vitaminas para os dentes: capa

Vitaminas para os dentes? Isso mesmo que você leu! Existem diversos nutrientes indicados para manter a saúde do seu sorriso, embora muitas pessoas ainda desconheçam essa informação.

Assim como qualquer outro processo e estrutura do seu corpo, seus dentes precisam da nutrição correta para funcionar bem. Além das vitaminas, alguns minerais também são indicados, com destaque para o cálcio.

Você já ouviu falar em desmineralização dental? Ela é caracterizada pela falta de cálcio nos dentes e, se não tratada, pode ocasionar consequências desagradáveis, como o aparecimento das temidas cáries.

No entanto, o mais indicado é preveni-la através da mudanças de alguns hábitos. Quer saber como deixar seu sorriso mais saudável e bonito? Fique ligado na leitura do conteúdo! Aqui você aprenderá mais sobre:

  • O que é desmineralização dental;
  • O que fazer para evitar a desmineralização dental;
  • Minerais e vitaminas para os dentes.

O que é desmineralização dental

Como mencionado, a desmineralização é caracterizada principalmente pela falta do mineral cálcio nos dentes. Ela é um processo químico natural, e em situações saudáveis, acontece na mesma medida da remineralização.

O problema está quando há muitos hábitos agravando esse processo, causando desequilíbrio entre a desmineralização e a remineralização. A partir daí, ele deixa de ser natural. Veja a seguir o que fazer para evitar que isso ocorra.

O que fazer para evitar a desmineralização dental

Diversos fatores favorecem a desmineralização nos dentes, sendo a falta de cuidado com a higiene bucal um dos principais, que pode ser por falta de limpeza ou por escovação incorreta. 

O uso de escovas de dente muito duras, a escovação muito forte e agressiva e deixar de escovar os dentes três vezes ao dia, são exemplos de falta de cuidado com a higiene bucal que levam à desmineralização dental.

Além de mudar esses hábitos, outro fator importante para ter cuidado é a alimentação. Dentistas alertam que o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas são prejudiciais, principalmente se não houver limpeza após o consumo.

Uma dieta equilibrada, rica em fibras, vegetais, legumes e leguminosas são grandes aliados para prevenir o processo de desmineralização. Veja a seguir os minerais e vitaminas para os dentes.

Minerais e vitaminas para os dentes

É claro que os minerais e as vitaminas não substituem os outros cuidados com a saúde bucal, mas ela tem tudo a ver com o cardápio diário também. A alimentação ajuda a deixar os dentes muito mais fortes e saudáveis! Confira:

Cálcio

A informação de que o cálcio é fundamental para manter os ossos fortes não é novidade para ninguém. Mas você sabia que ele é um dos nutrientes mais importantes para a composição dos dentes também?

O cálcio ajuda a garantir que seu sorriso fique mais saudável e resistente, principalmente durante a fase de formação. Leite e derivados, vegetais e folhas verdes escuras são ótimas fontes do mineral para incluir na alimentação.

Vitamina C

Embora a vitamina C seja encontrada principalmente nas frutas cítricas, como a laranja e o abacaxi, que devem ser consumidos com cautela para evitar a desmineralização, ela é uma grande aliada para manter a saúde da gengiva, que envolve e sustenta os dentes. 

A falta da vitamina C pode causar sangramentos e diminuição da massa óssea. No entanto, é importante ter o cuidado de fazer um bochecho com água para neutralizar a acidez dos alimentos e não escovar os dentes imediatamente após o consumo.

Vitamina D

Agora você já sabe que o cálcio é indispensável para a saúde e beleza do seus dentes, certo?! A vitamina D, por sua vez, é o principal nutriente para auxiliar o nosso organismo a absorver o mineral.

A vitamina D pode ser absorvida pelo corpo através da exposição à luz do Sol, da alimentação, consumindo ovos, leite e peixes, ou também por suplementos alimentares

Magnésio

O magnésio é um nutriente que atua na regulação da absorção de cálcio e também ajuda no processo de constituição do esmalte dos dentes, fornecendo mineralização para protegê-los.

A deficiência de magnésio contribui para deixar os dentes mais suscetíveis à degradação provocada por ácidos, por exemplo. Entre os alimentos que possuem o mineral destacam-se a banana, o abacate, as nozes, o gergelim e o espinafre.

Gostou do conteúdo?

Para continuar distribuindo muitos sorrisos por aí, siga as nossas dicas e inclua em seu cardápio fontes de cálcio, magnésio, vitamina C e vitamina D!

Clique aqui para conhecer o Magnésio Marinho! Ele é proveniente da água filtrada do mar e fonte segura desse mineral e também de vitamina B6. 

Para ler sobre o Cálcio de Algas, entre aqui! Essa é uma fonte 100% vegetal, natural e orgânica!

Se você é aquela pessoa que só vai ao dentista quando sente dor, saiba que o ideal é fazer visitas regulares!

A saúde dos dentes é de fundamental importância e, além da alimentação para promover sua manutenção, você pode fazer a profilaxia bucal com esse profissional!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos como este!

Somos a única empresa no Brasil especialista em algas e microalgas, para conhecer nosso portfólio clique aqui!

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Nossa equipe especializada está disponível para ajudá-lo! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.