anti-inflamatório natural

Você sabia que muitos alimentos de origem vegetal possuem compostos que agem como anti-inflamatório natural?  E o mais importante, você sabia que o consumo deles é muito benéfico para a sua saúde?

A inflamação é a primeira resposta do sistema imunológico à infecções, lesões ou irritações – e, por isso, é importante para o organismo. Porém, em alguns casos, ela vira crônica, tornando-se prejudicial.

Manter uma cardápio com frutas, vegetais, certas algas e suplementos específicos, por exemplo, ajuda a evitar essa condição. Ainda, contribui para o controle de peso e prevenção do surgimento de diversas doenças.

Outras estratégias também são benéficas para tal fim, como a prática de exercícios físicos. Para saber mais sobre o assunto, fique ligado no conteúdo que preparamos! Aqui você aprenderá mais sobre:

  • O que é inflamação;
  • Compostos que agem como anti-inflamatório natural;
  • Outras estratégias que ajudam a combater a inflamação.

O que é inflamação

A inflamação é uma reação do organismo quando há infecção ou lesão. Sua principal função é eliminar os microrganismos infecciosos e/ou reparar os danos causado nos tecidos, como os decorrentes de queimaduras e pancadas.

Diante dessa informação, é possível observar que há dois tipos de inflamação: a não infecciosa e a infecciosa. Ambas costumam apresentar sinais característicos, como calor, vermelhidão, inchaço, dor e até perda de função.

Como visto, a inflamação se torna prejudicial quando crônica. Isso porque, nesse ponto, ela contribui para o surgimento de uma série de doenças, como a obesidade, o câncer, a diabetes e os males neurológicos, por exemplo.

Compostos que agem como anti-inflamatório natural

Alguns compostos presentes em frutas, vegetais, algas e outros alimentos, atuam como agentes anti-inflamatórios, ajudando o corpo a manter a saúde em dia. Conheça alguns a seguir:

Curcumina

A curcumina faz parte do grupo dos carotenoides e é o principal composto bioativo da cúrcuma (Curcuma longa L.), responsável pela pigmentação e sabor da especiaria. Ela é conhecida pelo seu alto poder anti-inflamatório.

Um estudo clínico realizado com meninas adolescentes com sobrepeso e obesidade, observou que a suplementação de curcumina teve efeitos benéficos nos marcadores de inflamação.

Alicina e quercetina

A alicina e a quercetina, presentes no alho e na cebola respectivamente, são compostos com ação antioxidante e poder anti-inflamatório, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. 

O estudo Atividade Anti-inflamatória de Produtos Naturais publicado em 2016, destacou esses dois flavonoides como importantes substâncias naturais com atividades anti-inflamatórias.

Astaxantina

A astaxantina é um carotenoide sintetizado por microalgas e por fungos. Ela é conhecida como o antioxidante mais poderoso do mundo e, além disso, também apresenta incríveis propriedades anti-inflamatórias.

Um estudo demonstrou o seu potencial agente terapêutico antioxidante e anti-inflamatório em modelos de doenças cardiovasculares. Também destacou que não há resultados adversos relatados quanto a isso.

Gingerol

O gingerol é uma substância presente no gengibre (Zingiber officinale Roscoe), responsável pelo sabor picante da raíz. Ele é conhecido como um potente anti-inflamatório, usado em chás e sucos, capaz de proteger o organismo.

Uma análise com o objetivo de examinar os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gingerol, demonstrou que ele realmente possui tais propriedades e oferece benefícios.

Ômega 3

O ômega 3 é classificado como um ácido graxo essencial, pois só pode ser obtido através da alimentação, já que o corpo não é capaz de produzi-lo. Entre suas fantásticas propriedades, destaca-se seu efeito anti-inflamatório.

Um estudo de 2019 indicou a suplementação com ômega 3 de alta dose causou melhora significativa no perfil lipídico e nos marcadores inflamatórios de crianças em hemodiálise crônica.

Outras estratégias que ajudam a combater a inflamação

Além de adicionar os compostos citados na alimentação,  outros hábitos de vida são incisivos para ajudar o corpo no combate a inflamação – e tudo o que ela pode causar. Confira:

Praticar exercícios físicos

Da corrida a musculação, o exercício físico é bom para você, porque tem efeitos anti-inflamatórios, como demonstrou um estudo publicado na revista Brain, Behavior and Immunity.

E não pense que para isso é preciso muitas horas de treino. O estudo indicou que sessão de 20 minutos de exercício moderado pode estimular o sistema imunitário, produzindo uma resposta celular anti-inflamatória.

Evitar alimentos inflamatórios

Assim como existem alimentos com compostos anti-inflamatórios, também há os que favorecem a inflamação. São exemplos: preparações fritas, ultraprocessadas, açucaradas, etc.

Eles estão ligados com a produção dos chamados mediadores inflamatórios, substâncias que ao atingir as células podem promover ou até retroalimentar o processo de inflamação.

Gostou do conteúdo?

Para conhecer os 9 alimentos anti-inflamatórios mais poderosos da natureza, clique aqui!

Vale lembrar que a teoria da compensação não funciona. Isso é: praticar diversos hábitos prejudiciais à saúde e utilizar os compostos citados para combater e evitar a inflamação.

É preciso manter uma dieta balanceada e nutritiva para a obtenção dos resultados, além da implementação dos alimentos funcionais.

A Bloom Bits e a Ocean Drop são marcas especializadas em superalimentos da terra e do mar, que oferecem nutrição completa e segura de forma prática! 

Todos os nossos produtos contêm ingredientes 100% naturais e são livres de contaminantes.  

Você encontra em nosso portfólio a Cúrcuma, a Astaxantina e uma das formas mais puras de Ômega 3 (DHA).

Todos os nossos superalimentos são seguros e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Além disso, são feitos para o uso de dois meses! Ficou interessado? Clique aqui para conferi-los em nosso site! 

Caso tenha ficado com dúvidas ou tenha sugestões, deixe nos comentários! Nossa equipe especializada está disponível para ajudá-lo! 

Siga acompanhando o blog da Ocean Drop para ficar por dentro de assuntos sobre saúde, bem estar e beleza! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.