Está procurando saber como diminuir a ansiedade? Então você pode fazer parte da estatística que torna o Brasil o país com o maior número de pessoas ansiosas no Mundo.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2019, cerca de 18,6 milhões de brasileiros apresentavam o transtorno, ou seja, 9,3% da população total.
A boa notícia é, que a fitoterapia, referente ao uso de plantas medicinais, pode ajudar na prevenção e no controle dos sintomas da ansiedade de uma maneira totalmente natural. Alguns chamam essa prática de fitoterapia alimentar, porém esse termo não é o mais correto, visto que fitoterápicos são diferentes de alimentos.
Ficou curioso(a)? Fique ligado(a) na leitura do conteúdo para saber mais! Aqui você conhecerá 6 ótimas opções e outras informações importantes sobre o assunto.
A ansiedade é natural do ser humano e é referente às reações diante de situações normais da vida que causam nervosismo, como entrevistas de emprego, falar em público ou a realização de uma prova. Ela é necessária, inclusive, para que o ser humano possa evoluir.
No entanto, pessoas que vivem essas circunstâncias com sentimentos ansiosos frequentes e exagerados, ou seja, desproporcionais em relação ao estímulo ou qualitativamente diferente do que se tem como normal, podem suspeitar que a ansiedade seja uma doença.
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) necessita de tratamento e não pode ser encarado com descaso, pois tem a capacidade de interferir na qualidade de vida de quem o possui, afetando o conforto emocional e o desempenho nas mais diversas atividades.
O diagnóstico da ansiedade é feito com o auxílio de um médico psiquiatra. Esse profissional capacitado irá realizar uma análise clínica detalhada e verificar todos sintomas apresentados pelo paciente, levando em conta o tempo de surgimento deles também.
Desde a antiguidade, os fitoterápicos são utilizados pela humanidade. Nossas bisavós, avós e mães, por exemplo, faziam o uso de plantas medicinais por causa de diversos problemas de saúde apenas por conhecimentos de senso-comum e experiências próprias de vida.
Hoje já se sabe através da ciência que a fitoterapia oferece benefícios comprovados para a saúde. Inclusive, pesquisas têm apontado que ela contribui para prevenir e melhorar quadros clínicos de ansiedade quando está presente em preparações do dia a dia.
Além da ansiedade, a fitoterapia, que consiste em utilizar plantas medicinais na prevenção, tratamento ou cura de doenças, também é utilizada na depressão, estresse, falta de ânimo, inflamações e até doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Provavelmente você já deve ter tomado chá de camomila (Matricaria chamomilla L.), pois essa é uma das mais antigas e conhecidas plantas medicinais. Além do sabor agradável, que costuma trazer conforto, a camomila é muito consumida, já que ajuda a controlar quadros leves de ansiedade.
A erva-cidreira, Lippia alba (Mill.), ocorre em todas as partes do Brasil e faz parte da lista de chás mais procurados para a ansiedade e como calmante suave. Além disso, é indicada para diminuir dores e também no alívio de gases.
Essa planta medicinal (Erythrina verna Vell.) é muito encontrada na região da Floresta Amazônica e utilizada como calmante natural para ansiedade. Para ajudar a dormir, também tem sido recomendada por médicos e nutricionistas. O mulungu costuma ser consumido através de chás e de cápsulas, e não deve ser ingerido por mais de 3 dias seguidos.
A valeriana, de nome científico Valeriana officinalis, se trata de uma planta de flores brancas e rosadas com aroma adocicado. É mais um dos remédios naturais e caseiros para auxiliar na ansiedade e, por causa de suas propriedades calmantes, ainda ajuda a induzir o sono.
O maracujá é uma conhecida fruta que faz parte das plantas do gênero Passiflora. Ele é reconhecido por suas propriedades calmantes que são consequência da presença de flavonoides e alcaloides na composição. Para consumi-lo, você pode ingerir a fruta, tomar o suco ou fazer chá das folhas.
Esse chá, feito com as folhas de Camellia sinensis (L.) Kuntze, mesma espécie do chá verde, apresenta L-teanina na composição. O aminoácido oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo efeitos relaxantes. Por isso, contribui para o tratamento da ansiedade e é bastante eficaz na indução do sono. Conheça mais sobre o Matchá aqui!
Agora você já sabe como diminuir a ansiedade com a fitoterapia. No entanto, caso haja suspeita da doença, é indicado procurar um médico para realizar o diagnóstico correto e proceder com o melhor tratamento.
Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a).
Para continuar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, saúde e bem estar, continue ligado no Blog da Ocean Drop! Até a próxima!
Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.
Ficou com dúvida?
Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível