Diferença entre artrite e artrose

Diferença entre artrite e artrose

Ambas afetam os ossos, ligamentos e articulações, além de compartilharem diversos sintomas em comum. Entretanto, há uma importante diferença entre artrite e artrose: a causa. Ainda, existem diversos detalhes sobre essas doenças reumáticas que as diferenciam uma da outra.

Todas essas diferenças impactam no diagnóstico, prevenção e, principalmente, no tratamento. Sendo assim, é primordial entender o que é artrite e o que é artrose. Até o final deste artigo, você saberá diferenciá-las, além de descobrir como preveni-las.

Índice
  • O que é artrite?
  • O que é artrose?
  • Quais os sintomas de artrite e artrose?
  • Qual a diferença entre artrite e artrose?
  • Qual é pior: artrite ou artrose?
  • Existem formas de prevenir artrite e artrose?

O que é artrite?

A artrite é um termo genérico utilizado para caracterizar diversas doenças que causam inflamação nas articulações. Essa inflamação pode afetar a pele (artrite psoriásica), vasos sanguíneos (arterite Takayasu) , articulações (artrite reumatoide) e outros órgãos do corpo.

A mais comum entre elas é a artrite reumatoide, que é uma doença crônica, inflamatória e autoimune. Nela, o sistema imunológico agride o tecido que envolve as articulações (conhecido como sinóvia), causando uma inflamação que leva à deterioração das juntas e ocasiona deformidades e limitações.

O que é artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença em que ocorre a deterioração da cartilagem das articulações. Nela, você literalmente perde o “amortecedor de choques” do seu corpo. Esse processo de desgaste das juntas pode ter múltiplas causas, incluindo envelhecimento, excesso de peso e lesões esportivas, por exemplo.

Quais os sintomas de artrite e artrose?

Embora compartilhem muitos dos sintomas, como rigidez e dor nas articulações, a artrite e a artrose também podem se manifestar através de sintomas diferentes. Saiba mais:

Artrite

  • Inchaço nas articulações;
  • calor e rubor nas articulações afetadas;
  • inflamação da membrana sinovial;
  • dificuldade de movimento;
  • rigidez nas articulações;
  • rigidez matinal;
  • dor nas articulações;
  • fadiga;
  • amplitude de movimento reduzida;
  • Incapacidade física para atividades do dia a dia;
  • alterações nas juntas;
  • o uso da articulação geralmente reduz a intensidade da dor e costuma piorar em repouso.

Artrose

  • Rigidez articular;
  • dor intensa nas articulações;
  • sensibilidade ao redor das articulações;
  • flexibilidade reduzida;
  • esporões ósseos;
  • estalos e barulhos nas juntas
  • deformidades;
  • desvio no eixo dos ossos;
  • a dor ocorre quando a articulação está em movimento e diminui quando ela está em repouso.

Qual a diferença entre artrite e artrose?

Enquanto a artrite é uma doença sistêmica que pode afetar todo o corpo ao mesmo tempo, a osteoartrite pode afetar apenas um dos joelhos ou somente um lado do quadril, por exemplo. Isso se deve, principalmente, à origem de cada uma delas. A artrite trata-se de uma doença autoimune e a osteoartrite é uma doença de desgaste cartilaginoso por razões que podem ser multifatoriais.

A dor provocada por elas nas articulações também têm origens diferentes. Na osteoartrite, a dor ocorre quando o osso esfrega contra a extremidade do outro osso durante certos movimentos. Isso se desenvolve de forma gradual e inconstante ao longo de vários meses ou anos. Na artrite, a dor se deve à inflamação de algum dos componentes da estrutura articular (cartilagem articular, osso subcondral ou membrana sinovial). 

As causas de cada uma também são diferentes. A artrite pode surgir devido àa predisposição genética, exposição a fatores ambientais e supostas infecções. Desstas três causas possíveis, sabe-se que a mais relevante é a tendência genética para a doença. No entanto, já foi observado que pessoas que fumam, também apresentam um grande risco de desenvolvê-la.  Já as causas da artrose estão baseadas no desgaste da cartilagem. Esse desgaste pode ocorrer em qualquer pessoa,  por diversos fatores, como idade avançada, sobrepeso ou obesidade, tensões frequentes nas juntas, lesões articulares devido a prática esportiva ou acidente, entre outras.

Qual é pior: artrite ou artrose?

As duas doenças degeneram as cartilagens e demais estruturas das articulações, porém, na artrose essa degradação se torna mais acentuada. Sendo assim, nesse ponto a artrose é pior do que a artrite. 

Sob a ótica do surgimento dos sintomas, a artrite é pior do que a artrose, já que ela pode surgir repentinamente em qualquer idade sem uma razão clara. A artrose tem a causa mais controlável do que a artrite, que é uma doença autoimune de bases genéticas. Outro ponto pior da artrite em relação à osteoartrite é que ela pode acometer outros órgãos além das articulações. 

