Uma vida saudável é tudo o que a maioria das pessoas deseja. No entanto, a correria do dia a dia faz com que a conquista desse objetivo comumente fique em segundo plano. Isso certamente repercute no corpo, que passa a dar sinais de que não está recebendo uma devida atenção.

Cansaço, estresse e irritação, por exemplo, são alguns dos sintomas que seu organismo pode apresentar – e que afetam a sua qualidade de vida. Mas você sabia que adotar hábitos saudáveis não é tão difícil quanto parece?

Algumas dicas, quando colocadas em prática, farão toda a diferença! Neste blogpost vamos descomplicar esse assunto e mostrar o que você pode fazer para viver melhor! Veja abaixo 7 dicas especiais! Boa leitura!

1. Adote alimentação saudável

Mesmo que seu tempo seja reduzido, é muito importante que você dedique uma parte dele para cuidar da sua alimentação. É através dela que você receberá os nutrientes importantes para que dê conta de uma rotina corrida, inclusive.

Manter uma alimentação balanceada é fundamental. Por isso, inclua sempre em suas refeições todos os macronutrientes: proteínas, optando pelas mais magras, carboidratos, evitando os excessos, e gorduras boas (ao longo do texto explicaremos quais são).

Não se esqueça também dos micronutrientes: coma verduras, legumes e frutas variadas para obtê-los! Ainda, você pode incluir os superalimentos em sua rotina! A Spirulina, por exemplo, é capaz de fornecer ao organismo uma grande quantidade de minerais e vitaminas!

2. Durma bem

Dormir bem é essencial! É através do sono que repomos nossas energias para começar bem um novo dia. Além disso, vários hormônios importantes são regulados e produzidos enquanto dormimos! Portanto, dê valor a essa hora especial.

Algumas dicas podem ajudar a ter um sono tranquilo: dormir sempre no mesmo horário, evitar aparelhos eletrônicos, como celular e televisão, antes de dormir, não fazer alimentação pesada próximo ao momento de deitar e evitar cafeína em excesso.

3. Fuja do sedentarismo

O sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde. Por isso, procure fazer uma atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos antes de ir para o trabalho ou após realizar as tarefas do seu dia.

Você pode também driblar a falta de tempo com algumas ações durante o dia, como evitar ficar sentado durante muito tempo, levantando-se e caminhando pelo local de trabalho ou estudo, e subir escadas ao invés de usar o elevador.

Busque alternativas para se movimentar mais: exercícios físicos ativam a circulação sanguínea e revigoram o organismo. Já está provado que o sedentarismo é um grande inimigo do corpo e da mente. Mexa-se!

4. Beba água

A água é um líquido precioso, responsável pelo transporte de nutrientes. É capaz de promover a hidratação e a limpeza do organismo. Além disso, também fundamental para os processos fisiológicos de digestão.

ideal, para uma vida saudável, é beber cerca de 2 litros de água diariamente. Essa quantidade deve ser distribuída ao longo do dia para que o corpo responda de forma otimizada aos seus objetivos e benefícios.

5. Inclua alimentos detox na alimentação

O corpo já possui um sistema responsável por fazer a desintoxicação, no entanto, com o nosso contato direto com toxinas, é necessário ajudá-lo! Como? Incluindo na dieta alguns alimentos que vão ajudar na eliminação dessas substâncias prejudiciais.

São eles: chá verde, alho, aminoácidos – através de cápsulas – já que a carne está fora da alimentação detox, gema de ovo, limão, gengibre, verduras crucíferas, como brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas, maçã, água, entre outros.

A Chlorella, considerada um superalimento é muito interessante para ajudar o corpo na desintoxicação. Trata-se de uma microalga verde capaz de auxiliar na limpeza do organismo, fazendo com que ele elimine toxinas, como metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio.

Conheça mais sobre este superalimento e seus beneficios detox neste blogpost!

6. Conheça os mitos sobre alimentação

6.1 Ovo faz mal

O ovo é um excelente alimento. Muito nutritivo, rico em proteínas e em micronutrientes, como vitaminas A e E, ferro, zinco, selênio e vanádio. Sua composição ajuda a combater o envelhecimento das células por conter antioxidantes.

Esse alimento contém também colina, que é  excelente para a saúde da memória, e leucina, que auxilia para que o organismo não perca massa magra. Para uma vida saudável, não tenha dúvidas: o ovo pode, sim, ser consumido sem medo.

6.2 Gordura é ruim

A gordura é essencial para a produção de alguns hormônios, além de ser a responsável pelo transporte de vitaminas lipossolúveis, que inclui as vitaminas A, D, E e K. Por isso, não deve faltar na alimentação!

O que deve ser observado, no entanto, é o tipo de gordura a ser consumida. Opte pelas insaturadas, encontradas no azeite de oliva, salmão, amêndoas, castanha-do- Pará, sementes de linhaça, abacate, entre outros alimentos.

6.3 Chocolate prejudica a dieta

O chocolate, quando consumido de forma moderada, traz vários benefícios à saúde, dentre eles a proteção das células, através de suas propriedades antioxidantes. O importante, no entanto, é fazer a escolha certa.

Opte pelo chocolate amargo ou meio amargo, preferencialmente por aqueles com mais de 70% cacau, pois eles contêm uma quantidade de cacau superior aos tipos ao leite, além de possuírem menor quantidade de açúcar na formulação.

6.4 Granola é bom para quem pretende emagrecer

Depende do que houver dentro da embalagem! A maioria das granolas tem muito açúcar, além de algumas apresentarem pedaços de chocolate, entre outros ingredientes calóricos. Por isso, é bom ficar de olho no rótulo.

Gostou? Quer tal incluir esses hábitos para conquistar uma vida saudável a partir de agora? Como você pôde ver no artigo, são atitudes simples que trarão os verdadeiros benefícios para a sua saúde.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre alimentação saudável, saúde no geral e bem estar? Figa acompanhando o Blog da Ocean Drop!