Conheça 8 Alimentos para Melhorar a Memória

Conheça 8 Alimentos para Melhorar a Memória

Vez ou outra, esquecer uma data importante ou, até mesmo, de pagar uma conta, pode ser normal. Mas quando os episódios de esquecimento passam a acontecer com frequência, é hora de parar e repensar a sua saúde. Você sabia que simples cuidados com a alimentação já podem melhorar a memória? 

Neste artigo, você vai descobrir: 

  • quais são os alimentos que estimulam a memória;
  • como eles agem no cérebro; 
  • outros cuidados para evitar a desmemorização. 

Confira todos os detalhes e tenha muito mais qualidade de vida! 

Alimentos para melhorar a memória

No geral, os alimentos que melhoram a capacidade de guardar e lembrar fatos, sejam eles recentes ou antigos, são aqueles que possuem ômega 3 e nutrientes e vitaminas antioxidantes (betacaroteno, vitaminas A, C e E). Alguns exemplos deles são: 

Peixes

Antigamente, muito se falava em peixes como fonte de fósforo. Estudos recentes comprovaram que ele pode ser uma boa fonte de Ômega-3 também. 

Esse óleo atua na conexão entre os neurônios, facilitando a plasticidade sináptica, ou seja, a “conversa” entre os neurônios, fazendo com que as células cerebrais se regenerem.

Ovos

Além de ser uma excelente fonte de proteínas, o ovo possui nutrientes como a luteína, que ajuda na memória e raciocínio, e a colina, uma das vitaminas do complexo B, que auxilia na consolidação da memória.

Nozes

Hércules Rezende, neurocientista da UFRJ, diz que há uma forte relação entre a deficiência de selênio e o surgimento de problemas cognitivos com o passar dos anos. A noz está cheia desse nutriente!

Semente de linhaça

A semente de linhaça é popularmente conhecida como auxiliar para a perda de peso. Porém, como contém ômega-3, essa especiaria também faz bem para memória. 

Além disso, ela é um ótimo acompanhamento para saladas, frutas, iogurtes e pães!

Matchá

A planta Camellia sinensis, espécie asiática da qual é feita o Matchá, é rica em EGCG. Por isso, tem poderes antioxidantes. Existem estudos que comprovam que ela ajuda a impedir “agressões” ao hipocampo, uma regiões cerebral muito importante relacionada à memória e à aprendizagem.

Frutas cítricas 

Algumas pesquisas demonstraram que os flavonoides presentes nas frutas cítricas tem poderes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além disso, eles carregam um grande benefício: essas moléculas passam pela chamada “barreira hematoencefálica”, ou seja, conseguem inibir danos associados aos radicais livres no cérebro, por exemplo.

Cúrcuma

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles comprovou que a curcumina, presente na cúrcuma, pode ajudar a melhorar a memória.

Nele, ficou constatado que, além de a memória ter ficado mais afiada, a capacidade de atenção se mostrou melhor! A cúrcuma é um excelente tempero e também pode ser consumida em cápsulas. Ela também é conhecida como açafrão-da-terra.

Cacau

Vários estudos comprovam que o chocolate promove o bem-estar, e isso por si só já faz bem para o cérebro. Além disso, a teobromina, cafeína, teofilina e alcaloides presentes no cacau estimulam todo o sistema nervoso.

Com essa variedade de alimentos que melhoram a memória, fica fácil criar um plano alimentar saboroso e saudável. 

Como os nutrientes agem para beneficiar a memória

Para entender a ação dos alimentos na saúde do cérebro, vamos, primeiramente, entender o funcionamento da memória. 

Tudo começa com os nossos sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar), então, as sensações são enviadas para o hipocampo. Em seguida, entra em ação o lobo frontal, estrutura neural responsável por solidificar e guardar as informações de forma “mais profunda”. 

O fato é que todo esse processo acontece por meio de uma comunicação complexa entre células e neurônios. E aqui que os alimentos citados anteriormente se destacam. 

O ômega-3 compõe boa parte das células e, assim, auxilia no processo de comunicação. Já os nutrientes e vitaminas antioxidantes ajudam a manter o sistema neural mais jovem e saudável. 

Conheça na íntegra as vitaminas para memória!

Outros cuidados necessários

Nunca é demais lembrar que o estilo de vida saudável, no geral, proporciona grandes benefícios para a nosso organismo. Por isso, procure praticar atividades físicas frequentemente, pois elas também ajudam. 

Existem estudos que explicam que, ao praticar exercícios para o corpo, há o aumento de fluxo sanguíneo e, consequentemente, mais ações dos neurotransmissores. 

Mais uma dica para melhorar a memória é procurar sempre aprender coisas novas, seja por meio de um curso, de livros ou mesmo com filmes e documentários. Além disso, evite os altos níveis de estresse, uma vez que podem atrapalhar as funções do organismo.  

Gostou de saber quais são os alimentos para melhorar a memória? Confira este blogpost. Além disso, aproveite para conhecer os superalimentos da Ocean Drop e Bloom Bits! Para outras dicas como essas, continue navegando aqui pelo blog

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível