Alimentos Antioxidantes e Seus Benefícios — Conheça Fontes Ricas Nessas Substâncias!

Sua alimentação deveria estar em primeiro lugar sempre, pelo menos em teoria. No entanto, se 24 horas do dia parecem pouco e ela está sofrendo com a sua rotina atribulada, você precisa conhecer mais sobre o poder dos alimentos antioxidantes e seus benefícios.

Quem tem o dia a dia muito acelerado sabe bem que é comum o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, com baixo valor nutricional, mas que não ocupam tempo de preparo. Essas escolhas não nutrem o corpo de fato e, ainda, oferecem toxinas ao organismo.

É justamente para combater essas substâncias prejudiciais que você precisa se preocupar em consumir alimentos antioxidantes. Eles trazem benefícios para a pele, cabelos e unhas e também são importantes na prevenção de diversas doenças.

Neste artigo você irá conhecer alguns exemplos de alimentos antioxidantes e seus benefícios. Assim, poderá escolher de acordo com a sua preferência quais irá incluir em sua dieta! Mesmo que seu dia seja corrido, verá que existem opções muito práticas capazes de serem carregadas com você.

O que são alimentos antioxidantes?

Aqueles capazes de atuar contra a ação dos radicais livres e combater o estresse oxidativo são considerados alimentos antioxidantes. Eles tem o papel de proteger as células saudáveis do corpo.

De fato, os radicais livres são importantes para algumas funções do organismo, mas, em excesso, acabam desequilibrando esse funcionamento e ocasionando prejuízos.

Proteínas e lipídios essenciais são exemplos de nutrientes afetados pela produção excessiva dessas moléculas, que, por consequência, prejudicam também a manutenção da saúde imunológica.

A intensificação desse processo está associada ao aparecimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, Alzheimer, Parkinson e até alguns tipos de câncer.

Alimentos antioxidantes e seus benefícios

Ao combater os radicais livres, os antioxidantes:

  • ajudam a manter a saúde da pele;
  • contribuem para retardar o envelhecimento;
  • auxiliam na eliminação de toxinas indesejadas adquiridas em uma alimentação pouco saudável;
  • preservam o bom equilíbrio do organismo.

Os antioxidantes são encontrados nos alimentos in natura e é importante ter em mente uma lista de exemplos ricos nessas substâncias para montar o seu cardápio!

Porém, existem ainda mais algumas opções, que são os superalimentos. Esses também estão disponibilizados em um formato mais prático, para facilitar o consumo.

Spirulina e Chlorella — o que são e quais seus antioxidantes?

superalimentos: spirulina e chlorella
Chlorella e Spirulina em pó

Spirulina

Conhecida como o “Alimento do Milênio” — título concebido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) —  a Spirulina possui um perfil de nutrientes superior a maioria dos alimentos presentes no planeta e, por isso, é considerada um superalimento.

Cerca de 7% do seu conteúdo é composto por ácidos graxos essenciais. Além disso, segundo um estudo, essa cianobactéria contém teor alto de vitamina B12, além de  betacarotenoferrocálcio e fósforo

A Spirulina se destaca quando o assunto é nutrição rápida e eficiente, pois sua ingestão ajuda a suprir as necessidades do organismo humano. Quando falamos de alimentos antioxidantes e seus benefícios, ela também está em evidência! 

Um estudo controlado por placebo para estabelecer os efeitos da Spirulina em idosos coreanos, constatou que ela é adequada como alimento funcional e auxilia na capacidade antioxidante de indivíduos saudáveis.

Chlorella

Por sua vez, a microalga Chlorella tem componentes nutricionais tão especiais que foi utilizada por astronautas da NASA para alimentá-los durante as viagens espaciais. Sua camada exterior fibrosa é responsável pelo fator desintoxicante.

A Chlorella também se enquadra entre as opções de alimentos antioxidantes, e seus benefícios vêm de uma grande variedade de componentes, dentre os quais podemos citar:

  • os carotenoides: beta-caroteno e luteína, presentes no superalimento, ajudam a preservar o colágeno, trazendo benefícios, como mais elasticidade, tonicidade e brilho da pele, cabelos e unhas. Além disso, também atuam na proteção do sistema cardiovascular;
  • as vitaminas C e E: além das suas funções antioxidantes, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos e colágeno. Inclusive, têm um papel importante no sistema imunitário e na saúde das membranas biológicas;
  • clorofila: além de desintoxicar o corpo, traz vários benefícios, como auxílio no fortalecimento do sistema imunológico pelo aumento do número de anticorpos e regulação dos níveis de colesterol e açúcar do sangue;

Gostou do conteúdo?

A Spirulina e a Chlorella são alimentos 100% naturais e sustentáveis, e podem ser ingeridas através de cápsulas ou misturadas em sucos e smoothies. Entenda aqui a diferença entre elas!

A praticidade desses superalimentos é ideal para quem procura uma alimentação saudável mesmo sem tempo livre no dia a dia.

Aproveite para conhecer também o antioxidante mais poderoso da natureza!

Para mais artigos, siga acompanhando o blog da Ocean Drop.

Conteúdo escrito por Lucas Marder. Oceanógrafo com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais envolvendo trabalhos inovadores com microalgas.