“Açaí engorda?” Essa é uma das perguntas mais frequentes que as pessoas fazem aos seus nutricionistas quando o verão está chegando.

Afinal de contas, quem não adora um açaí em um dia quente, não é mesmo? Porém, muitas pessoas se perguntam: “será que ele vai acabar com o resultado do meu projeto verão?”. Há quem acredite que a fruta auxilia no emagrecimento, já outros, que ela engorda.

De modo geral, o açaí apresenta, em sua composição, vitaminas, potássio, magnésio e fibras. O que muita gente não sabe é que, de forma moderada, ele puro pode até ajudar a emagrecer. E o açaí em pó, polpa e em cápsulas? Também são boas opções para uma vida saudável?

 

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

 

  • o que é?;
  • benefícios do açaí;
  • açaí engorda ou emagrece;
  • açaí em pó, natural ou em cápsula?;  
  • como consumir;
  • onde comprar.

O que é?

O açaí é um fruto do açaizeiro encontrado na Amazônia e em regiões da América Central e do Sul, como Venezuela, Equador e Colômbia. As frutas de cor roxa são cheias de aminoácidos, gorduras boas e antioxidantes. Pela sua riqueza nutricional e sabor, o açaí tornou- se um alimento bastante famoso.

Benefícios do Açaí

Se você é fã do açaí, já deve saber que ele é um fruto encontrado na Amazônia e em regiões da América Central e do Sul, como Venezuela, Equador e Colômbia. Você sabia que as frutas de cor roxa são cheias de aminoácidos, gorduras boas e antioxidantes? Pois é! Devido a sua riqueza nutricional e sabor, o açaí se tornou um alimento bastante popular em território nacional.

Em sua composição podemos encontrar diversos nutrientes importantes para o nosso organismo, como:

  • magnésio;
  • potássio;
  • ferro;
  • ômega 3;
  • fósforo;
  • manganês;
  • cálcio;
  • zinco;
  • vitaminas C e A. 

 

Além disso, o fruto é rico em gorduras boas, carboidratos e proteínas. Essa composição ajuda a diminuir o cansaço e a aumentar a energia do corpo. Por isso, esse é um alimento bastante indicado para atletas. 

Os polifenóis e antocianinas presentes no açaí agem como poderosos antioxidantes — é o que diz o estudo publicado no Brazilian Journal of Food Technology. Eles ainda são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres. Isso porque os antioxidantes previnem danos oxidativos, agindo contra o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas. 

Além disso, há relatos que são eficazes no tratamento da hiperpigmentação, responsável pelo escurecimento da pele em determinados locais. Mas, junto aos benefícios, o que muita gente quer saber é se o açaí engorda ou é um aliado para a dieta. Afinal, assim ele poderá ser consumido no calor, sem comprometer o “foco no verão”. 

Vamos descobrir? Veja a seguir!

Açaí engorda ou emagrece?

De modo geral, o açaí não engorda e pode ser um aliado ao emagrecimento quando consumido de forma correta. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição do xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina do organismo, estimulando o aumento de gordura corporal. 

Além do xarope, é comum ingredientes, como leite condensado, leite em pó, paçoca e outras guloseimas. Resumindo, o açaí pode ser um aliado para as pessoas que unem a dieta junto a prática de exercícios físicos, por isso, fuja da adição de açúcares! 

Para quem faz algum esporte ou pratica musculação, por exemplo, é um alimento ideal para consumir antes do treino por ser uma boa fonte de energia que pode impulsionar o desempenho durante as atividades. Se quiser dar uma potencializada no sabor, adicione apenas frutas, como morango e banana.

Quantas calorias tem um açaí?

Para entender melhor, 100 gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Por outro lado, quando adicionado juntamente ao xarope de guaraná, o valor sobe para mais ou menos 110 calorias em 100 gramas. O mesmo vale para o acréscimo de outros itens, mas é claro, dependendo dos ingredientes. Uma tigela de 500 g pode chegar a mais de 1.000 calorias, se adicionado leite em pó e outras delícias calóricas! 

Lembre-se: o importante é não exagerar na quantidade. Para obter os benefícios do açaí, o ideal é consumir de 100 g a 200 g ao dia. 

Agora que você descobriu que o açaí não engorda se consumido com moderação, vamos descobrir como consumi-lo? 

Qual é a melhor opção: açaí em pó, natural ou em cápsulas?

Você sabia que é possível encontrar a fruta, além da sua forma in natura, em cápsulas, polpa e em pó? Veja algumas maneiras de como consumi-la e qual é a melhor opção:

  • em sua forma natural: com certeza, a melhor forma de adquirir todos os benefícios do açaí é in natura. A fruta é rica em fibras, minerais, lipídeos e um excelente antioxidante no combate aos radicais livres;
  • cápsulas: uma forma prática e que agrega todos os componentes da fruta pura. As cápsulas são excelentes opções para quem deseja adquirir os benefícios do açaí, porém, não tem tempo de consumi-lo in natura. O recomendado é ingerir quatro cápsulas ao dia;
  • em polpa: que tal um suco ou vitamina de açaí? Sua forma em polpa pode ser adicionada em água, leite ou iogurtes. Acrescentar outras frutas tornará a mistura uma potente vitamina, porém, lembre-se de fugir da adição de xarope de guaraná e outros açúcares;
  • pó: o açaí em pó pode ser adicionado juntamente com leite, água ou iogurtes. Vira uma deliciosa e potente vitamina com o acréscimo de outras frutas. 

 

E aí? Qual é a sua forma preferida? É importante destacar que a mais próxima da fruta pura é o seu formato em cápsulas. Por isso, o açaí em pó e em polpa não são a melhor opção para quem deseja atrelá-lo a uma vida mais saudável. 

Onde comprar

A Bloom Bits é uma marca especializada em superalimentos que oferecem nutrição completa e podem ser consumidos de forma prática. Todos eles contêm ingredientes 100% naturais, vegetais e livres de contaminantes. 

O Açaí da Bloom Bits, por exemplo, é 100% puro, de origem brasileira e cumpre os requisitos mais rigorosos de qualidade. Importante quando se trata de alimentos para melhorar a saúde, não acha? Com unidades de 240 cápsulas vegetais você pode manter seu corpo energizado, nutrido e protegido durante 2 meses. E, o melhor, por apenas R$ 1,65 por dia. Menos que um café por dia! 

Ficou interessado? Clique aqui para encontrar esse superalimento no site da Bloom Bits! Dúvidas? Escreva nos comentários, nosso time especializado irá ajudar. 

Para ficar por dentro de outras dicas de nutrição, alimentação e saúde, siga a @Bloom.Bits no instagram!