Probiótico em Cápsula: o que é, benefícios e como comprar

Os probióticos em cápsulas são constituídos por microrganismos vivos benéficos à saúde e ideais para equilibrar a microbiota intestinal. Quando a microbiota está desregulada, o intestino acaba sendo povoado por bactérias ruins, que não ajudam o sistema imunológico, deixando o organismo suscetível à doenças.

Um intestino saudável contribui para a melhor absorção dos nutrientes, possibilitando que realizem suas funções adequadamente e, sabendo que esse órgão é considerado o segundo cérebro, mantê-lo equilibrado é imprescindível para o bem-estar geral. Então, quer saber mais sobre o assunto? Aqui você aprenderá:

  • O que é probiótico?
  • Para que servem os probióticos?
  • 4 benefícios dos probióticos
  • Tipos de probióticos
  • Por que preferir probióticos em cápsulas?

O que é probiótico?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define probióticos como organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde dos consumidores.

Existem diversos alimentos que são ricos em probióticos e podem compor a nossa dieta e até mesmo os probióticos em cápsulas, mas sobre os tipos de probióticos você saberá mais ao longo do texto. Siga lendo!

Para que servem os probióticos?

A atuação dos probióticos consiste em promover um aumento das bactérias “do bem” no intestino e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento daquelas “do mal”, que podem provocar doenças e complicações.

Conheça os 12 Sinais de uma Flora Intestinal Desregulada clicando aqui!

4 benefícios dos probióticos

Com a flora intestinal regulada a partir da ajuda que o consumo de opções probióticas promove, o corpo recebe diversos benefícios para a saúde, incluindo os 4 incríveis que você conhecerá a seguir:

1. Regulação intestinal

De modo geral, os probióticos podem estabilizar a mucosa intestinal e, diante disso, controlar quadros de diarreia. Também são capazes de aliviar o intestino preso, já que aumentam as bactérias e o bolo fecal. Além disso, promovem efeito procinético, ou seja, facilitam a motilidade gastrointestinal.

2. Imunidade

Diversos estudos científicos já relataram os efeitos imunoestimulantes dos probióticos. O principal motivo disso se dá devido à capacidade que eles têm de interagir com os tecidos da mucosa intestinal, protegendo-a da agressão de microrganismos patogênicos, como fungos, bactérias e vírus.

3. Pele saudável e bonita

É crescente o número de evidências que apoiam a correlação “eixo intestinal-pele”, isto é, o que acontece no intestino reflete na pele e vice-versa. A ciência já relatou que o equilíbrio da microbiota intestinal pode desempenhar papel essencial em doenças de pele, como dermatite, acne, entre outras. 

4. Saúde mental

Também já é comprovado a existência do eixo intestino-cérebro – e um dos benefícios de consumir probiótico está relacionado à saúde mental. Os alimentos e suplementos que aumentam as bactérias boas do intestino são capazes de proporcionar uma consideração significativa na vida dos indivíduos.

Leia mais sobre em: Microbiota e Depressão: Entenda Mais Sobre Essa Relação

Tipos de probióticos

Há duas formas de consumir probióticos: por meio de alimentos ou através de suplementos. Conheça opções e entenda melhor sobre cada tipo de probiótico logo abaixo:

Alimentos probióticos

Levedura natural: é um cultivo composto por leveduras e bactérias que são naturalmente encontradas no ambiente, e que pode ser utilizado na preparação de produtos, como pães, tortas e bolos;

Iogurte: iogurtes podem ser considerados probióticos por conterem bactérias provenientes da fermentação. No entanto, nem todos apresentam esses microrganismos vivos, sendo necessário conferir a informação no rótulo antes de comprar;

Kefir: parecido com o iogurte, o kefir costuma ser feito em casa e possui teor elevado de probióticos;

Kombucha: scoby é a parte que contém probióticos vivos para fazer a kombucha, uma bebida fermentada e elaborada a partir de algum tipo de chá;

Leite fermentado: na maioria das vezes, são produtos especiais que contêm Lactobacillus (um tipo de microrganismo vivo);

Chucrute: probiótico vegano preparado a partir da fermentação das folhas frescas de repolho;

Picles: os pepinos são colocados em água e sal e deixados fermentar por um tempo para fazer o picles.

Suplementos de probióticos em cápsulas

Além dos alimentos, os probióticos também podem ser consumidos na forma de suplementos em cápsulas, sejam eles manipulados ou prontos.

Há também os probióticos em sachês ou líquidos que devem ser dissolvios em água ou sucos, por exemplo, e misturados até a homogeneização total. A ingestão é recomendada logo após o preparo.

Por que preferir probióticos em cápsulas?

Para quem gosta de praticidade e deseja maior controle de qualidade, as opções de probióticos em cápsulas estão entre as melhores escolhas para consumir os microganismos vivos benéficos à saúde.

Nesses tipos de suplementos, os microrganismos já vêm em quantidades determinadas e suficientes para oferecer benefícios ao corpo e, por isso, há maior segurança na hora do consumo.

Além disso, não há risco de contágio por parte de bactérias e fungos patogênicos, que podem se desenvolver no kefir, por exemplo, causando malefícios e proliferação indevida.

Como tomar probiótico em cápsula?

A dose recomendada deve ser de acordo com o fabricante ou recomendação de um profissional de saúde habilitado como médico ou nutricionista. O uso pode ser contínuo ou por um período determinado até a regulação da microbiota intestinal e percepção dos benefícios no organismo.

Gostou do conteúdo?

Espero que sim e que tenha entendido os benefícios dos probióticos em cápsulas e outras informações a respeito do assunto! Se o artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar e comentar ao final!

Para continuar por dentro de assuntos sobre nutrição, saúde e bem-estar, siga acompanhando o Blog da Ocean Drop! Toda a semana são compartilhados novos artigos! Até a próxima!

Referências