No entanto, ambas são dolorosas, desconfortáveis e podem comprometer os movimentos ao longo do tempo. As duas doenças não têm cura, apenas tratamentos que são aplicados de acordo com o estágio da doença.

Continue lendo sobre um assunto relacionado: BURSITE: SINTOMAS, COMO EVITAR E TRATAMENTO

Existem formas de prevenir artrite e artrose?

Embora sejam doenças sem cura, há tratamentos e formas de prevenir o surgimento de ambas. A manutenção de um peso corporal saudável é a principal forma de prevenção da osteoartrite, uma vez que o sobrepeso é um dos maiores causadores de desgaste das cartilagens. Sendo assim, o estilo de vida e atividade física adequados, de preferência com acompanhamento profissional, são formas de prevenir o desenvolvimento da doença. 

Dentro do estilo de vida, a intervenção nutricional representa uma das principais estratégias para o manejo e prevenção da osteoartrite. As intervenções nutricionais podem regular o os processos de anabolismo e catabolismo no tecido articular, influenciar na resposta imunológica e, ainda, auxiliar na eliminação dos radicais livres. 

O aporte de nutrientes com propriedades anti-inflamatórias pode ser essencial para controlar a inflamação, que é um dos sintomas mais representativos da doença. Dados científicos demonstram que esse tipo de estratégia oferece suporte, não apenas aos sintomas clínicos, mas também à melhora funcional em pessoas com artrose.

O foco da prevenção da artrite reumatoide é apenas diminuir as chances de desenvolver a doença, pois não há como evitá-la totalmente. Isso ocorre por se tratar de uma doença autoimune de causas principalmente genéticas. Para isso, é imprescindível modificar os fatores de risco que podem ser controlados, como, por exemplo, a manutenção de um peso saudável e uma alimentação anti-inflamatória. A prática de fisioterapia, atividade física controlada e não fumar (a exposição à fumaça do tabaco está fortemente associada à artrite) também são maneiras de amenizar as chances da artrite se desenvolver e progredir. Portanto, na artrite, é fundamental que o diagnóstico da doença seja realizado o mais cedo possível. A combinação de drogas antirreumáticas modificadoras da doença, produtos biológicos e demais terapias funcionam melhor no início da doença do que em uma artrite estabelecida há muito tempo.

Conheça o Artimax

Quando se fala em doenças reumáticas como a artrite e a artrose, não se pode excluir a importância da alimentação e, principalmente, do aporte adequado de certos nutrientes. A manutenção do peso, da saúde dos ossos e cartilagens e da diminuição da inflamação são os pontos que podem ser apoiados por uma boa nutrição. Nesse contexto, o Artimax é um remédio para dor nas articulações que vem recebendo uma boa aplicabilidade para essas doenças.

O Artimax combina diversos ativos que podem contribuir para a saúde articular, como:

Cúrcuma

Possui atributos anti-inflamatórios e demonstrou ser eficiente e segura no alívio da dor em pacientes com osteoartrite do joelho. Além disso, verificou-se que o consumo de cúrcuma bio-otimizada diminuiu significativamente o consumo de paracetamol e anti-inflamatórios não esteroidais pelos pacientes com artrose.

Astaxantina

Tem potencial antioxidante 100 vezes maior do que o β-caroteno e é encontrada em diversos animais marinhos. Demonstrou ter um efeito anti-artrítico, inibindo a inflamação das cartilagens em pacientes com artrose.

Vitamina D

Uma simples deficiência dessa vitamina já representa um importante fator de risco para a artrose. Um estudo verificou que a vitamina D desempenha um papel na degeneração da cartilagem articular, desencadeando uma cascata de sinalização que leva à hipertrofia dos condrócitos (células responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem). Um outro estudo observou que pacientes com osteoartrite de joelho melhoraram o desempenho físico após a suplementação de vitamina D.

Metilsulfonilmetano (MSM)

Uma substância que, quando combinada com outros nutrientes, tem efeitos benéficos para doenças reumáticas, como a osteoartrite e a artrite reumatoide. Em 12 semanas, a suplementação de MSM diminuiu a dor e melhorou a função física em pessoas com artrose sem efeitos adversos importantes.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico atua lubrificando as cartilagens, tornando-o muito apropriado no contexto das doenças que acometem as articulações, como a artrite e a artrose. De acordo com um estudo, a administração via oral de ácido hialurônico promoveu efeitos benéficos no alívio dos sintomas da osteoartrite.

Além desses citados, o magnésio, o manganês, a vitamina K e a vitamina C, também compõem o combo de ingredientes do Artimax. Esse suplemento apresenta uma combinação de nutrientes bastante interessante para quem busca o alívio dos sintomas de doenças articulares.

Conheça mais sobre o Artimax – O Remédio para Dor nas Articulações da Ocean Drop!

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 6˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível