cálcio de algas : alga

Você sabe para que serve o cálcio e onde conseguir esse mineral tão importante para sua saúde? O cálcio de algas é proveniente de uma fonte 100% vegetal (algas), natural e orgânica, com absorção 30% maior que a de outras fontes do mineral.

Esse suplemento oferece diversos benefícios para o organismo, como: geração de energia, fortalecimento do sistema imunológico, melhora na qualidade do sono, digestão, manutenção do metabolismo, estabilidade no peso e diminuição do estresse.

Que o cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção de ossos e dentes todo mundo já sabe. Mas você conhece o cálcio de algas?

Existem três tipos de suplementos de cálcio: De origem mineral (Dolomita), de origem animal (conchas de ostras), e o de origem vegetal (alga marinha Lithotaminium).

Veja o vídeo abaixo e saiba mais!

Para que serve o cálcio? Benefícios para o organismo

O cálcio está presente nos ossos, dentes e sangue e encontra-se envolvido no metabolismo de praticamente todas as células. Veja abaixo os benefícios dele no organismo:

Contração muscular: ajuda no processo de contração e relaxamento e regula os batimentos cardíacos;

Transmissão nervosa: age na regulação e transmissão de impulsos nervosos.

cálcio de algas : dentes

Ossos e dentes: age para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes e é mais requisitado nas fases de crescimento e desenvolvimento, como na gestação e lactação, além dos primeiros anos de vida;

Coagulação sanguínea: o cálcio, aliado a outras proteínas, tem papel fundamental no processo de coagulação sanguínea, auxiliando na cicatrização.

Função enzimática: o cálcio tem o poder de ativar enzimas que são responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas;

Sintomas de falta de Cálcio

A falta de cálcio está diretamente ligada a fraqueza dos ossos que em longo prazo levam a osteoporose, pois ele tem papel fundamental na formação dos ossos e dentes.

Se perguntando para que serve o cálcio? A ausência deste nutriente pode provocar:

  • irritabilidade
  • piora nas cólicas menstruais
  • dor na coluna
  • unhas fracas e pálidas
  • artrite
  • depressão
  • nervosismo
  • ansiedade
  • Periodontite e cáries
 

Por isso é necessário inseri-lo em sua alimentação diária!

 

Alimentos fonte de cálcio

Agora que você entendeu para que serve o cálcio, veja abaixo uma lista dos principais alimentos nos quais ele está presente (incluindo algumas fontes veganas):

    1. leite;
    2. queijo;
    3. feijão branco;
    4. tofu;
    5. brócolis;
    6. couve;
    7. espinafre;
    8. iogurte.

 

1. Leite

O leite é a maior fonte de cálcio dos alimentos e, além disso, contém vitaminas do complexo B, vitamina A e outros minerais, como zinco, selênio, magnésio e fósforo. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora a saúde da pele e beneficia a visão.

 

2. Queijo

Por ser derivado do leite, traz os mesmos benefícios do cálcio para a saúde, só varia quanto à ingestão de calorias e gorduras. Todas as variações do alimento possuem quase a mesma quantidade de cálcio na composição.

 

3. Feijão branco

Além de conter cálcio, é rico em outros nutrientes importantes como proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e fibras. Ele auxilia no fortalecimento dos ossos e na formação de massa magra.

 

4. Tofu

Contém uma boa quantidade de cálcio e ainda é fonte de potássio, vitamina D e proteínas. Atua no controle dos níveis de colesterol, melhorando a saúde cardiovascular e também prevenindo contra a anemia.

5. Brócolis

Além do cálcio, oferece fibras e outros minerais como zinco, ferro e magnésio. Ele também é fonte de vitamina C e rico em antioxidantes, atuando no controle da pressão arterial e prevenindo contra o envelhecimento e doenças como o câncer.

 

6. Couve

Rica em vitaminas do complexo B, A, C e K, é também uma boa fonte de cálcio. Auxilia no equilíbrio nutricional do organismo e na prevenção contra doenças crônicas.
s.

cálcio de algas : brócolis

7. Espinafre

Fonte de cálcio e vitaminas A, K e C. Contém ainda boas quantidades de ferro, magnésio, potássio e sódio. Ajuda na digestão e na perda de peso, fortalece o sistema imunológico e auxilia na saúde do cérebro.


8. Iogurte

Contém cálcio e probióticos que ajudam no funcionamento do intestino e na digestão dos alimentos.

Absorção do Cálcio

Saber para que serve o cálcio e como consumi-lo para aproveitar os benefícios é essencial. Porém, é importante dar atenção para a absorção desse mineral pelo seu organismo!

Para que a absorção do cálcio seja eficaz é importante que não sejam ingeridos alimentos com cafeína, e também ferro — que está presente em carnes, por exemplo — ou que contenham fitatos e oxalatos, encontrados em vegetais como o espinafre e o feijão.

Ainda é essencial que o consumo do cálcio seja associado a vitamina D, pois ela estimula o intestino a absorver o mineral e aumenta sua fixação nos ossos.

Além disso, a atividade física também está relacionada à melhora da absorção do cálcio, pois além de aumentar a eficácia, estimula o acúmulo do nutriente na massa óssea.

 

Recomendação diária de consumo

A recomendação de cálcio por dia varia de acordo com a idade, como descrito a seguir:

  • 1 a 3 anos: 500 miligramas;
  • 4 a 8 anos: 800 miligramas;
  • 9 a 18 anos: 1.300 miligramas;
  • 19 e 50 anos: 1.000 miligramas;
  • a partir dos 50 anos: 1.200 miligramas;
  • gestantes de até 18 anos: 1.300 miligramas;
  • gestantes após os 18 anos: 1.000 miligramas;
 

A infância é a fase em que mais é necessário o consumo de cálcio, pois ele colabora para que a formação dos ossos seja mais forte e para que eles cresçam melhor, além disso, também auxilia na formação dos dentes.

Já, após os 50 anos, a necessidade aumenta ainda mais, pois é o momento de repor o cálcio no organismo para prevenir contra a osteoporose, causada mais comumente em mulheres após a menopausa.

Existe ainda uma fonte totalmente vegetal e que, como comentado acima, é absorvida 30% a mais pelo organismo quando comparada com outras. Estamos falando do cálcio de algas!

Para que serve o cálcio de algas?

    Apesar da grande diversidade de alimentos que fornecem cálcio, para consumir a dose diária ideal é necessário consumir grandes quantidades desses alimentos.
 

Algumas pessoas até entendem para que serve o cálcio e compreendem a importância de consumi-lo, mas acabam não conseguindo atingir a quantidade suficiente, ou possuem algum distúrbio de absorção ou eliminação de cálcio que causam a deficiência deste mineral no organismo.

Para esses casos, e também para atletas e pessoas orientadas por profissionais da saúde a consumir maiores quantidades de cálcio, existem alternativas naturais de suplementação. Entre elas estão:

 

cálcio de origem mineral (Dolomita)
cálcio de origem animal (conchas de ostras)
cálcio de origem vegetal (alga marinha Lithotaminium).

Apesar das 3 alternativas oferecerem boas concentrações deste mineral, o cálcio de algas é o que mais se destaca. Quer saber o porquê?

Segundo um estudo francês publicado na revista científica Agro-Food-Industry Hi-Tech, o cálcio proveniente de algas marinhas é 87% absorvido pelo corpo, contra 67% do cálcio da dolomita e 61% do cálcio de ostra.

Por ser um repositor natural e de origem orgânica acredita-se também que o cálcio de algas oferece maior segurança à saúde, pois reduz os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos ao não produzir resíduos ou depósitos nas artérias.

Sua composição ainda conta com outros 40 minerais, como magnésio, manganês, cromo, zinco, ferro e cobre, que são utilizados pelo organismo e auxiliam na biodisponibilidade do cálcio, além de serem importantes na manutenção do metabolismo, formação de sangue e geração de energia. Também atuam diretamente na qualidade do sono, melhorando ainda digestão e reduzindo o estresse.

Entendeu para que serve o cálcio e ficou interessado nessa forma de suplementação? Encontre cálcio de algas aqui e desfrute seus benefícios.

Para mais artigos e dicas, acompanhe o blog da Ocean Drop!