A maioria das pessoas quer saber como ter uma vida saudável, mas a correria do dia a dia acaba atrapalhando e faz com que chegar a esse objetivo fique em segundo plano. Com isso, o nosso corpo passa a dar sinais de que não está recebendo a devida atenção.
 
A qualidade de vida é afetada e o organismo pode apresentar alguns sintomas, como cansaço, estresse e irritação. Mas você sabia que adotar hábitos saudáveis não é tão difícil quanto parece?
 
Continue lendo o artigo para aprender dicas incríveis de como ter uma vida saudável sem precisar fazer coisas muito complicadas! Veja formas práticas para viver melhor. Boa leitura!

1. Uma vida saudável começa com a alimentação balanceada

Mesmo que sua rotina seja cheia e seu tempo reduzido, é essencial que você cuide da sua alimentação. É por meio dela que você receberá os nutrientes necessários para que tenha uma vida saudável e seu corpo tenha força e energia para enfrentar o dia. 

Portanto, inclua em suas refeições proteínas magras, gorduras boas e carboidratos, porém evite excessos. Não se esqueça também de comer verduras, legumes e frutas variadas.

Além disso, você pode acrescentar os superalimentos em sua rotina. A Spirulina, por exemplo, é capaz de fornecer uma grande quantidade de vitaminas e minerais!

2. Mantenha uma boa rotina de sono

Repomos nossas energias durante o sono, portanto, esse é um momento essencial para um bom funcionamento do nosso corpo. Diversos hormônios importantes também são regulados e produzidos enquanto dormimos. Portanto, ter um sono regulado é um passo essencial na busca por uma vida mais saudável. 

 Veja algumas dicas que podem te ajudar a ter uma melhor qualidade de sono: 

  • dormir em média de 7 a 9 horas por dia;  
  • dormir sempre no mesmo horário; 
  • evitar aparelhos eletrônicos (como celular e televisão); 
  • não fazer refeições pesadas pouco antes de dormir; 
  • evitar cafeína em excesso.

3. Evite o sedentarismo

O sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde, por isso, pratique uma atividade física, como caminhadas de 30 minutos (ou mais) antes de ir para o trabalho ou após realizar as tarefas do seu dia. 

Os exercícios ativam a circulação sanguínea e revigoram o organismo, contribuindo para uma vida saudável. Já está provado que o sedentarismo é um grande inimigo do corpo e da mente. E se exercitar regularmente aumenta a sua resistência e fornece nutrientes e oxigênio aos seus tecidos, evitando a fadiga

Ao longo do dia evite ficar sentado durante muito tempo, levante-se e caminhe pelo local de trabalho ou estudo, suba escadas ao invés de escolher o elevador. Busque alternativas para se movimentar mais! 

4. Beba muita água

A água é responsável pelo transporte de nutrientes, promove a hidratação e a limpeza do organismo. Além disso, também é fundamental para os processos fisiológicos de digestão. 

O ideal para uma vida saudável é beber diariamente cerca de dois litros de água e essa quantidade deve ser distribuída ao longo da nossa rotina para que o corpo responda de forma otimizada aos seus benefícios.

5. Inclua alimentos detox na alimentação

Inclua na dieta alguns alimentos que ajudam na eliminação de toxinas no organismo. Por exemplo: chá verde, alho, aminoácidos – por meio de cápsulas –, gema de ovo, limão, gengibre são ótimas opções de alimentos detox. Assim como o brócolis, couve-flor, aspargos, couve-de-bruxelas, entre outros.

Outro exemplo de como ter uma vida saudável por meio da desintoxicação é utilizar a Chlorella, uma microalga capaz de auxiliar na limpeza do organismo, fazendo com que ele elimine substâncias prejudiciais, como metais pesados, cádmio, chumbo e mercúrio. 

6. Ovos na alimentação

O ovo é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas e em micronutrientes, como vitaminas A e E, ferro, zinco, selênio e vanádio. Por conter antioxidantes na sua composição ele ajuda a combater o envelhecimento das células.

Além disso, o ovo também possui colina, que é  excelente para a saúde da memória, e leucina, que auxilia o organismo a manter a massa magra. Se está buscando uma vida saudável por meio da alimentação, pode incluir o ovo nas suas refeições, mas sem exageros.

7. Nem toda gordura é ruim

Existem as gorduras boas que são essenciais para a produção de alguns hormônios, além de transportar vitaminas lipossolúveis pelo organismo, como as vitaminas A, D, E e K. Por isso, ela é essencial para a nossa alimentação.

O que deve ser observado, no entanto, é o tipo de gordura a ser consumida. Opte pelas insaturadas, encontradas no azeite de oliva, salmão, amêndoas, castanha-do-pará, sementes de linhaça, abacate, entre outros alimentos.

8. Inclua o chocolate amargo e meio amargo

Quando consumido de forma moderada, o chocolate traz vários benefícios à saúde, dentre eles a proteção das células, através de suas propriedades antioxidantes.  

Mas antes que saia por aí comendo uma barra inteira, saiba que não é qualquer tipo de chocolate: opte pelo amargo ou meio amargo, preferencialmente aqueles com mais de 70% de cacau.

Eles contêm uma quantidade do alimento superior aos chocolates ao leite, além de possuírem menor quantidade de açúcar na composição.

9. Evite o açúcar e alimentos processados

Os processados ou com muito teor de açúcar aumentam a gordura ruim no corpo. Ou seja, para ter uma vida saudável evite tomar refrigerantes, comer muitos doces, fast food, bacon, cheddar, presunto, entre outros alimentos do tipo.

Uma dica é substituir esses alimentos por opções mais saudáveis como pão e bolos integrais, queijo coalho, ovos, carnes e peixes.

10. Não pule refeições

Evite ao máximo pular refeições, pois consumir as calorias necessárias durante o dia é essencial para um bom desempenho do corpo. Não esqueça o café da manhã, por exemplo, já que essa é a alimentação inicial do dia e precisa de atenção.

Além disso, o ideal é se alimentar a cada três horas, porque isso auxilia no metabolismo. 

Agora que você já sabe como ter uma vida saudável, que tal incluir esses hábitos na sua rotina? Por meio de atitudes simples você traz benefícios imensos para a sua saúde.  

Para continuar por dentro de mais conteúdos sobre alimentação saudável, saúde e bem-estar, continue acompanhando o blog da Ocean Drop