Entenda o Processo de Renovação Celular e Saiba como Manter a sua Pele Saudável

Você sabia que a renovação celular diminui ao longo do tempo? Isso mesmo! Esse processo, conforme vamos envelhecendo, torna-se mais lento, provocando mudanças na aparência da pele.

Ao passar dos anos, a tendência é que a elasticidade da pele vá diminuindo e nosso amado cartão de visitas fique opaco, com textura irregular, entre outras características indesejáveis pela maioria das pessoas.

Em jovens, as células se renovam mais rápido, levando em torno de 28 dias para chegar à superfície. Já em indivíduos mais maduros, esse processo pode demorar cerca de 40 dias.

Os cuidados com a pele, portanto, devem começar desde cedo, visto que ao longo dos anos, outros fatores, como exposição excessiva ao Sol, poluição, má qualidade do sono e desnutrição podem piorar o quadro.

À medida que sabemos mais sobre como funciona o processo de renovação celular passamos a ver o quão importante é otimizá-lo, prevenindo danos futuros e mantendo a qualidade da pele.

Índice
  • Quais são as camadas da pele e suas funções?
  • Como funciona o processo de renovação celular?
  • O que fazer para otimizar a renovação celular?

Quais são as camadas da pele e suas funções?

A nossa pele é uma maravilha natural: é o maior órgão do corpo humano! Ela é dividida em duas camadas, cada uma com sua função e importância. São elas: epiderme e derme.

A mais superficial, que fica em contato com o meio externo, é chamada de epiderme. Sua principal função é atuar como barreira de proteção para o corpo – o que se dá devido a presença de queratina.

Além disso, essa camada absorve os raios ultravioletas (UV) do Sol com a ajuda dos melanócitos e também combate os microrganismos que penetram na pele humana pelas células de Langerhans.

A derme é a porção conjuntiva que fica abaixo da epiderme. Sua ação principal é a de proporcionar mais rigidez à estrutura, regular a temperatura e, ainda, fornecer nutrientes. 

Curiosidade

Após a derme há a hipoderme, mas. diferentemente do que muitas pessoas pensam, ela não faz parte da pele, é somente fixa às estruturas subjacentes.

A derme proporciona isolamento térmico, atua como uma espécie de amortecedor de choques mecânicos e serve para proteger todos os órgãos internos.

Como funciona os processo de renovação celular?

Agora que você já conhece as camadas e funções da pele, fica mais fácil entender o seu ciclo de vida. Como mencionado, em peles jovens, as células se renovam e levam cerca de 28 dias para chegar à superficie.

A camada mais superficial é uma camada de células mortas que não têm núcleo. A epiderme tem células que se diferenciam, de baixo para cima, até se transformarem em células anucleadas.

Com o passar dos anos, muita coisa muda na vida e no corpo. É claro que a pele não iria escapar, não é verdade? Em peles mais maduras, esse processo todo de renovação dura em torno de 40 dias, 12 dias a mais que em pele jovens. Vitaminas Boas para a Pele: conheça as melhores clicando aqui!

O que fazer para otimizar a renovação celular?

À medida que envelhecemos, a taxa de renovação celular diminui, provocando mudanças na pele. A boa notícia é, que é possível ajudar o corpo a evitar a flacidez da pele, por exemplo, otimizando o processo.

Tomar os devidos cuidados com a aparência são formas válidas de ganhar mais autoestima e autoconfiança – necessárias para atingir maior potencial e se destacar nos diversos campos da vida.

A duração da viagem de uma célula da pele depende também de outros fatores, como exposição aos raios UV e à poluição, sono e nutrição. Se inadequados, contribuem para uma menor taxa de renovação da pele.

Você deve ter atenção, portanto, em todos estes quesitos:

  • use sempre protetor solar;
  • evite a exposição à poluição;
  • tenha noites de sono tranquilas;
  • mantenha uma alimentação equilibrada e saudável.

Alimentação e suplementação para otimizar a renovação celular

1. Coenzima Q10

A coenzima Q10 é um nutriente que tem a principal função de produzir a energia que o corpo precisa para a renovação celular e manutenção das células. No entanto, sua ação vai diminuindo com o avanço da idade.

Também chamada de Ubiquinona, é produzida naturalmente pelo organismo, mas também pode ser obtida por meio da alimentação. Você pode incluí-la no cardápio consumindo carne vermelha, aves e peixes.

Há ainda no mercado, diversos suplementos com a substância coenzima Q10 na forma tópica e oral. Eles são uma alternativa para facilitar o uso ou o consumo e aproveitar todos os benefícios.

Um estudo publicado pela União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular, demonstrou grandes resultados com o uso tópico de coenzima Q10 para os cuidados de antienvelhecimento da pele.

Outro estudo que avaliou a ingestão oral de coenzima Q10, percebeu que ela limitou a deterioração da viscoelasticidade e reduziu sinais visíveis de envelhecimento. A suavidade da pele também foi melhorada.

2. Astaxantina

A astaxantina contribui para a saúde da pele reduzindo a perda de umidade, bem como proporcionando melhorias na aspereza e textura, como indicou um estudo de 2017 realizado no Japão.

Além disso, outros estudos relatam que ela auxilia a manter uma pele saudável por protegê-la da deterioração induzida pela radiação ultravioleta (UV) e pelos processos de envelhecimento.

3. Cola no Colágeno: O Pró-colágeno Vegano

Arginina, treonina, lisina, prolina, magnésio, ácido hialurônico, Nutricolin, vitamina C e E, betacaroteno, zinco, astaxantina, biotina e potássio são ingredientes do Pró-Colágeno Vegano da Ocean Drop.

O Nutricolin é fundamental para manter a elasticidade e firmeza da pele, pois estimula a produção das proteínas da beleza – não só o colágeno – mas a elastina e a queratina também.

Além disso, estudos mostram que os 4 aminoácidos essenciais, a vitamina C e o ácido hialurônico melhoram a hidratação e aspereza da pele e  ajudam na redução das rugas e linhas de expressão.

Finalizando

A nossa pele, além de todas as funções já citadas, serve como nosso cartão de visitas e ajuda a entendermos uns aos outros. Quer seja corar de vergonha, empalidecer em decorrência de doenças ou medo, é possível descobrir muitas coisas só de olhar para a pele de alguém.

Manter a saúde da pele é fundamental e, para isso, é preciso dar a devida atenção para a ingestão de alguns compostos, como é o caso da Coenzima Q10, Astaxantina e Pró-colágeno Vegano! Todos esses, obtivos através da alimentação ou suplementação, ajudarão no processo de renovação celular.

A Ocean Drop oferece superalimentos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com produtor reconhecido, sem modificação genética e sem a presença de agrotóxicos.

Para conhecer a nossa linha completa, entre em nosso site aqui!
Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop e fique por dentro de mais assuntos como este!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível