significa, necessariamente, que você está perdendo peso na balança, mas, sim, perdendo gordura – o que pode ser mensurado através de alguns métodos.

Manter-se dentro do índice de gordura corporal ideal é fundamental para ter uma vida saudável, já que ele não está relacionado apenas à estética, mas também ao menor risco do desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão, e a redução de fatores inflamatórios no organismo.

Talvez você tenha se enganado por muito tempo ao conferir todo o dia o seu peso na balança como uma referência para o emagrecimento. Agora é hora de mudar essa ideia! Ficou interessado no assunto? Para entender mais, continue ligado no conteúdo. Boa leitura!

Índice

  • Diferenças entre perder peso e emagrecer
  • Como saber o percentual de gordura corporal
  • Orientações para quem deseja diminuir o percentual de gordura

Diferenças entre perder peso e emagrecer

Quando falamos em perder peso, pensamos no peso da balança e, quando falamos em emagrecimento, estamos falando de redução de gordura corporal. Uma pessoa com uma vida ativa e uma alta quantidade de massa muscular e uma pessoa sedentária com alto percentual de gordura podem ter o mesmo peso.

É importante entender que o peso na balança não reflete a composição corporal de um indivíduo. Você pode estar perdendo peso, mas não estar emagrecendo. É possível, inclusive, como visto, duas pessoas terem pesos iguais, porém, quantidades de água, músculo, massa óssea e gordura diferentes.

A importância do cuidado diante dessa questão se dá devido ao fato do alto percentual de massa magra estar diretamente relacionado ao aumento do metabolismo, assim como o alto percentual de gordura estar relacionado ao risco do desenvolvimento de diversas doenças.

Como saber o percentual de gordura corporal

É comum utilizar no consultório a balança de bioimpedância para aferir o percentual de gordura corporal, assim como de massa muscular e água. Também se pode chegar a uma estimativa da quantidade de gordura através das dobras cutâneas com o auxílio de um adipômetro.

Além disso, a densitometria de corpo inteiro (DEXA), exame padrão para o diagnóstico de osteoporose, é uma alternativa para ser utilizada na determinação da composição corporal da mesma forma. É importante ressaltar que ainda existem outras opções, mas não são tão comuns ou precisas. 

O índice de gordura corporal ideal é definido pela idade e pelo sexo de acordo com os diferentes métodos de aferição. No entanto, a média ideal para homens fica em torno de 14% a 20% e, para mulheres, por volta de 20% a 28%.

Orientações para quem deseja diminuir o percentual de gordura

A melhor orientação é buscar ajuda especializada de um nutricionista se você deseja diminuir o seu percentual de gordura. Esse profissional avaliará os seus objetivos, assim como a sua rotina e os seus hábitos para elaborar a melhor forma de uma alimentação equilibrada e focada na saúde.

Entretanto, evitar alimentos industrializados e dar preferência aos naturais é essencial. Ainda, é importante lembrar que a hidratação adequada também é indispensável para a perda de peso. Caso você queira saber mais, leia o conteúdo focado em como emagrecer com saúde aqui!

Como mencionado, quando reduzimos o percentual de gordura corporal, diminuímos fatores inflamatórios e o risco de doenças. Além disso, quando realizamos uma reeducação alimentar, vemos benefícios, como melhora do sono, do metabolismo, da qualidade da pele, cabelos e unhas.

Gostou do conteúdo?

Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a).

A Ocean Drop é uma empresa especializada em superalimentos do oceano, para conferir nosso portfólio exclusivo e completo, acesse nosso site aqui!

Para continuar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, saúde e bem estar, continue ligado no Blog da Ocean Drop! Até a próxima!